image CEO da Onflag ministra curso de Inbound Marketing na Escola Immaginare image Quando é o momento de contratar uma agência de Inbound Marketing?

    Como criar call to action eficiente

    Você já ouviu falar em call to action? Saiba que esse é um elemento fundamental para o sucesso de ações de marketing digital e, principalmente, de Inbound Marketing.

    http://pages.onflag.com.br/ebook-inbound-marketing-para-empresas

    O que é call to action

    Com o próprio nome já diz, o call to action (ou CTA) é uma chamada para a ação desejada.

    Imagine que a sua empresa acabou de publicar um novo post no blog e o objetivo é que os leitores deixem nos comentários as suas opiniões para movimentar um debate sobre o tema.

    Se você não pedir para que as pessoas que leram o post troquem experiências e impressões nos comentários, elas dificilmente farão isso. E é exatamente nesse momento que o call to action aparece com uma importância fundamental!

    Como criar call to action eficiente

    E isso realmente faz diferença?

    A princípio, o call to action pode parecer um detalhe sem muita importância, no entanto, ele é essencial no “convencimento” do seu público e, sem ele, dificilmente a sua empresa conseguirá atingir objetivos como vender, captar novos leads ou incentivar o download de materiais.

    A melhor parte de usar esse elemento tão importante no universo digital é que ele pode ser adaptado de acordo com as necessidades, objetivos e planejamento das ações. Dessa forma, se a sua empresa precisa de mais assinantes para uma newsletter, o call to action deve trabalhar justamente esse objetivo.

    Como criar call to action eficiente

    Como criar um call to action eficiente

    Agora que você já está convencido da importância de incorporar CTAs nas suas ações de marketing digital, chegou o momento de conhecer algumas dicas e técnicas que vão fazer toda a diferença para que eles chamem mais atenção e cumpram com os seus objetivos:

    1 – Seja específico

    CTAs muito genéricos como “clique aqui” ou “saiba mais” costumam passar despercebido pelos usuários, justamente por serem bastante comuns.

    O ideal é que você pense de maneira integrada quando estiver criando o call to action para que ele faça sentido para o público-alvo e esteja contextualizado com o local em que está inserido.

    Vamos a um exemplo prático: a sua empresa lançou um guia de estilo com dicas de looks para diferentes ocasiões, como trabalho, jantar com a família, entre outros.

    Para divulgar esse eBook, vocês criaram uma landing page onde o interessado deve informar o seu nome e e-mail para ter acesso ao material. Um bom CTA que pode ser usado nesse caso é “cadastre-se e receba dicas quentes de estilo” ao invés de apenas “faça o download do guia”.

    2 – Preste atenção nas cores e posicionamentos

    Os CTAs precisam estar visíveis e serem atrativos. Por isso, o local em que eles estarão na página ou na peça e as suas cores fazem toda a diferença para aumentar a efetividade.

    O vermelho, por exemplo, pode transmitir uma sensação de urgência que pode ou não ser adequada para a sua ação. Já o amarelo é a primeira cor que o ser humano consegue ver, por isso, costuma ser bastante utilizado em CTAs.

    É importante que o CTA também esteja em um local de fácil visualização, afinal, a pessoa precisa encontrá-lo para tomar a ação. Priorize sempre as áreas mais centrais na página para que o usuário não precise usar a barra de rolagem para encontrá-lo.

    3 – Teste, teste e teste de novo

    Apesar de existirem algumas boas práticas para criar um call to action eficiente, os resultados vão variar de acordo com o seu público-alvo e o objetivo da ação. Por isso, realizar testes constantemente vai fazer toda a diferença para entender o que realmente aumenta ou não o poder de conversão das suas campanhas.

    Para isso, é importante aplicar a estratégia de testes AB, ou seja, crie duas opções de CTAs com pequenas alterações, como a cor ou o texto, para comparar qual deles obteve o melhor desempenho e, assim, otimizar as estratégias.

    Agora chegou a nossa vez de apresentar o call to action! Baixe o eBook sobre Inbound Marketing e descubra as melhores estratégias e dicas para atrair leads altamente qualificados para a sua empresa!