image [TUTORIAL] 11 Passos para Atrair Clientes produzindo Conteúdo image Comece a divulgar o Facebook da sua empresa seguindo 12 dicas simples

Verdades que nunca te contaram sobre Automação de Marketing

Verdades que nunca te contaram sobre automação de marketing

Muito se fala em automação de marketing e, de fato, ela é uma estratégia indispensável para qualquer loja online. Ela permite aumentar a atração e conversão de clientes e ainda aumenta muito a produtividade da equipe de marketing.

Quer saber como ela faz isso tudo? Então fique ligado, pois nesse post contaremos como ela pode ajudar seu e-commerce a crescer ainda mais!

O que é automação de marketing?

Para explicar como ela funciona, antes precisamos falar um pouco sobre o processo de captação e conversão de clientes online. Muitos clientes acessam o seu e-commerce pela primeira vez e não compram logo de cara, pois precisam de certo convencimento.

O processo de captação de clientes online se inicia com a identificação desse potencial cliente, que será trabalhado até que seja levado ao momento da compra.

Nesse processo, diversos conteúdos (educativos, promocionais, informativos, etc.) serão enviados para cada consumidor que a sua empresa já identificou como potencial cliente. Eles variam de acordo com o estágio em que cada um desses leads se encontra.

Com um número de leads crescente, isso se transforma em um trabalho cada vez mais longo e árduo, eventualmente tornando-se impraticável para o time de marketing fazer de forma manual. É aqui que entra a automação de marketing.

Essa técnica consiste em usar softwares e processos automatizados para direcionar o envio de conteúdos para os leads. A automação irá se encarregar de identificar e enviar o melhor conteúdo para cada estágio em que o potencial cliente se encontra. Essa identificação é feita pelas ações que ele toma no ambiente online — os cliques que faz, as páginas que acessa, etc.

Qual a diferença entre automação e e-mail marketing?

A automação é algo muito mais complexo; uma estratégia bem trabalhada que visa fornecer informações sob medida a partir das decisões que o cliente toma online.

Assim, um fluxo de automação bem feito trará para sua loja online resultados muito melhores do que uma campanha de e-mail marketing pura e simples.

Com o e-mail marketing seu e-commerce poderá fazer numerosos envios e controlar a abertura das mensagens, mas não haverá o refinamento que a automação traz ao redistribuir as mensagens de acordo com o estágio do cliente.

A automação, além disso, ainda facilita que você analise os resultados de uma forma mais complexa, permitindo uma constante melhoria e geração de mais vendas.

Além dessas, quais outras vantagens uma boa automação trará para seu e-commerce?

Ela vai desafogar sua equipe de marketing. Ao contrário do que muitos podem pensar, com a automação o time de marketing não se torna dispensável.

Pelo contrário, com o processo de redirecionamento bem automatizado a equipe poderá se concentrar na supervisão da automação e em outras atividades, pensando em outras estratégias para divulgar o seu e-commerce.

Isso torna a equipe mais produtiva e otimiza seu trabalho.

A automação de marketing para e-commerce ajuda, também, a identificar de forma mais precisa o cliente que já chegou na fase da compra. Nessa fase, os conteúdos possuirão teor mais focado na venda em si: preços, ofertas, promoções, modos de pagamento, etc.

Com a automação, essas informações chegarão ao consumidor certo, não se perdendo com pessoas que ainda não se sentem seguras ao comprar na sua loja.

 

E então, ainda restam dúvidas sobre como a automação de marketing pode ajudar o seu e-commerce a deslanchar? Se gostou do nosso post, que tal nos contar nos comentários? Queremos ouvir o que você tem a dizer!

Marketing Digital de Resultados: Como captar clientes pela internet

Você também vai se interessar por: