image SEO para Negócios: o que fazer para o Site da sua Empresa gerar Vendas image [GUEST POST] 4 dicas para abrir uma loja online e ampliar seus negócios

8 estratégias para aumentar as vendas no E-Commerce

O mercado online vem conquistando um espaço crescente em todo o planeta — e os brasileiros certamente estão entre os povos mais entusiasmados com essa nova forma de comprar. As incertezas do passado estão ficando de lado e os clientes das mais diversas idades já estão aproveitando a segurança, a variedade e a praticidade das lojas virtuais.

No entanto, o aumento da clientela também aumenta a concorrência. Todos os dias surgem novos empreendimentos digitais e quem não se diferencia pode perder espaço no setor. Por conta disso, não dá para ficar parado: é preciso conhecer e aplicar as melhores estratégias para aumentar as vendas no e-commerce.

Ficou curioso? Quer descobrir quais são essas táticas e como elas alavancarão seus resultados? Então não deixe de conhecer o conteúdo que preparamos sobre o tema. Acompanhe!

Conheça o seu público-alvo

A primeira estratégia para aumentar as vendas no e-commerce é saber para quem você quer vender.

Afinal, se o seu público-alvo for formado por adolescentes, por exemplo, a comunicação visual, a descrição dos produtos e a estratégia de marketing serão completamente diferentes do que se ele fosse formado por profissionais liberais, não é verdade?

Tendo essa resposta, você pode optar entre arriscar-se numa página mais inovadora ou mirar em algo mais dentro dos padrões. E se o seu empreendimento não for voltado para uma clientela muito específica, a melhor saída será dar prioridade a funcionalidades e a objetividade.

Aposte num visual limpo

Muitas lojas virtuais acabam perdendo pontos com os clientes ao apostar em uma comunicação visual mais rebuscada e cheia de detalhes. No entanto, evite cair nessa armadilha: um visual limpo pode ser uma das melhores estratégias para aumentar as vendas no e-commerce.

Tenha em mente que páginas com excesso de ícones, animações, cores e informações complexas acabam levando à perda de foco para o que realmente interessa: os produtos e serviços oferecidos.

Caso o uso de uma animação em Flash se faça necessária, garanta que a opção de pular a abertura esteja disponível. Inclua apenas no que for necessário para seu site!

Invista na intuitividade

Ter um endereço virtual intuitivo também é uma excelente maneira de aumentar as vendas, afinal isso faz com que os clientes naveguem naturalmente através das suas páginas e observem seus produtos sem cansaço.

Uma tática essencial é colocar os botões de acesso às seções do lado esquerdo, pois esse é um padrão já disseminado em toda a internet, que precisa ser levado em conta.

O mesmo vale para a logomarca da empresa, que em linhas gerais também fica à esquerda, no canto superior da tela. Esse modelo já está no inconsciente coletivo dos internautas: aproveite essa informação para tornar seu site mais amigável e agradável ao usuário.

Seja objetivo

A objetividade também é uma das melhores estratégias para aumentar as vendas no e-commerce.

O ideal é não enrolar e colocar as novidades logo na página principal: deixe bem claro para os clientes quais são os diferenciais que sua empresa tem a oferecer e quais são os produtos ou serviços que tornam sua marca melhor que a concorrência. Se a quantidade de conteúdo for muito elevada, tente facilitar a compreensão das informações agrupando os tópicos em temas.

Isso facilita bastante de procurar determinado assunto dentro do sítio virtual. Procure ser direto e dê a quem visita o seu site todas as informações relevantes a respeito do seu negócio o quanto antes, pois, desse modo, você amplia suas chances de criar uma oportunidade de vendas.

Capriche na descrição

Muitas lojas virtuais pecam nesse quesito, mas caprichar na descrição dos produtos é essencial.

Não é raro ver algumas das maiores corporações do mercado caindo na tentação de apenas repetir as informações do fabricante, sem se importar com a linguagem e o tom que seriam ideais para o seu público-alvo.

O ideal aqui é trabalhar bem o texto, usando uma fonte adequada, um conteúdo apropriado e muito bom-senso na hora das descrições, de forma a tornar sua mercadoria mais palpável e atraente para o visitante. E, sempre que possível, ilustrar as seções com imagens relacionadas ao item disposto.

Não se esqueça do SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é muito conhecido de quem trabalha com o universo digital, mas muitas pessoas do ramo acabam se esquecendo de dar a devida importância para essa estratégia.

Isso é um erro, especialmente se você levar em conta que grande parte das pessoas utiliza o Google ou outro site de busca para fazer comparações antes de fechar um negócio.

O preceito básico dessa tática consiste no foco nas palavras-chave: você precisa colocar em seu texto expressões ou termos que sejam fortemente relacionados com o que você quer vender e com o seu público-alvo. Isso ajuda sua página a aparecer nos lugares mais altos nas buscas e, consequentemente, aumenta o seu número de visitas.

Divulgue nas redes sociais

Apesar do público dos e-commerces ser cada vez mais diversificado, sabemos que boa parte dos compradores digitais é usuário frequente de redes sociais.

Por isso mesmo, elas são essenciais para as estratégias de marketing e de divulgação das empresas online: se você marca presença nessas mídias, você dá um salto à frente da concorrência. Existem diversas formas de fazer isso: além de montar uma fanpage ou um perfil nas principais redes do gênero, você pode deixar links para elas dentro do endereço virtual da sua loja.

Alguns especialistas gostam da ideia de um banner, com uma arte exclusiva. Independente da sua escolha, apenas não deixe de considerar essa tática para divulgar os seus negócios ainda mais.

Evite erros de português

Por fim, lembre-se: evitar erros de português pode ser uma das melhores estratégias para aumentar as vendas no e-commerce.

Poucas coisas podem “queimar mais o filme” de uma empresa do que uma grafia incorreta no texto. Encontrar um erro é bastante desestimulante para os usuários e tira pontos valiosos em termos de credibilidade e autoridade para o seu negócio.

Revise sempre que puder e se encontrar alguma falha, corrija-a imediatamente.

 

Essas são algumas das estratégias para aumentar as vendas no e-commerce que você não pode deixar de usar. Gostou de conhecê-las? Tem alguma outra sugestão? Então deixe seu comentário e baixe nosso material gratuito abaixo!

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