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SEO para e-commerce: 5 dicas para criar descrições de produtos infalíveis

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Além do Inbound Marketing, uma das estratégias de marketing digital para aumentar a credibilidade de lojas virtuais é focar em SEO para e-commerce, criando descrições de produtos que sejam impossíveis de ser ignoradas.

A estratégia induz vendas, facilita a vida do consumidor e diminui despesas — por isso, é fundamental que a empresa se atente a alguns detalhes na hora de começar a criar. Quer saber tudo sobre SEO para e-commerce? Então, continue a leitura!

Por que criar descrições interessantes para e-commerce?

Em uma loja virtual, não existe contato físico entre produto e consumidor — fato que torna a descrição dos produtos um forte aliado no ato de despertar interesse de compra. Quando o comprador não consegue identificar se o produto atende suas necessidades, duas coisas podem acontecer: ele desistir da compra ou comprar e, depois, descobrir que o produto não é o que ele esperava — e, então, pedir devolução.

Com a infinidade de produtos e ofertas disponíveis na internet, a empresa precisa se tornar interessante e destacar diferenciais. Possuir conteúdo único — sem republicações ou cópias de outros sites — e apresentar a descrição técnica do produto são tarefas básicas, uma vez que essas informações ajudam a melhorar o SEO do e-commerce. Isso, por sua vez, possibilita o alcance de um maior número de potenciais clientes.

Mas como fazer isso?

Para que o seu e-commerce tenha descrições diferenciadas, interessantes e criativas, veja algumas dicas que valem a pena serem colocadas em prática! Confira a seguir:

Use palavras-chave e sinônimos

São as palavras-chave que levam as pesquisas até o produto — por isso, escolha-as com cuidado, use termos descritivos, fique de olho no Google Analytics para saber as palavras que mais dão tráfego para o seu e-commerce e insira a marca do produto na descrição — isso facilita a busca do consumidor.

Repita as palavras-chave, pelo menos, três vezes no texto — e invista em sinônimos e preposições para ampliar o alcance. O uso do negrito também é um diferencial, então, utilize-o ao menos uma vez na principal palavra-chave.

Seja criativo na descrição

Uma loja virtual que apresenta mais do mesmo não conseguirá o destaque que busca — por isso, a criatividade é indispensável para o consumidor. Fale de forma exclusiva do produto, sempre antecipando as possíveis soluções que o cliente busca.

Destaque os benefícios, as condições de pagamento e as vantagens — enfim, mostre como o produto vai trazer bem-estar e satisfação à vida do consumidor! Esse é o momento de promover o produto, destacando o que o seu e-commerce tem de melhor.

Não republique conteúdo

Se a sua empresa busca um SEO para e-commerce que tenha resultado, sem ser prejudicada no posicionamento de buscas orgânicas, evite usar as descrições prontas do produto — mesmo que estas venham direto do fabricante.

Ao publicar informações de terceiros, a loja perde a oportunidade de mostrar diferencial. Republicar conteúdo faz com que o potencial cliente encontre informações idênticas às de outros sites — e, muitas vezes, inúteis, já que ele não consegue identificar a vantagem de escolher aquele produto ou serviço.

Reforce o SEO com imagens incríveis

Aquela velha expressão de que “uma imagem vale mais do que mil palavras” é a pura verdade. Portanto, use boas fotos para reforçar as palavras-chave, relacionando-as ao produto. Disponibilize imagens de vários ângulos e mostre os detalhes de cada produto — ter apenas uma foto, com visão geral do produto, não convence ninguém!

O SEO leva em consideração o nome do arquivo. Por isso, que que a estratégia dê certo, deixe nomes genéricos como “Imagem1” de lado! Salve as fotos no seu computador com as palavras-chave certas, usando hífen. Por exemplo, tenis-de-corrida-para-dias-de-chuva.

Além disso, prefira as imagens em jpg, png e gif, formatos melhor indexados pelos buscadores.

Enriqueça a descrição com “extra features”

Os “extra features” reforçam todo o conteúdo que o seu e-commerce já criou. Independente do produto ou serviço, utilize uma tabela de descrição de detalhes para que o consumidor se sinta mais seguro com a compra. Mostre os números dos calçados, tamanhos da roupa, modelo do celular, qual ração é mais indicada para o cachorro, etc.

 

Gostou das nossas dicas para melhorar o SEO para e-commerce? Tem outras dúvidas ou mais sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

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