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    Como funciona funil de Vendas para o setor de Educação

     

    Você tem um negócio voltado para educação? Está indeciso em acreditar que o Marketing Digital e o Inbound Marketing podem ajudar sua empresa a melhorar os resultados em vendas? Se a sua resposta foi “sim” para as duas perguntas, você não precisa ter mais dúvidas.

    Uma boa estratégia de Marketing Digital que inclua Inbound Marketing pode ser exatamente o que você precisa para conquistar mais clientes e alunos para sua escola, seus cursos ou treinamentos.

    Se você tem dúvidas sobre como funciona a metodologia Inbound e o Funil de vendas para o setor de educação, continue acompanhando esse post!

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    Funil de Vendas para Educação

    O funil de vendas tradicional conta com quatro fases principais: atrair, converter, fechar e fidelizar. Dentro de cada uma dessas fases, explicaremos como funciona este mesmo processo no setor de educação. Confira!

    1. Atrair

    É a primeira fase, em que o Marketing utiliza diversas ferramentas, como campanhas, anúncios, e-books, artigos, webinars, vídeos e outras iscas. Essas ferramentas possuem o intuito de atrair os visitantes para o site e para as landing pages da empresa, para, então, transformá-los em leads (pessoas que fornecem dados de contato em troca de uma isca digital).

    Para desenvolver essas ferramentas, é importante pensar o que o seu aluno em potencial está procurando na internet – mesmo que seja algo que não esteja diretamente ligado ao curso que você deseja oferecer.

    No setor de educação, nesta fase podem ser incluídos cursos online ou presenciais gratuitos com certificado, que tem uma duração bem resumida e servem como um atrativo e como uma experimentação para o aluno em potencial.
     

    2. Converter

    Através das iscas e do cadastro em cursos gratuitos, o aluno em potencial fornece suas informações. A partir desse momento, a instituição pode nutri-lo com mais conteúdo até que ele esteja pronto para, enfim, se matricular em um ou mais cursos.

    Para isso, a empresa se relaciona com o lead através de diversos canais, como redes sociais e e-mails, fornecendo mais conteúdo e mais ferramentas. 

    Nesse momento, vale a pena pensar em conteúdo voltado para tirar dúvidas e para levá-lo a um nível maior de conhecimento das soluções que você oferece, mostrando, por exemplo, como determinado curso pode ser relevante para melhores resultados no mercado de trabalho.

     

    3. Fechar

    Quando o aluno em potencial decide enfim se matricular no curso, ele se torna um cliente da instituição. Há ainda nessa fase de fechamento um alto risco de desistência, por isso é necessário acompanhar o aluno em todo o processo de fechamento, incentivando-o e oferecendo oportunidades exclusivas, caso ele demonstre a possibilidade de voltar atrás.

    É importante também que o processo de fechamento seja prático, simples e com pouca ou nenhuma burocracia. Quanto mais impedimentos forem retirados do caminho do fechamento de um serviço, maiores serão as chances do aluno não desistir no meio do processo.

     

    4. Encantar

    O trabalho da instituição envolvendo o relacionamento com o aluno não termina quando ele se matricula, pelo contrário: a partir desse momento, começa um árduo trabalho de encantá-lo.

    Oferecer ensino de qualidade, aplicar metodologias que visam facilitar o aprendizado, além de contar com professores qualificados e bem treinados são questões importantes para manter o aluno em todo o ciclo do curso.

    No setor de educação, há um risco iminente que deve ser minimizado:  o de desistência. Para isso, é necessário acompanhar sua assiduidade e, caso haja qualquer problema, se adiantar a ele, consultando o aluno e buscando soluções que o permitam dar continuidade ao curso.

    Também é importante trazer a memória do aluno a relevância do curso para sua vida profissional e para um futuro de sucesso, para que ele priorize sua permanência na instituição mesmo em tempos de crise.

    Inbound Marketing funciona no setor de educação?

    Funciona e muito! Há diversas instituições que descobriram no Inbound Marketing uma estratégia incrível e de longo prazo tanto para conquistar quanto para reter alunos. Se você tem um negócio voltado para educação e ainda não implementou uma estratégia de Inbound Marketing, comece o mais rápido possível e se destaque em relação a seus concorrentes.

    Você tem um negócio de educação e deseja impulsionar suas vendas? Conte com o Inbound Marketing e com as soluções da Onflag para alavancar suas matrículas!