image 7 práticas que prejudicam sua empresa nas redes sociais image 10 características de pessoas sem perfil empreendedor

6 dicas para atrair investidores para sua empresa

6 dicas para atrair investidores para sua empresa

Encontrar investidores para empresas foi uma das maiores dificuldades que enfrentei quando decidi montar meu próprio negócio. A situação era a mesma pela qual passam milhares de empreendedores: eu tinha uma boa ideia, disposição para enfrentar a burocracia para viabilizá-la, tinha um plano de negócios que mostrava a viabilidade dela, mas minha abordagem com os investidores estava equivocada.

Essa é uma situação muito comum, não é mesmo? Por isso, hoje apresentarei 6 dicas valiosas para te ajudar a superar essa situação:

  • Tenha um plano de negócio

A elaboração de um plano de negócios detalhado é um bom exercício para que você se convença da real viabilidade de sua ideia. Mais que mostrar para o investidor que sua ideia é boa, ele te ajudará a pensar em quais objeções, pontos fortes e fracos que os investidores para empresas atacarão caso você apresente sua ideia.

Eu resisti muito tempo até me convencer que isso era importante, mas hoje entendo que o plano de negócios foi o que me deu condições de defender minha empresa e garantir os investimentos nela.

  • Transforme seu plano em uma apresentação

Reduza seu plano em uma apresentação visualmente bonita, com dados e números que reforcem a necessidade daquela empresa no mercado. Só tome o cuidado para não cair na tentação de colocar muitos textos e informações que desviem a atenção dos investidores.

Apresentar seu plano é uma boa maneira de mostrar que você tem iniciativa, consegue se comunicar bem e transformar algo complexo (o plano) em algo simples, viável e que desperte a atenção do público (a apresentação). Na mente do investidor para empresas, isso funcionará como uma espécie de prova ou de reforço à sua ideia de negócio e o deixará mais suscetível a aceitá-la.

  • Transforme sua apresentação em um Elevator Pitch

Não adianta ter um plano de negócios bem estruturado, uma apresentação matadora e não ter um pequeno discurso que venda sua ideia em 1 ou 2 minutos de uma forma clara, objetiva, logicamente estruturada e que te abra a possibilidade de marcar uma reunião ou uma apresentação mais extensa para aquela pessoa.

A ideia do Elevator Pitch é atrair a atenção para sua ideia de negócio, caso você tenha pouco tempo para apresentá-la. Por isso, foque na necessidade ou problema que sua ideia ou negócio resolverá, apresente um dado estatístico sobre sua população e um número que indique a viabilidade do negócio. Também é importante formular o pitch como alguma pergunta, pois isso já fará com que o investidor aprove ou reprove sua empresa nessa primeira apresentação. A aprovação gerará conexão e a reprovação inicial poderá indicar pontos de melhoria para o seu pitch.

  • Desenvolva seu negócio até onde conseguir

Ter um protótipo, versão beta ou um projeto mais tangibilizado de sua ideia permitirá que a pessoa entenda com maior facilidade qual o potencial de seu negócio. Por isso, invista suas economias nesta versão inicial de seu serviço ou produto.

  • Crie um grupo de apoiadores e não só de investidores para empresas

Reúna outros empresários e empreendedores ao redor de sua ideia de negócio. Mesmo que eles não possam contribuir financeiramente, poderão dar dicas, apresentar pessoas interessadas ou te ajudar a identificar os pontos fracos de seu projeto. Além de aumentar suas chances de viabilização por meio do fortalecimento do networking, eles poderão acelerar o processo de maturidade de sua ideia e apresentação.

  • Seja persistente

Quantas vezes será necessário repetir o pitch, a apresentação e entregar o plano de negócios? Sinceramente, não sei, pois perdi as contas quando fui buscar investidores para a minha empresa, mas sei que a persistência valeu a pena!

Só tome cuidado com uma coisa: no mundo dos negócios, tudo o que não dá resultado deve ser revisto. Saber exatamente quais são os pontos que precisam de revisão e quais devem ser deixados intactos é o que diferencia os bons empreendedores dos demais. E lembre-se: persista na ideia, mas não seja teimoso com métodos e informações que não estão surtindo efeito, eles podem ser alterados!

 

Sua empresa conquistou investidores recentemente? Está em busca de novos investimentos? Deixe seu comentário contando sua experiência! Vamos compartilhar conhecimentos sobre assuntos fundamentais para os empreendedores.

 

Fonte: Guia Empreendedor

CTA-Google-para-pequenas-e-médias-empresas-como-usar02

 

Você também vai se interessar por: