image Dicas infalíveis para criar uma Newsletter de sucesso image 5 tendências de marketing para você aplicar na sua empresa em 2017

Pós-venda no E-commerce: como motivar o cliente a fazer novas compras

como-fazer-pos-venda-no-e-commerce-e-motivar-o-cliente-a-fazer-novas-compras

O Brasil possui aproximadamente 450 mil sites de e-commerce no ar, dentro de um grande leque de opções de vendas, os mais comuns são os B2C (empresa/cliente) e B2B (empresa/empresa).

Com tanta oferta disponível, para um e-commerce realmente fazer sucesso são necessária algumas coisas:

  • Um site rápido e responsivo.
  • Produtos interessantes.
  • Preços competitivos.
  • Sistema de pagamento diferenciado.
  • Logística rápida e bem alinhada.

Parece simples, não é mesmo? Afinal, todos os itens citados acima são praticamente o básico que todos os sites oferecem hoje em dia.

Exatamente, com a imensidão da internet, os clientes têm a possibilidade da livre escolha, podendo entrar e sair do site que quiserem, na hora que quiserem e realizar a sua compra no que achar mais adequado.

Mas, então, o que fazer para se diferenciar de tudo que já existe no mercado?

A resposta é simples e direta: foque no pós-venda.

A grande maioria das empresas estão preocupadas em vender e acabam esquecendo de toda a estrutura que precisam ter para poder manter o cliente ativo na base e realizar outras compras ao longo dos meses.

Queremos deixar claro que o pós-venda não é apenas a resolução de problemas, este item é de extrema importância para que o cliente se sinta importante e que a sua empresa tenha a oportunidade de estreitar essa relação e oferecer ainda mais.

Com algumas dicas que iremos apresentar aqui neste post você pode ter algumas ideias de um pós-venda eficiente, se reunir com a sua equipe e verificar a possibilidade de colocar algumas sugestões em prática, visto que algumas delas envolvem a dedicação do departamento de TI da sua empresa.

Veja só:

1. Entenda do que o seu cliente gosta.

Quando o cliente realiza a sua compra, com certeza existe uma gama de produtos similares ou que se completam ao que ele acabou de comprar. Saber cruzar esse tipo de informação faz com que você tenha motivos para “procurar” este cliente através de e-mail marketing para oferecer o que ele ainda não tem.

A sua empresa pode criar uma rotina de envio de e-mail com condições especiais de preço para produtos associados a aquilo que o cliente comprou. Com isso, a chance dele se sentir tentado a adquirir é muito maior e ele sente que a loja/estabelecimento lembrou dele.

como-fazer-pos-venda-no-e-commerce-e-motivar-o-cliente-a-fazer-novas-compras-1

2. Crie conteúdo a respeito do que ele comprou.

Já pensou que incrível se você compra uma máquina fotográfica e recebe uma newsletter com dicas sobre fotografia ou cursos online gratuitos para você se aperfeiçoar?

Você, além de vender o produto, ainda ensina o seu cliente sobre funções e características do que ele acabou de comprar.

Juntar o útil ao agradável é uma ótima maneira de você deixar o seu cliente mais perto, aumenta o seu portfólio de facilidades para quem fecha venda no seu e-commerce.

Portanto, pesquise bastante a respeito de todos os produtos que a sua empresa vende, para que seja possível desenvolver conteúdos interessantes para o cliente receber depois da compra.

O conteúdo tem que ser realmente relevante, para causar no cliente a sensação de ter feito uma ótima compra.

3. Saiba a hora certa de oferecer o seu produto.

Existem alguns produtos que tem uma certa periodicidade de utilização. Vamos supor que você vende medicamentos, produtos de beleza ou de emagrecimento.

A compra é periódica, não importa se é toda semana, uma vez a cada quinze dias ou todo mês.

Se você, através do seu e-commerce criar um sistema de lembrete para o cliente, para ele efetue a compra do produto novamente de acordo com o seu uso, já fará uma grande diferença.

Ele não precisa confiar na memória, com a vida corrida que todas as pessoas têm no dia de hoje, é normal esquecer algum tipo de compromisso ou atividade. Às vezes a pessoa pode optar por comprar em algum local físico o produto que precisa, pelo simples fato de ter esquecido de fazer a compra online e com isso não pode mais esperar o tempo de entrega.

Não deixe isso acontecer, mostre-se presente e, principalmente, que o seu cliente pode confiar em você, pois a sua empresa oferece um sistema de aviso com antecedência para que ele não fique sem o que precisa.

O carinho e o cuidado com o cliente é o que faz toda a diferença na hora dele optar pelo seu e-commerce e não pelos outros 449 mil existentes na internet.

Aqui neste post, apresentamos algumas dicas de como fazer um pós-venda de qualidade para poder fidelizar o seu cliente. Mas o mais importante é que você entenda que o cliente precisa e quer atenção.

Se a sua empresa trabalhar com essa premissa, já vai estar com certeza um passo à frente no mercado de e-commerce.

Além de cuidar bem do seu e-commerce, também é muito importante que você saiba mais sobre marketing digital.

Para isso, acompanhar o nosso blog para sempre ficar por dentro de todas as novidades sobre marketing digital é uma ótima pedida.

Além disso, também temos um e-book sobre Inbound Marketing com um conteúdo exclusivo para deixar você por dentro e aprender ainda mais sobre o assunto.

Para fazer o download, clique aqui.

Conte pra gente aqui nos comentários o que achou deste post e se você tem alguma outra sugestão de atitudes no pós-venda para fidelizar ainda mais o cliente.

 

inbound-marketing-para-empresas

Você também vai se interessar por: