image O que Fazer para Aumentar sua Presença Digital? image Conheça os Segredos que fazem o Sucesso de Sites para Negócios

    7 Cuidados para sua Página no Facebook dar mais Resultado

    7 Cuidados para sua Página no Facebook dar mais Resultado

    Cerca de 130 milhões de brasileiros estão no Facebook, segundo levantamento da própria empresa divulgado este ano. São usuários ativos mensais, dos quais, 90% acessam a rede social por dispositivos móveis, principalmente o celular. Estas informações são suficientes para dar a dimensão da importância desta ferramenta para as estratégias de comunicação das empresas e justificam todo cuidado com as postagens na sua Página no Facebook.

    Atuar no Facebook não é criar uma Página e esperar pelos cliques. Para ter resultados concretos é necessário muito trabalho e, principalmente, planejamento. Erros podem levar a publicações sem efeito ou até mesmo comprometer a reputação da empresa.

    Para evitar este tipo de problema, fizemos uma lista de 07 cuidados imprescindíveis para sua empresa fazer bonito no Facebook.

    7 Cuidados para sua Página no Facebook dar mais Resultado

    1. Invista na Qualidade da sua Página no Facebook

    O que acontece na maioria das vezes é que a empresa, tentando manter o dinamismo de sua Página, posta o máximo de conteúdo possível, querendo se destacar de qualquer jeito.

    Exagerar nas postagens não garante visibilidade nem engajamento, além do que sua empresa pode ser vista como irritante, com conteúdo raso, sem relevância para as pessoas.

    É preciso ter cuidado com a qualidade das postagens para que se reflita positivamente na imagem da empresa. Sem conteúdo relevante não há engajamento, ou seja, comentários e compartilhamentos. É melhor ter um conteúdo criativo do que três sem graça.

    Pesquise os horários que têm mais engajamento no Facebook (onde há mais pessoas online interagindo) e agende suas postagens para esses horários. Utilize boas imagens ou vídeos nas postagens e responda os comentários de seus seguidores. Todos esses estímulos geram excelentes resultados.

    2. Mantenha a Periodicidade

    Criar uma Página e abandoná-la ou atualizá-la esporadicamente é inútil. A falta de periodicidade afeta o desempenho e influencia negativamente a imagem da marca. É importantíssimo mantê-la atualizada, mesmo que a frequência não seja intensa.

    Como se trata de uma Página institucional, o planejamento deve seguir a mesma seriedade  dispensada às outras ações de marketing da empresa. Ter um calendário editorial para planejamento e postagem de conteúdo é fundamental para o crescimento da Página.

    3. Feche o foco das ações

    É muito comum também as empresas ofertarem todos os produtos e serviços a todos os usuários da rede social, na intenção de alcançar o maior número de pessoas possível. Porém, isso dificilmente acontece porque a quantidade de conteúdo que circula no Facebook é incalculável, sendo praticamente impossível se destacar pela quantidade neste mar de postagens.

    A melhor estratégia, neste caso, é fechar o foco em um público-alvo bem definido. A identidade visual da marca deve estar presente na capa, no logo, nas imagens e nos vídeos das publicações, assim como também na linguagem utilizada.

    Determine o estilo da sua marca e seja autêntico. A partir desses fatores você irá despertar o interesse das pessoas. Destaque seus pontos fortes e divulgue sua expertise, desse modo, sua empresa pode virar autoridade em determinado assunto e construir uma audiência fiel.

    4. Conheça a fundo seu público-alvo

    Não basta conhecer a faixa etária e a localização de seu público-alvo. É preciso saber de suas preferências pessoais, raízes culturais, perfil comportamental, enfim, compor uma personalidade completa. Isso facilita identificá-lo na multidão, assim como também ajuda na criação dos conteúdos que realmente possam atrair sua atenção.

    Sem isso, sua Página não vai atrair o público-alvo, nem captar seguidores. O próprio Facebook mostra essas informações para você. A partir delas é possível analisar os dados e traçar corretamente quais são as características de seu público.

    7 Cuidados para sua Página no Facebook dar mais Resultado

     

    5. Monitore sempre os resultados

    A única maneira de saber se suas ações no Facebook estão tendo o desempenho esperado é com o monitoramento dos resultados das publicações. O Facebook faz um relatório automático de cada publicação, bastando a você e sua equipe apenas coletar estes dados e analisar o alcance de cada postagem.

    Estes relatórios são fundamentais para você planejar o conteúdo de acordo com os temas de maior interesse do público-alvo, que geram mais interações e despertam curiosidade.

    Dê atenção especial às postagens que mais estimularam o seu público a comentar e compartilhar, são posts assim que fazem a diferença entre a Página profissional e as demais.

    6. Evite Publicar apenas Produtos e Serviços

    O Facebook é uma rede de relacionamento, ou seja, não é uma plataforma de divulgação de preços e ofertas. Para isso existem outras plataformas muito boas, como o Mercado Livre, por exemplo. Rede Social é um território de compartilhamento e interação. Portanto, o foco não está nos anúncios.

    As pessoas estão no Facebook para se distraírem, não querem se deparar com uma Página fazendo propaganda de produtos. Para sua Página ter relevância, gerar engajamento e provocar grande impacto no público certo é necessário compartilhar conteúdos interessantes em um volume muito maior e por muito mais tempo do que as campanhas com anúncios comerciais.

    Por isso, explore conteúdos com imagens e vídeos curiosos para que suas publicações tenham um caráter mais lúdico. Sugere-se que a cada 3 posts de conteúdo, 1 seja de produto ou serviço.

    7. Responda com presteza e cordialidade

    As notícias na Internet se espalham numa velocidade incrível e isso exige que a sua resposta aos usuários das redes sociais seja também muito rápida, praticamente imediata.

    Já se sabe que as pessoas na Internet tendem a ser imediatistas. Por isso, uma pronta resposta a uma demanda, atendendo a necessidade do cliente, gera admiração. Ele percebe que a empresa teve interesse e respeito pelo que escreveu.

     

    Você já viu que ter uma Página atuante no Facebook realmente dá muito trabalho e merece toda a atenção. O ideal é a sua empresa contratar uma agência especializada em Marketing Digital. Assim, você e sua equipe terão a garantia de que seus seguidores estão recebendo a atenção que merecem diariamente, além da certeza de que os 7 cuidados apontados neste artigo serão cem por cento atendidos.

    Vale destacar também que os resultados concretos só aparecem com o tempo, fruto de muito planejamento e uma boa estratégia. Quanto mais seriedade e profissionalismo, melhores serão os resultados alcançados.

    Como está a sua Página no Facebook? Quais foram os maiores desafios encontrados? Já alcançou resultados interessantes? Compartilhe com a gente! Deixe seu comentário para dividirmos experiências e conhecimento sobre essa fantástica Rede Social.