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Sofrendo com a taxa de conversão do seu e-commerce? Descubra agora como melhorá-la!

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Taxa de conversão é uma das principais métricas de performance de um e-commerce, pois deixa bem clara a relação entre o número de visitantes da loja virtual e o número de pessoas que efetivamente compraram alguma coisa na loja. Melhorar este índice é questão de eficiência; é vender mais contando com o mesmo fluxo de pessoas no site.

E é aí que mora um dos principais desafios de gestores de e-commerces em todo o mundo. Converter mais usuários com o mesmo investimento é difícil, mas existem técnicas focadas na eficiência e capacidade de vendas em lojas virtuais. Veja como aumentar a taxa de conversão de um e-commerce e obter melhores resultados sem gastar toda a sua verba de publicidade para isso:

Definindo a taxa de conversão

Ferramentas de análise como o Google Analytics já fazem a conta para você, mas vamos entender como funciona.

Digamos que seu e-commerce tem 100 visitantes em um certo dia. E neste mesmo dia, 30 desses visitantes fizeram uma compra no site. Portanto, neste dia, a sua taxa de conversão foi de 30%. É importante dizer que, na média, a taxa de conversão média de todos os e-commerces no Brasil não passa de 2%, 2,5%.

Talvez você queira entender também a taxa de rejeição, o chamado bouncing rate, que mostra usuários que visitaram mas não interagiram na sua loja. Avaliar os motivos causadores do índice de rejeição pode dar bons insights para aumentar suas vendas online.

Seja incansável nos testes

Um passo importante para melhorar progressivamente a taxa de conversão do seu e-commerce é realizar constantemente testes comparativos e implementar as melhorias uma a uma, apostando naquilo que funcionou melhor nos seus experimentos.

Os testes A/ B são os mais usados. Eles consistem na avaliação de um ponto de atenção, como uma tela do funil de compras, uma etapa do processo de pagamento, por exemplo. Teste duas variações desta mesma tela, como diferentes formatos e cores do botão de confirmação, e compare os resultados. Depois, implemente a alternativa de melhor desempenho, e passe para outra melhoria.

Isso vale para toda e qualquer interação que leve à compra na sua loja: posicionamento de imagens, botões, textos e formulários, tamanho e cor de textos, fontes, efeitos. Tudo pode ser melhorado, e pequenas alterações podem trazer mudanças enormes.

Monitore e elimine erros técnicos

Você sabe, o visitante está a um clique do seu concorrente. É imperdoável uma página que não carrega, um botão que não funciona, uma busca ruim. Cace problemas técnicos e elimine rapidamente qualquer erro que pode se tornar uma barreira para a realização de uma compra.

Capriche no remarketing

Muitas pessoas saem da sua loja por indecisão, por não estar no melhor momento para realizar uma compra, por estar só “dando uma olhadinha” e uma série de outros motivos.

Dê mais uma chance a essas pessoas utilizando técnicas de remarketing e oferecendo descontos, melhores condições e combos de produtos para que o usuário finalmente tome a decisão e entre no seu e-commerce já com o cartão de crédito na mão.

Otimize páginas para conversão

Já ouviu falar das landing pages? Elas são páginas configuradas para dar toda a informação que o consumidor pode precisar para se decidir pela compra. Elas funcionam muito bem em campanhas de marketing online e aumentam a taxa de conversão da sua loja, principalmente usadas em conjunto com campanhas de e-mail marketing e links patrocinados. Invista nesta ideia!

 

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