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Boas práticas de Landing Page para E-Commerce: da captação à conversão

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Entre as principais técnicas e estratégias para ampliar as vendas do seu e-commerce, e uma das mais vantajosas a se considerar é, definitivamente, uma landing page.

Também conhecidas como páginas de captura, as landing pages possuem uma interface similar à home page do seu site ou loja virtual, mas com um número consideravelmente menor de links.

Isso a torna um verdadeiro atrativo para que o usuário concentre-se somente no produto ou serviço desejado. Mas suas aplicações são bastante variadas. Vamos conferir, a seguir, algumas boas práticas de landing page para e-commerce?

O que é uma landing page

A captação de clientes, com uma landing page, pode funcionar de duas maneiras:

Conversão direta

Ocorre pelo interesse do usuário em clicar em uma página de direcionamento, como, por exemplo, em uma tela de formulário, para que o cliente em potencial se cadastre.

Conversão indireta

É o tipo de página que oferece ao usuário algum tipo de material ou informações — como um material gratuito em PDF, vídeo, entre outras possibilidades.

Entretanto, ao falarmos em landing page para loja virtual, suas aplicações são muito mais variadas, garantindo que você cometa menos erros em suas estratégias. Entre as principais, podemos citar:

1. Cadastro de visitantes

Com uma página de captura no cadastro de visitantes, é possível ampliar a sua lista de e-mails e, assim, focar em promoções personalizadas para os diferentes perfis de clientes que você possuir no seu e-commerce.

Dessa maneira, é possível converter mais visitas em leads, que é um dos principais objetivos de uma boa landing page.

2. Cupons de desconto

Uma boa prática de landing page para e-commerce, visando uma estratégia eficiente de captação de clientes, é a oferta de cupons de descontos.

Com essa landing page, mais pessoas podem se interessar em conhecer a fundo a sua oferta de produtos ou serviços, uma vez que descontos, por si só, já tendem a despertar a curiosidade do consumidor.

Além disso, os cupons de descontos podem ser usados para:

  • Pedir o e-mail do visitante (e, assim, conceder o cupom);
  • Facilitar a compra por impulso de uma campanha específica;
  • Gerar mais tráfego nas suas páginas e redes sociais (que também podem servir para fidelizar o cliente).

Ou seja: é possível planejar os cupons de desconto como uma estratégia de efeito imediato ou em longo prazo!

3. Newsletters

Com o e-mail dos visitantes cadastrados em seu sistema, as newsletters podem ser fundamentais para o sucesso de suas estratégias!

Afinal de contas, elas podem ajudar o cliente a se manter atualizado sobre tudo o que estiver acontecendo na sua loja virtual, como novidades, lançamentos e ofertas, entre outras oportunidades para a captação de leads.

4. Promoções

Uma boa oportunidade de cruzar algumas das estratégias mencionadas, até aqui, são as promoções — como na época da Black Friday, por exemplo.

É possível utilizar cupons de descontos para tornar suas promoções mais tentadoras, da mesma maneira que a newsletter pode preparar o consumidor a respeito de tudo o que está por vir nessa promoção em especial.

Assim, cria-se uma expectativa no cliente — lembrando que, para toda expectativa que você gerar, uma promessa deve ser cumprida!

5. Área de membros

A exclusividade não é um capricho que apenas lojas físicas podem proporcionar. Na captação de clientes para um e-commerce a área de membros está em alta, e com resultados positivos!

É o caso, por exemplo, dos populares clube de assinantes ou áreas VIP, que concedem alguns benefícios aos assinantes desse tipo de serviço, como prioridade de compra, descontos exclusivos e outras vantagens que podem, inclusive, fazer parte de suas estratégias de links patrocinados.

6. Oferecer material gratuito

Trata-se um pouco do que já vínhamos falando, a respeito dos materiais que você pode oferecer aos visitantes, visando a captação de leads.

Entre a ampla variedade de materiais que você pode ofertar para despertar o interesse do consumidor, podemos destacar:

  • E-books;
  • Vídeos;
  • Guias práticos e Infográficos;
  • Testes a respeito de um produto on-line ou serviço;
  • Kits, templates e ferramentas.

Tudo isso para fazer com que você atraia um público mais qualificado até as suas páginas, capazes de converter a visita em uma compra bem-sucedida.

 

E então, o que achou de nossas dicas de landing page para e-commerce, proporcionando uma estratégia mais eficiente para a captação de clientes?

Compartilhe suas dúvidas conosco no campo de comentários deste post!

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