image Invista em remarketing para ter um E-Commerce de sucesso image Marketing para E-commerce: 7 motivos para usar o E-mail em sua Loja Virtual

Como integrar o Blog e o Facebook ao Funil de Vendas da sua empresa

como-integrar-blog-facebook-ao-funil-de-vendas-sua-empresa

Para sua empresa alcançar um novo patamar em captação de clientes pela internet é fundamental conectar os pontos do marketing digital do seu negócio.

Atualmente, ações isoladas que desconsideram a estrutura do funil de vendas podem não surtir o efeito esperado, não porque estão sendo mal executadas, e sim porque falta uma integração entre todas práticas online.

Neste artigo mostraremos como integrar duas estratégias essenciais para o marketing digital do seu negócio, o Marketing de Conteúdo (Blog) e as Redes Sociais (mais especificamente o Facebook), com o Funil de Vendas.

O que é o Funil de Vendas?

O funil de vendas trata-se de uma estrutura onde você pode classificar o grau de maturidade das pessoas interessadas em seus produtos e soluções e conduzi-las até o momento da compra.

Funil de Vendas

Você pode ver a descrição de cada etapa do funil neste blog post sobre Inbound Marketing.

Seguindo essa estrutura, sua empresa deve produzir conteúdo considerando público-alvo que pretende atingir: topo, meio ou fundo de funil.

Ou seja, para alcançar os visitantes do seu Site, Blog ou Facebook, será necessário publicar conteúdos de acordo com o estágio que se encontram. Se a estratégia neste momento for atingir os visitantes com pouco conhecimento sobre seu segmento, o ideal é publicar blog posts de topo de funil, que tenham um teor de aprendizado com assuntos mais gerais e dicas simples para este público-alvo.

Para alcançar o público que se encontra no meio do funil, ou seja, que já reconheceram o problema e estão considerando as opções para a solução deste problema, publicar conteúdos que abordem questões mais técnicas e dicas mais aprofundadas sobre o seu assunto é o mais adequado.

Se o objetivo for atingir de forma mais precisa os visitantes que se encontram no fundo de funil, decidindo se irão comprar mesmo alguma das opções oferecidas, seja pela sua empresa ou pela concorrência, o melhor é oferecer conteúdos de mostrem os diferenciais da sua empresa e, eventualmente, divulgar preços e condições de pagamento.

Blog e Facebook caminhando juntos

O potencial do Facebook como meio de divulgação é inegável. Empresas de todos os segmentos estão presentes nessa rede e os motivos são diversos.

Porém, estar no Facebook não significa que sua empresa irá atingir de forma efetiva o público que espera. Para atingir essa meta, a melhor sugestão é a junção entre a Rede Social e o Blog do seu negócio.

Ao publicar no Facebook todo o conteúdo produzido para o Blog, você estará oferecendo conteúdos mais relevantes que imagens, gifs, montagens ou vídeos que só geram “likes”: direcionar seu público para o Blog irá realmente impactar de forma positiva a sua audiência.

No Blog, sua empresa terá a oportunidade de oferecer conteúdo relevante que irá ajudar seus potenciais clientes das mais diversas formas.

Sem contar que ao produzir conteúdos para todas as etapas do funil de vendas, seus seguidores do Facebook que forem visitar seu Blog encontrarão artigos, tutoriais, dicas, reviews, entrevistas, entre outros conteúdos de acordo com o estágio da jornada de compra em que se encontram.

O Blog é um território onde você consegue oferecer conteúdos mais ricos aos seus clientes em potencial, porém, contar com uma ferramenta de divulgação incrível como o Facebook ainda deve ser prioridade para o seu negócio.

E é esse o próximo tópico que abordaremos.

Explorando o potencial de divulgação do Facebook

O brasileiro passou a ser o cidadão que mais passa seu tempo no Facebook. Pois é, o tempo de permanência do brasileiro na rede social superou todas as expectativas. Este é um indicativo muito latente de que é o momento de explorar todo esse potencial para o seu negócio.

Além de publicar as matérias do seu Blog na timeline da sua empresa, existem outras duas práticas excelentes para a divulgação de conteúdos.

Uma delas é mapear grupos do Facebook onde seus clientes em potencial estão e começar a oferecer conteúdos relevantes para alcançar as pessoas interessadas em seu mercado, discutindo o seu segmento em grupos relacionados.

Outra excelente ferramenta dessa rede social é o Facebook Ads: um sistema de anúncios do próprio Facebook que permite impulsionar publicações e segmentar anúncios para públicos-alvo muito específicos.

A capacidade de super segmentar o público de seus anúncios transforma o Facebook Ads em uma grande aliada na divulgação dos conteúdos do seu Blog. Dependendo do assunto e da forma que ele é abordado, sua empresa poderá atingir públicos exatos, de acordo com gênero, faixa etária, localização geográfica e interesses demonstrados a partir do histórico na rede.

Essa é uma forma excelente de integrar sua estratégia de Blog e Facebook com o Funil de Vendas: de acordo com a classificação de determinado conteúdo (topo, meio ou fundo) você pode segmentar a divulgação de determinada forma.

Conteúdos de maior imersão no assunto podem ser impulsionados para alcançar as pessoas que já tem algum contato com a sua empresa, como os seguidores da sua página corporativa.

Já os conteúdos mais gerais com uma abordagem de topo de funil podem ser anunciados a pessoas que ainda não curtem sua página mas que de acordo com sua segmentação poderão ter algum interesse em seu segmento.

Em resumo, o Facebook Ads costuma trazer excelentes resultados em engajamento e tráfego para o Blog se for feita uma segmentação precisa, com foco no público com potencial para se tornar cliente.

 

Seguindo essas dicas, sua empresa conseguirá integrar sua estratégia de conteúdo no Blog e no Facebook ao Funil de Vendas.

Elaborando conteúdos para os diferentes estágios da jornada de compra dos clientes em potencial e divulgando de forma precisa na rede social, sua estratégia ganhará mais consistência, algo fundamental para ter sucesso com marketing digital nos dias de hoje.

 

Você já aplica essa metodologia na produção e divulgação de conteúdo? Percebe a diferença que a integração entre essas práticas gera para o seu negócio?

Deixe a sua opinião! Escreva nos comentários qual foram seus resultados e tire suas dúvidas caso não tenha começado a aplicar em seu negócio!

Marketing Digital completo para iniciantes

Você também vai se interessar por: