image Agile Marketing: experimentos, resultados e análise de dados image O que é a Inteligência Artificial no Marketing?

3 tecnologias para revolucionar o seu e-commerce

3-tecnologias-para-revolucionar-o-seu-e-commerce

Se você tem um e-commerce há algum tempo, já deve ter notado que, de um dia para o outro, tudo pode mudar quando se trata de internet e marketing digital. Estar alinhado com essas mudanças e sempre antenado com o que anda acontecendo no mercado é primordial para manter seu e-commerce competitivo.

A cada hora, surge uma tecnologia capaz de fazer algo novo e diferenciar sua empresa das demais. Se você quer saber quais são as tecnologias que estão surgindo e que devem revolucionar o mercado de e-commerce a partir deste ano, confira este post!

3-tecnologias-para-revolucionar-o-seu-e-commerce-1

Facebook Messenger Chatbots

Você sabe o que são Chatbots? Um Chatbot (ou chatterbot) é uma programação que simula uma comunicação humana ao conversar com pessoas. O nome, inclusive, vem de “chat” (conversa) e “bot”, que vem de “robot” (robô). Eles são criados para permitir que as pessoas que buscam um determinado tipo de informação tenham um contato mais personalizado e pessoal, mesmo ao falar com uma máquina. Um exemplo de Chatbot é a Siri, presente em produtos Apple, e a Cortana, da Microsoft.

Em 2016, durante o evento F8, voltado para desenvolvedores do Facebook, a rede social anunciou a Messenger Platform Beta. Trata-se de uma plataforma que conta com recursos para a criação de chatbots, capazes de funcionar dentro do Facebook Messenger.

Um exemplo de chatbot do Facebook Messenger que já está em funcionamento é o Hi Poncho, que é um gatinho que informa sobre previsão do tempo, horóscopo do dia e outras amenidades.

O chatbot no Facebook Messenger permite que um programa automatizado seja capaz de identificar, através de uma conversa no Facebook, qual é o modelo, a cor e o estilo de roupa que uma pessoa busca numa loja virtual, por exemplo. Tudo isso sem nenhuma necessidade de um ser humano! As empresas que implementarem primeiro a ferramenta certamente ganharão destaque no mercado.

3-tecnologias-para-revolucionar-o-seu-e-commerce-2

Aplicativos progressivos para a Web

Você já ouviu falar sobre os Progressive Web Apps, ou Aplicativos Progressivos para a Web? Para muitos programadores, essa é a tendência inevitável dos aplicativos. Os aplicativos progressivos para a web devem substituir cada vez mais os modelos de aplicativos tradicionais, que só funcionam a partir do momento que são instalados em seu smartphone.

Hoje em dia, existe um aplicativo para todo o tipo de atividade. Contamos com aplicativos que nos ajudam com tarefas que vão desde contar calorias a planejar as finanças pessoais. Mas a verdade é que, enquanto a quantidade de aplicativos só cresce, o espaço disponível na memória dos smartphones para instalá-los não cresce na mesma proporção.

Ao mesmo tempo, os sites ainda estão se adaptando ao mundo mobile. Há ainda sites lentos, complicados de carregar e mal planejados para a tela dos diferentes tipos de dispositivos que usamos todos os dias. E se um site pudesse, aos poucos, ir se “instalando” no seu dispositivo conforme você o acessa? Essa é justamente a ideia dos aplicativos progressivos para a web.

O Aplicativo Progressivo para a web é acessado à primeira vista como um site comum e vai cada vez mais se tornando um aplicativo. À medida que você vai realizando novas interações e permitindo cada nova função, o aplicativo progressivo instala mais funções exclusivas. No fim das contas, você poderá adicionar o aplicativo web à página inicial do seu navegador.

Ao chegar neste momento, o aplicativo progressivo poderá contar com diversas funções que hoje estão associadas apenas a aplicativos nativos, como realizar notificações, usar recursos de geolocalização e permitir o uso desconectado da internet.

Seu e-commerce poderá, portanto, ao invés de fornecer mais um aplicativo para ocupar memória, ir conquistando o usuário e galgando níveis diferentes. Sua loja pode, aos poucos, se tornar um aplicativo, de acordo com o envolvimento do usuário, sem que nem ele sequer note o avanço desse processo.

3-tecnologias-para-revolucionar-o-seu-e-commerce-3

User experience baseado em deep learning

Se você ainda não sabe o que é Deep Learning (ou Aprendizagem Profunda), trata-se de um modelo de Machine Learning (ou Aprendizagem da Máquina) que estabelece algoritmos e previsões com base na análise de redes neurais.

Pareceu muito louco? Vamos simplificar então: é o uso de Inteligência Artificial com foco em aprimorar o contato com o ser humano. Isso inclui melhorar o reconhecimento de fala, ou a usabilidade de um site de acordo com as posições, cores e elementos que geram interações mais valiosas.

O Deep Learning cria uma espécie de “capacidade de aprendizado” na máquina e nos softwares, que os permite decifrar as interações humanas. Isso é feito através do armazenamento de diversos dados que se relacionam entre si e se conectam com um resultado esperado.

Com o uso de Deep Learning, é possível que cada usuário veja a página inicial de uma loja de uma determinada forma, com elementos, produtos, anúncios e outros, mostrados de acordo com o seu perfil. Isso permitirá mostrar um site muito mais adequado ao usuário, e mais assertivo para vendas.

Gostou das tendências tecnológicas? Pensando em como aplicá-las no seu atual ou futuro e-commerce? Comente aqui o que você pensa sobre essas tecnologias!

E se você quer bombar ainda mais o marketing do seu e-commerce, baixe agora mesmo nosso e-book “Inbound Marketing para Empresas”, que é um guia completo sobre o Inbound Marketing, disponibilizado gratuitamente aqui no site!

eBook-Inbound-Marketing-para-E-Commerce

Você também vai se interessar por: