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5 métricas para E-Commerce indispensáveis no seu planejamento

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O e-commerce oferece estatísticas valiosas que estão diretamente ligadas à receita de sua empresa.

Esses dados são chamados de métricas. Mas, afinal, o que isso significa? As métricas para e-commerce são índices que transparecem o estado de saúde de sua loja virtual.

Caso ela esteja em um momento crítico, é importante saber que os antídotos são ações corretivas que devem ser realizadas por sua empresa por meio de análises e alterações.

Antes de realizar mudanças, é preciso primeiro compreender as causas dos problemas. São inúmeras as métricas que podem ser avaliadas.

Sendo assim, separamos cinco consideradas as mais importantes e esperamos conseguir te ajudar. Fique de olho!

1. Abandono do carrinho de compras

É uma métrica essencial para entender o porquê você deixou de realizar uma venda.

O índice de abandono do carrinho de compras mostra que seu consumidor teve interesse pelo seu produto, contudo, algo o levou a desistir da compra durante o processo de checkout.

Não há um motivo específico que justifique esse comportamento, mas, se ele for alto, talvez esteja na hora de você reavaliar os prazos de envio, o preço do frete, a segurança, o cadastro, o tempo de carregamento das páginas e até mesmo testar suas etapas de checkout a fim de se certificar de que tudo está ocorrendo conforme o script.

2. Produtos adicionados ao carrinho de compras

Existem empreendedores que acabam menosprezando esse índice, sem ao menos se dar conta do quão valioso ele é.

Pode ser que grande parte de sua receita esteja concentrada em alguns poucos produtos. Sendo assim, focar em uma estratégia de mercado que ofereça mercadorias que complementem o uso desses produtos  pode ser uma boa ideia.

Outro ponto importante é observar as tendências de mercado e visualizar quais produtos nunca foram comprados nem adicionados ao carrinho de compras.

Caso estes já estejam em seu estoque, talvez uma boa promoção possa reverter esse quadro.

3. Ticket médio

Esta métrica é simples e  fundamental.

Para obtê-la, basta dividir o valor total de suas vendas pela quantidade de clientes em determinado período. Vamos a um exemplo prático: se o seu faturamento em um mês foi de R$ 5.000,00 e esse número equivale a 200 vendas, seu ticket médio será de R$ 25,00 por cliente.

Essa é uma das métricas para e-commerce que deve caminhar junto ao seu planejamento e deve ser o mais alta possível. Por meio dela, é possível prever receitas para novas estratégias de mercado.

4. Taxa de rejeição

Esse nome, por si só, já é capaz de despertar a curiosidade dos lojistas, não é mesmo? E, afinal, do que ele trata?

Essa taxa se refere aos clientes que só compraram uma única vez com você e não voltaram a fechar negócios. Quanto mais baixa for sua taxa de rejeição, melhor o prognóstico.

Clientes que já realizaram compras são mais propensos a garantir um lucro alto. Eles podem não voltar porque você não está investindo em nenhuma estratégia para essa fatia e esteja focado apenas em prospectar novos clientes.

Lembre-se de que a fidelização depende de ações mais baratas do que a aquisição de novos clientes e é fundamental para que sua marca se estabilize no mercado.

5. Bounce rate

Essa métrica mede o número de vezes em que os usuários entram em uma página do seu site, loja virtual e blog e, pouco tempo depois, abandonam sem realizar nenhum tipo de ação (incluindo cliques).

Quanto menor, melhor! E, caso você tenha páginas que possuem informações relevantes, mas com o bounce rate muito alto, talvez esteja na hora de repensar na forma como as informações estejam dispostas.

Uma boa dica é tentar ser sempre objetivo a fim de convencer o usuário a realizar uma única ação.

 

A vigilância e o esforço constantes a fim de otimizar os índices de sua loja virtual por meio da análise de métricas, seguido de ações corretivas, são um comportamento indispensável para seu sucesso.

Não basta corrigir, é preciso acompanhar para medir a eficácia da mudança. Sua taxa de conversão possui ligação direta com métricas e, portanto, vale ficar atento!

 

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