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Logística no E-Commerce: 5 passos para realizar entregas e agradar clientes

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Você sabia que um dos principais contratempos enfrentados pelo e-commerce se deve a problemas de logística?

É isso mesmo! Segundo pesquisas realizadas pelo SPC e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, cerca de 60% dos consumidores ainda têm receio de comprar on-line e não receberem seus produtos no prazo determinado pela empresa.

Se você tem sofrido com dúvidas sobre logística em seu e-commerce, não se preocupe. No texto de hoje, você aprenderá algumas das melhores dicas para obter sucesso nesse quesito em sua loja virtual.

Nele abordaremos assuntos como rastreamento de pedidos, terceirização, fluxos logísticos, transportadora e escolha de um operador logístico, tudo para ajudá-lo a aumentar as vendas no seu e-commerce.

Interessado em saber mais? Então continue sua leitura!

1. Ofereça a opção de rastreamento de pedidos para seus clientes

Uma das alternativas para solucionar o problema das pessoas que possuem o receio de comprar pela internet e não receberem o produto é oferecê-los a comodidade e a segurança do rastreamento automático dos seus pedidos.

Existem softwares que garantem que seus envios sejam rastreados e controlados pelos compradores, aumentando a segurança da sua loja virtual e garantindo maior conforto aos clientes.

Algumas das opções de softwares possuem recursos para avisar o cliente via e-mail ou SMS quando houver alterações na entrega da sua compra.

2. Analise se a terceirização para a logística no e-commerce é uma boa opção

Algumas lojas virtuais preferem apostar na terceirização para melhorarem a sua logística, enquanto outras preferem lidar com essa operação internamente.

Cada opção possui suas vantagens e desvantagens. Terceirizar pode poupar trabalho, mas é muito importante que o sistema de logística terceirizado esteja integrado ao seu, agregando assim, mais qualidade aos seus serviços.

Já apostar em uma logística interna pode ser um grande facilitador, porém os custos podem ficar maiores do que se optasse pela terceirização dos serviços. Além do mais, uma logística interna pode exigir um modo operacional bastante trabalhoso, o que irá gerar mais mão de obra e gastos para evitar um serviço de baixa qualidade, reclamações e cancelamentos de pedidos.

O ideal nesse caso é analisar o custo-benefício de ambos e optar por aquele que for mais vantajoso para o seu tipo de negócio.

3. Organize seu fluxo logístico para racionalizar custos

Outro fator muito importante na logística do seu e-commerce é o fluxo logístico, pois ele é fundamental para manter todo o controle de sua loja on-line, como infraestrutura, produtos, fretes, armazenagem, entre outros detalhes significativos para que seja entregue ao cliente um produto de qualidade.

O fluxo logístico deve considerar também a otimização de tempo e racionalização de custos, pois quanto mais dinâmico e menos oneroso for o processo, mais lucro sua empresa poderá obter.

Portanto, esse trabalho deverá ser realizado com bastante cuidado e planejamento para evitar desperdícios de recursos e maiores prejuízos por falta do cumprimento de metas.

4. Verifique o custo-benefício de uma transportadora

Dependendo do seu fluxo de pedidos, pode ser uma ótima ideia contar com uma transportadora para fazer a entrega dos seus pedidos mais rapidamente e com custos bem menores.

Afinal, existem muitas empresas de transportes que apostam em inovações tecnológicas para conquistar uma fatia maior desse mercado em plena expansão: o e-commerce!

Porém, vale a pena pesquisar também outras formas de envio de mercadorias. Geralmente os correios têm sido o mais utilizado pelas lojas virtuais que trabalham com produtos menores ou mais delicados.

O ideal é buscar uma solução de frete que não onere a empresa e nem o bolso do consumidor.

5. Invista em um operador de logística

Mesmo que seu e-commerce possua uma logística impecável, imprevistos podem ocorrer. E é justamente nessa hora que o operador de logística deve entrar em ação.

Ele deve possuir know-how suficiente para dar conta de todo o processo logístico do seu negócio.

Esse profissional será o responsável por otimizar toda a atividade relacionada ao frete, transporte, armazenamento de produtos, pedidos, além de buscar alternativas para que os prazos de entregas sejam todos cumpridos, realizando assim, a melhor logística no e-commerce de sua empresa.

 

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