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Inbound Commerce: o que é e por que você deve utilizá-lo?

A metodologia do Inbound Marketing vai muito além de apenas ajudar a sua empresa a conhecer melhor os clientes e produzir conteúdo relevante para conquistar autoridade na internet.

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As suas estratégias e aprendizados também são extremamente valiosos para lojas virtuais e tem o poder de incrementar o faturamento e fidelizar clientes.

Inbound Commerce: o que é e por que você deve utilizá-lo?Quer saber um pouco mais sobre como essa união de sucesso pode trazer inúmeras vantagens para o seu negócio? Então, conheça o Inbound Commerce!

Entenda o processo de Inbound Commerce

O Inbound Commerce é muito parecido com a metodologia tradicional e já conhecida de Inbound. Ele também tem como objetivo atrair leads altamente qualificados para a sua loja virtual e fazer com que eles passem por todas as fases da jornada de compra, ou seja, pelo aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão.

A principal diferença é que, muito mais do que gerar leads qualificados, o Inbound Commerce precisa criar gatilhos para que essas pessoas tomem a ação desejada e realizem uma compra na sua loja.

Inbound Commerce: o que é e por que você deve utilizá-lo?

O Inbound Commerce como impulsionador de vendas na sua loja

Como fazer, então, para que a metodologia do Inbound seja corretamente aplicada à um e-commerce e ajude os leads a seguirem pela jornada de compra tornando, assim, os níveis de conversões mais altos?

Anote essas dicas que daremos a seguir:

1 – Colete os dados de pessoas que ainda não são clientes

Conseguir uma base de dados de clientes potenciais é o equivalente ao encontrar o pote de ouro no final do arco-íris quando falamos de e-commerce.

É muito comum os consumidores navegarem por lojas e saírem delas sem deixar nenhum tipo de contato. Apesar de serem pessoas que podem ser trabalhadas por meio de campanhas de remarketing, conseguir os e-mails desses potenciais clientes pode fazer toda a diferença para vender mais.

Nesse sentido, vale a pena apostar na criação de landing pages para divulgar pré-lançamentos e promoções e pedir para que a pessoa se cadastre para receber o cupom de desconto ou ser avisada quando o produto estiver disponível na loja.

Essa é uma excelente estratégia para conseguir os contatos desses leads e, assim, continuar a nutrição deles por meio de campanhas e de e-mails marketing.

2 – Use os descontos como gatilhos

Quem não gosta de uma boa oferta? Os descontos são excelentes atrativos e formas de convencimento de compra, principalmente para pessoas que ainda não conhecem a sua loja virtual ou que estão prestes a abandonar o carrinho de compra.

Novamente, vale a pena pedir para a pessoa deixar o seu e-mail antes de ter acesso ao cupom, assim, você ainda consegue trabalhar uma comunicação com ela mesmo se ela não seguir com a compra.

Vale dizer que, quando falamos de Inbound Commerce, quanto mais rápido e fácil for o formulário para captar leads, melhor. Por isso, vale a pena trabalhar com poucos passos e com um formulário bem objetivo para não perder esse potencial cliente.

3 – Encare o abandono de carrinho como uma oportunidade

O alto índice de abandono de carrinho é muito temido entre as lojas virtuais, no entanto, o ideal é que você comece a encarar essa situação como uma oportunidade para desenvolver estratégias mais eficazes de Inbound Commerce.

Assim como no Inbound tradicional os leads que chegam ao final da jornada de compra e não convertem não devem ser desconsiderados, no universo das lojas virtuais esse é um potencial cliente que precisa de um pouco mais de nutrição.

Toda vez que essa situação acontecer, tente entender o motivo pelo qual os clientes estão abandonando o carrinho. Isso pode ser tanto devido a questões de posicionamento de negócio, como preço elevado e condições ruins de pagamento, quanto a alguma insegurança da pessoa em relação à credibilidade da sua loja.

Uma excelente dica é trabalhar campanhas de remarketing direcionadas à essas pessoas, além de disparos de e-mails que as incentive a concluírem as compras. Aqui, ainda pode valer a pena oferecer mais um cupom de desconto para tornar a oferta irrecusável e fazer com que o cliente feche negócio.

Lembre-se de que é fundamental realizar análises e testes a todo momento no Inbound Commerce, assim como nas outras estratégias digitais da sua empresa. E, se você quiser saber um pouco mais sobre como usar a metodologia do Inbound em seu e-commerce, não deixe de ler o nosso eBook!