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Inbound Marketing para E-Commerces: veja 4 passos para construir sua audiência e encantar clientes

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Assim como em outros segmentos, o relacionamento é a chave para gerar novas vendas e fidelizar clientes em e-commerces. Este processo fica bem explícito em lojas físicas: qualquer cliente terá uma melhor experiência  ao receber um ótimo atendimento. No caso das lojas virtuais, este processo não é tão definido.

Muitos e-commerces possuem dificuldades em criar um relacionamento com seus clientes e aumentar as vendas. Nesse contexto, a metodologia do Inbound Marketing se mostra como a melhor solução para aumentar as conversões da sua loja virtual.

Entenda como um trabalho de Inbound Marketing pode fazer seu e-commerce alcançar um novo patamar em captação e fidelização de clientes seguindo estes 4 passos, confira:

Blog para atrair tráfego qualificado

Anunciar e-commerces no Google Adwords é uma estratégia excelente a curto prazo pois costuma trazer visitantes bastante decididos até sua loja virtual logo nos primeiros dias. Porém, os links patrocinados tem um prazo de validade: quando o investimento é finalizado os anúncios saem do ar.

Já o investimento em conteúdo para o seu blog é diferente. É importante fazer um trabalho contínuo de no mínimo três meses para sentir o blog trazendo tráfego continuamente para o seu e-commerce. Esta prática é aconselhada para reduzir os custos com Google Adwords, Facebook Ads, diminuir a duração do ciclo de vendas do cliente e manter uma fonte de tráfego gratuita e constante para a sua loja. É importante seguir duas recomendações no blog do seu e-commerce:

Qualidade acima da quantidade

É mais importante focar em seu público-alvo e produzir conteúdos ricos sobre assuntos de seu interesse ao invés de produzir o máximo de conteúdo possível. O grande volume de blog posts não é garantia de tráfego para o seu e-commerce.

Conteúdos exclusivos feitos pela sua equipe

Publique sempre artigos e materiais exclusivos produzidos pela sua própria equipe. Copiar e colar artigos de outras fontes não irá contribuir para o Blog do seu e-commerce. Convidar um parceiro ou especialista para escrever algum post em seu Blog é uma ótima prática, pois pode somar novos temas e conhecimentos ao seu conteúdo.

Landing Pages para captar clientes em potencial

Depois de atrair o visitante ao seu Blog ou E-Commerce e mostrar que sua empresa entende do assunto, chega o momento de se relacionar com ele.

A prática mais efetiva para obter o e-mail desse possível cliente é oferecendo um material exclusivo que agregue valor ao seu visitante (materiais em PDF no formato de Guia ou eBook são ótimos para este fim). Os materiais serão oferecidos em páginas de captura (landing pages) que disponibilizam o conteúdo em troca do e-mail e demais campos obrigatórios no formulário da página.

Dessa forma seu e-commerce poderá criar uma base de leads interessada em seu segmento e que ficarão por dentro de seus produtos e novidades através do e-mail.

Com uma base de leads consistente, você poderá direcionar as pessoas interessados até o final de sua jornada de compra, esclarecendo todas as dúvidas que podem surgir durante o processo de decisão. Para quem já comprou em sua loja virtual, o relacionamento por e-mail será essencial para fidelizá-los, encantá-los e oferecer novos produtos para este público.

Segmentando esta base, você terá a oportunidade de enviar novos materiais e ofertas de acordo com o perfil dos leads. A segmentação começa logo na definição dos campos obrigatórios dos formulários das landing pages.

Além de converter o visitante em lead oferecendo materiais para download, você pode capturar o e-mail dos potenciais clientes oferecendo cupons de desconto ou ofertas exclusivas. As landing pages podem ser utilizadas de inúmeras formas: a criatividade é o limite!

Relacionamento via e-mail da maneira correta

Como mencionado acima, o uso de e-mail é muito adequado para estratégias em e-commerce. Trata-se do canal de relacionamento com a maior taxa de conversão da internet.

No entanto, para atingir números expressivos em vendas, é fundamental seguir algumas práticas. Veja as principais:

1. Nunca faça SPAM

com o avanço na tecnologia para a detecção de spams, a loja-virtual que utilizar esta prática certamente cairá direto na lixeira do seu público. Certifique-se que seu e-commerce tem autorização para enviar e-mails. Como fazer isso? Capturando e-mail através de Landing Pages.

2. Atenção à frequência de envios

Seus leads podem ficar incomodados se a frequência no envio de e-mail for muito alta. No caso contrário, a baixa frequência no envio pode “esfriar” este potencial cliente, ou, na pior das hipóteses, ter a sua marca esquecida.

3. Segmentação é a chave da estratégia

Mostre que seu e-commerce sabe quem são as pessoas que recebem seus e-mails. Evite o envio de campanhas iguais para toda a base. Ofereça produtos, materiais para downloads e artigos do Blog de acordo com o perfil de cada lead.

4. Tenha assuntos atrativos

Ofereça conteúdos que sejam do interesse de seu público. O envio de novos produtos e ofertas deve ser esporádico pois o excesso pode saturar seus clientes e dificultar a fidelização.

Monitore e otimize suas ações para melhores resultados

A partir da análise dos materiais mais baixados, blog posts mais acessados, artigos mais compartilhados na redes sociais, entre outras diversas métricas, sua loja virtual terá total controle sobre a efetividade da estratégia de inbound marketing.

Aprimorar a estratégia será o grande diferencial do seu negócio. A cada otimização, seu cliente sentirá que você o conhece melhor, oferece conteúdos cada vez mais de seu interesse e sabe mostrar quais os produtos ideais para cada lead.

Monitorar os e-mails enviados, a taxa de abertura de cada um, o horário de disparo de cada e-mail, é importante para medir a efetividade da estratégia. Analisar os resultados a partir de likes do Facebook e seguidores do seu e-commerce nas mídias sociais não retratam os resultados em vendas obtidos pela estratégia de inbound marketing. Analisar o número de conversões e envolvimento com seus conteúdos é muito mais significativo para o seu e-commerce.

Desta forma você terá embasamento para reproduzir as boas práticas e melhorar as ações de menor alcance.

 

Seu e-commerce já possui um Blog? Já mantém um relacionamento via e-mail com os clientes atuais? Deixe sua dúvida sobre Inbound Marketing para e-commerce nos comentários abaixo. Esta metodologia já apresenta resultados excelentes em lojas virtuais. Tenha um Blog para o seu negócio e veja o interesse que o conteúdo irá gerar em seus potenciais clientes.

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