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Marketing de Produto: conectando produtos e pessoas

Que as estratégias digitais se complementam, disso ninguém duvida mais. Principalmente, com as possibilidades de adicionar novas tendências para atrair e interagir mais com o seu público-alvo. E uma dessas tendências é o marketing de produto, uma técnica que tem se popularizado como a forma de conectar pessoas e produtos através do marketing.

Para saber um pouquinho mais a respeito dessa vertente do marketing, reunimos aqui tudo o que você precisa sobre o marketing de produto e, assim, decidir-se se é uma boa técnica a ser aplicada no seu negócio. Confira!

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O que é o marketing de produto

O conceito básico do marketing de produto se refere à conectividade entre produtos e pessoas. Ou seja: identificar o público ideal para determinado item e, assim, desenvolver as melhores estratégias para aproximá-los do produto em questão.

E, tal qual acontece em outros tipos de marketing – como o marketing de conteúdo –, a melhor maneira de fazer isso é conhecendo o perfil desse público ideal. E, a partir dessa informação é possível:

  • Definir o posicionamento do produto;
  • Criar a identidade visual e mensagem desse produto;
  • Apresentar o diferencial do item em questão;
  • Promover um alinhamento assertivo entre marketing e vendas.

Isso significa que essa forma de conectar pessoas e produtos através do marketing pode ser usada tanto para explorar os diferenciais de um produto em seu lançamento quanto para reintroduzi-lo em outros nichos de mercado.

Até por isso, é importante saber o ciclo de vida do marketing de produto para aplicá-lo estrategicamente. Vamos ver quais são as suas etapas?

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Como é o ciclo de vida do marketing de produto

Enquanto um produto é composto por quatro etapas – introdução, crescimento, maturidade e saturação/declínio –, o marketing de produto desenvolve o conceito antes mesmo da primeira etapa, e da qual se desmembra em 7 estágios. São eles:

1. Desenvolvimento do perfil dos consumidores: é a compreensão do público-alvo;

2. Posicionamento e mensagem: documento criado a partir de respostas objetivas sobre o que faz o produto, para quem ele faz e quais são seus diferenciais;

3. Educação da empresa sobre o posicionamento e mensagem: é o alinhamento das respostas anteriores para a própria empresa;

4. Criação de um plano de lançamento: planejamento aplicado para definir as estratégias relacionadas ao lançamento do produto;

5. Criação de conteúdo para o lançamento: o uso do marketing de conteúdo para explorar as qualidades do marketing de produto;

6. Preparação da equipe: alinhamento final entre todas as equipes envolvidas;

7. Lançamento: é o momento de checar o que deu certo, merece replanejamento ou pode ser descartado.

Por que apostar no marketing de produto

Em primeiro lugar, porque se trata de um conceito diferenciado, já que ele ajuda a criar e promover uma demanda específica.

Assim, ele serve como a introdução estratégica para que as ações de marketing posteriores, como o marketing de conteúdo ou mesmo o de relacionamento, sejam trabalhados com mais assertividade.

Trata-se, portanto, de identificar um público e fazê-lo perceber o quanto necessita de determinado produto. E isso é uma grande sacada que tem tudo para facilitar a interação com o consumidor em seguida, após o lançamento do produto.

Assim, quando bem implementada, a estratégia de marketing de produto faz toda a diferença para apontar a sua empresa como a precursora de um produto inovador.

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E não se esqueça de compartilhar suas opiniões, no campo de comentários deste post, a respeito dos resultados de suas ações com o marketing de produto!

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