image Growth Hacking: o que é e como isso pode ajudar a sua empresa image Storytelling: a arte de contar histórias e fazer você aparecer

    Inbound Commerce: o grande aliado para você vender mais

    inbound-commerce-o-grande-aliado-para-voce-vender-mais

    Diante de uma rotina tão atribulada da grande maioria das pessoas, não é de se estranhar que os hábitos de compra de produtos e contratação de serviços estejam cada vez mais voltados para a web.

    A apenas um clique de distância, hoje, as pessoas podem fazer as suas compras no conforto do seu lar, sem ter que enfrentar trânsito, lojas lotadas e nem problemas relacionados a atendimento.

    Com isso, a quantidade de e-commerce vem crescendo exponencialmente, afinal, todas as empresas querem aproveitar esse nicho de mercado e proporcionar cada vez mais facilidades para o seu cliente.

    Mas, não é apenas montar um site e abrir uma loja virtual, é preciso fazer um planejamento detalhado, focado em metas e principalmente no que oferecer para cada cliente.

    Para não ser mais um entre tantos que existem por aí, a sua empresa precisa se mostrar a melhor dentro do mercado que atua e é exatamente aí que entra o Inbound Commerce.

    inbound-commerce-o-grande-aliado-para-voce-vender-mais-1

    Inbound Commerce, o que é isso?

    Já falamos aqui no blog diversas vezes sobre Inbound Marketing e o Inbound Commerce nada mais é do que uma variação desse termo.

    É uma ferramenta que foca na análise de resultados do e-commerce e como melhorar as taxas de conversão. Por exemplo, se um comércio eletrônico tem 100 acessos por dia, por qual motivo ele tem apenas 1 finalização de compra?

    Através de técnicas bem definidas, a empresa precisa montar uma estratégia para poder melhorar a taxa de conversão e, com isso, aumentar o volume de vendas.

    Como aplicar isso em seu e-commerce?

    A primeira coisa a se pensar no Inbound Commerce, é na produção de conteúdo. Sim, nós sabemos que o tempo todo estamos falando a respeito desse assunto.

    Mas o que você precisa entender é o seguinte, em um e-commerce, a pessoa entra para comprar um determinado produto, ela não visita todos os dias e faz diversas compras em um mesmo mês.

    Então, você precisa ser bom o suficiente para que o cliente não perca o interesse em você e com isso vem a produção de conteúdo. Mas estamos falando aqui sobre um conteúdo de qualidade e, claro, voltado para o seu público-alvo.

    Não adianta você vender bananas e falar sobre sapos. Desenvolver materiais interessantes e alimentar o seu site diariamente, além de garantir uma maior indexação através dos sistemas de busca, mostra aos seus clientes que eles têm motivo para frequentar o seu site mais vezes e não apenas quando forem realizar algum tipo de compra.

    Para que o seu inbound commerce seja completo, é necessário que você entenda um pouco sobre o que vamos falar a seguir.

    inbound-commerce-o-grande-aliado-para-voce-vender-mais-2

    Entenda sobre processos de compra

    Além da necessidade de criar conteúdo de qualidade, a sua empresa também precisa entender em qual etapa do processo de compra o seu público-alvo se encontra, para que haja uma comunicação mais direcionada, podendo assim estabelecer uma relação mais completa com o cliente.

    De acordo com pesquisas, cerca de 98% dos clientes se encontram nas duas primeiras etapas do processo de compra que explicaremos a seguir:

    Etapa 1 – Apresentação

    É a primeira impressão, onde tudo começa. Aqui o cliente ainda não conhece você, não sabe o que o seu comércio eletrônico oferece e tão pouco entende sobre a comunicação da sua empresa.

    Arriscamos dizer que é nesta etapa que você precisa concentrar maiores esforços, lembra-se daquela frase “a primeira impressão é a que fica”? Pois então, você precisa conquistá-lo assim que ele der o primeiro clique no seu site.

    Tenha foco em transmitir tudo a respeito da sua empresa de maneira simples, objetiva e interessante. Se dedique a causar uma boa impressão, garantimos que é ela quem vai determinar o que acontecerá neste ponto pra frente.

    Etapa 2 – Entendimento

    Nessa etapa é onde começa o relacionamento com o seu cliente. É onde ele começa a acreditar que a sua empresa realmente entende do que está falando e o interesse pela sua marca começa a ser despertado.

    Através do conteúdo presente na sua plataforma, o seu negócio começa a passar credibilidade para quem a visita e com isso a concorrência já cai quase que pela metade.

    A confiança no que o seu site diz começa a falar mais alto e ele já se sente mais seguro em fazer compras no seu e-commerce.

    Agora que você já entendeu sobre o processo de compra e a importância do inbound commerce, vamos para a parte final de não menos importante.

    Ganhe o cliente de uma vez

    Além da produção de conteúdo, é muito importante que sua empresa utilize gatilhos que despertem interesse nos clientes.

    Cupom de descontos, promoções relâmpago, frete grátis, acesso a algum tipo de plataforma parceira são opções excelentes que podem ser exploradas ao longo dos meses. Lembre-se sempre do seguinte: o comportamento do consumidor mudou e, com isso, é necessário que as empresas sempre inovem para que não caiam na mesmice.

    Se manter interessante é a melhor tática para garantir cada vez mais cliques e conversões. Então, quando for pensar em qualquer tipo de estratégia para o seu e-commerce, analise cuidadosamente todas as opções e realmente se dedique a criar algo que encha os olhos de quem vê.

    Com tantas opções na internet, é realmente necessário sempre se reinventar e aparecer com novidades. Mergulhar de cabeça no inbound commerce é uma maneira de transformar a sua empresa referência no universo do comércio eletrônico.

    Está vendo o quanto você está aprendendo em nosso blog? Daqui a pouco está um verdadeiro craque em tudo que diz respeito a marketing digital.

    Caso você queira se aprofundar mais sobre o assunto, a Onflag tem um e-book completíssimo sobre inbound marketing, para fazer download é só clicar aqui.

    Agora, queremos saber a sua opinião e algum case que você conheça a respeito de inbound commerce. Conte aqui pra gente nos comentários.

    inbound-marketing-para-empresas