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Invista em remarketing para ter um E-Commerce de sucesso

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Por que um e-commerce de sucesso – e aquele que almeja o sucesso –  investe em remarketing?

Iniciemos nossa explicação propondo-lhe, caro empreendedor, o seguinte: coloque-se na posição de consumidor – o que todos somos, afinal – e relembre algum momento, durante uma navegação pela internet, em que se deparou, através de anúncios em portais de notícias, com um produto do qual almejava comprar, e, então, pensou em como seria possível um e-commerce “adivinhar” o que lhe interessava ou em como tamanha coincidência pudesse acontecer.

Nós, usuários da internet, embora muitas vezes não notemos, nos deparamos constantemente com essas situações. Porém, contrariando quem acredite que seja o universo sugerindo a aquisição do produto, isso nada mais é que uma campanha de remarketing ‘em ação’.

Continue a leitura para entender do que, de fato, estamos falando!

O que é remarketing?

O termo “remarketing” (também conhecido como “retargeting”) pode parecer muito técnico, mas sua funcionalidade pode ser compreendida de forma simples: as campanhas de remarketing consistem na impressão de anúncios específicos, selecionados com base na experiência dos visitantes em sua loja virtual.

Podemos usar como breve exemplo situações onde o visitante abre a página de um produto e nela realiza algumas ações que não resultam na compra.

Visando impedir que esse tipo de venda escape, muitos e-commerces acabam por investir em remarketing para fazer o seu target reconsiderar a compra, às vezes através de algum desconto ou preço mais atrativo.

Em outras palavras, aderir ao remarketing significa segmentar seus anúncios a usuários com grande potencial de conversão, ou seja, pessoas que já demonstraram algum tipo de interesse pelo seu produto.

Por que o seu e-commerce precisa adotar estratégias de remarketing?

Sabe-se, através de dados do Google Adwords, que 97% dos internautas não realiza uma compra “à primeira vista”, ou seja, a grande maioria das conversões são conquistadas somente após passar por alguns estágios.

Uma estratégia de remarketing bem executada pode fazer com que um e-commerce recupere muitas vendas que poderiam ser dadas como perdidas, afinal, um cliente em potencial pode desistir de uma compra por vários motivos.

Entre esses motivos está a possibilidade de que não existe pressa para efetuar a compra, talvez por se tratar de um item supérfluo ou deduzir que o mesmo possa ter uma queda no preço, sem desconsiderar que sua oferta possa ter sido superada por algum anúncio nas plataformas de compras ou em algum e-commerce­ concorrente.

Portanto, qualquer um desses problemas pode ser contornado através do remarketing, pois, com ele, é possível fazer com que esse cliente mantenha um tipo de contato com o produto pelo qual aparentemente se interessou, e, ao mesmo tempo, relacionando esse produto com o seu e-commerce.

A conversão, por sua vez, pode ocorrer pela própria “tentação” à compra ou por sua oferta ter superado a dos concorrentes.

Como implementar em seu e-commerce?

À essa altura o remarketing pode estar parecendo uma estratégia e tanto para aumentar as vendas, porém, um ponto importante que ainda não foi abordado é: como isso é implementado? De que forma os anúncios serão direcionados a quem visitou o site?

Basicamente, a funcionalidade do remarketing ocorre a partir de um código de linguagem Java inserido na estrutura do site, e o próprio código coleta informações relacionadas às ações dos usuários na sua página, assim como o próprio perfil de navegação, através do armazenamento de cookies

Com o perfil do usuário em mãos, será possível criar campanhas de remarketing para clientes de maior potencial, para que os anúncios sejam direcionados nos sites em que eles costumam acessar – lembrando que no caso de plataformas como Google Adwords, os anúncios somente serão impressos em websites que fazem parte da Rede de Display do Google.

 

No mais, esperamos que o remarketing torne-se a sua mais nova estratégia para que você tenha um verdadeiro e-commerce de sucesso. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre o assunto, deixe-nos um comentário!

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