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4 dicas infalíveis para o seu site ser o rei das conversões

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Trazer tráfego para um site é um processo intenso e, às vezes, longo. Mas sempre depois de um grande esforço investido em conteúdo de qualidade, divulgação nas redes sociais e interação com outros sites e blogs, enfim, o tráfego aumenta.

O que muitas vezes acontece é que, embora o tráfego do site esteja maior, as conversões não crescem na mesma proporção. Onde está o problema?

Se você está passando por isso ou quer mesmo passar batido por este tipo de problema, acompanhe o nosso post e descubra as quatro dicas infalíveis para o seu site ser o rei das conversões e gerar, enfim, um tráfego altamente lucrativo!

4-dicas-infaliveis-para-o-seu-site-ser-o-rei-das-conversoes-11. Esteja sempre disponível ao seu cliente

A decisão de compra humana se baseia na razão e na emoção. Quase sempre, quando um cliente está procurando um serviço – especialmente na internet – ele está movido por sua emoção.

Provavelmente, alguma coisa aconteceu que despertou nele a vontade de comprar e ele tem pressa em obter uma resposta. Se você não estiver disponível neste momento, você vai permitir que a razão dele ganhe espaço. Assim, seu cliente poderá se tornar crítico, lento, seletivo e pode até desistir.

E mais: segundo um estudo divulgado por Gerald Zaltman, professor de Harvard, 95% das decisões de compra são feitas de forma inconsciente – ou seja, impulsivamente. Você precisa ser rápido no gatilho e se mostrar atento e aberto antes que o cliente se disperse, desista ou procure a concorrência.

Por esse e outros fatores, um contato veloz pode ser decisivo para gerar uma conversão. Para isso, é importante que a equipe comercial esteja sempre atenta aos e-mails e que a linha telefônica para o atendimento esteja liberada e funcionando.

Preze por um serviço de qualidade na sua comunicação, pois uma única hora sem internet ou telefone pode gerar perdas de grandes clientes. Também é de suma importância que o seu site ofereça um chat online, através do qual o seu cliente pode ser rapidamente atendido.

Quando o seu cliente preencher um formulário de orçamento ou se tornar um “lead quente” – um cliente com alto potencial de conversão, retorne o contato com rapidez e prontidão. Isso certamente poderá gerar mais fechamentos e menos perdas decorrentes do tempo perdido.

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2. Invista em vídeos

Mostrar ao seu possível cliente seu produto ou serviço através de um texto pode espantá-lo. Lembrando o que dissemos no ponto anterior, seu cliente tem pressa e cada minuto perdido pode esfriar o desejo de compra. Uma boa dica é aderir à máxima “quer que eu desenhe?”, explicando o que você deseja vender através de uma ferramenta visual e dinâmica, como o vídeo.

Com o vídeo, você leva uma experimentação do seu produto ao cliente, envolvendo-o ainda mais e ampliando o poder das emoções e do inconsciente na hora da compra. Vídeos didáticos, com visual e música de fundo atraente e coerente com o produto ou serviço, podem atrair o olhar do consumidor e levá-lo à conversão.

Outro bom conselho é usar uma narrativa no vídeo baseada em Storytelling (ou “contação” de história, em inglês). Crie um personagem que seu cliente possa se identificar. Revele as dores do personagem – que serão as mesmas do seu cliente – e apresente, ao fim, a solução perfeita: seu serviço ou produto. O storytelling gera empatia por parte do cliente e desperta ainda mais suas emoções, impulsionando-o à compra.

4-dicas-infaliveis-para-o-seu-site-ser-o-rei-das-conversoes-33. Construa confiança

Uma das técnicas mais poderosas de persuasão se chama Prova Social. Segundo essa técnica, ao fornecer provas sociais, você aumenta de forma significativa suas chances de conversão.

Provas sociais são evidências que comprovam a aprovação do seu produto ou serviço por pessoas de perfil igual ou semelhante ao de seu cliente potencial. Podem ser depoimentos, fotos ou vídeos de seus clientes atuais, mostrando o quanto estão satisfeitos.

Além disso, garantir a recomendação de sites, veículos de mídia e figuras de prestígio relacionadas ao seu produto ou serviço pode colaborar bastante. Nesse sentido, o trabalho de uma boa assessoria de imprensa pode ajudar.

Claro que isso depende diretamente da uma boa prestação de seu serviço e da qualidade do seu produto. Esteja atento a esse ponto, pois um depoimento que não esteja coerente com a realidade pode ser devastadoramente negativo para a reputação de uma empresa.

4-dicas-infaliveis-para-o-seu-site-ser-o-rei-das-conversoes-44. Aposte em Call-to-Actions interessantes

Call-to-action (CTA) é o nome que se dá ao botão que faz a “chamada à ação”, ou seja, que direciona o cliente a ter uma determinada atitude. Para converter mais, tente fugir dos clichês, como o velho “clique aqui”. Pense em chamadas atrativas e contextualizadas, e, de preferência, forneça alguma vantagem extra ao clicar, do tipo: clique e ganhe 15% de desconto agora.

Evite textos muito extensos – não ultrapasse oito palavras e evite palavras pouco usuais, como obter ou verificar. Algumas boas sugestões de expressões para usar são:

  • Expressões de ênfase: mesmo, de verdade
  • Expressões de sugestão: clique, descubra, confira, experimente, que tal, aproveite
  • Expressões de urgência: agora, em segundos, num clique, hoje
  • Expressões de exclusividade: apenas, somente, exclusivo
  • Expressões de vantagem: ganhe, conquiste, alcance
  • Expressões de foco: aqui, neste

Alguns exemplos: Confira agora mesmo (…), Descubra num clique como (…), Experimente hoje (…)…

Além do texto, preste atenção às cores, fonte utilizada e posicionamento do CTA na página, pensando sempre no comportamento e na experiência do usuário. Uma boa estratégia é criar mais de uma Landing Page mudando a posição, fonte ou cor do CTA para ver qual converte mais. A esse tipo de estratégia chamamos Teste A/B.

Para entender melhor sobre testes A/B, CTAs e outras estratégias incríveis de conversão, recomendamos que você confira nosso Guia de Inbound Marketing para Empresas.

Gostou das nossas dicas? Quer compartilhar alguma estratégia que funcionou? Deixe seu comentário abaixo!

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