image Remarketing com Inteligência Artificial: o que é, vantagens e aplicações image 5 Dicas para Aplicar Inteligência Artificial em Vendas

    Benefícios do Machine Learning no Marketing Digital da sua Empresa

    Benefícios do Machine Learning para o Marketing Digital

    Como um recurso tecnológico pode fazer uma empresa ganhar mercado? Hoje em dia é incontável o número de produtos e serviços decorrentes do avanço da Ciência da Computação. Muito deste crescimento se deve à Inteligência Artificial. Neste artigo você vai saber quais são os benefícios do Machine Learning no Marketing Digital da sua empresa e como ele pode elevar a sua marca de patamar. 

    Só para ilustrar este começo de conversa, observe o recurso de “autocompletar”. Ele está disponível no momento em que fazemos uma busca no Google. A gente começa a digitar e o algoritmo ‘adivinha’ o restante da palavra ou mesmo de expressões inteiras. 

    Isso nos parece incrível. E é mesmo! Porque nos ajuda a encontrar com muito mais rapidez o que estamos buscando e promove uma enorme economia de tempo e dinheiro. Segundo informação de Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, são poupados 200 anos de digitação por dia. 

    Para que esta ‘mágica’ aconteça a Ciência da Computação processa milhões e milhões de sinais, desta e de outras pesquisas, e ainda analisa como elas se relacionam. Tudo isso acontece ali, naquela fração de segundo em que decidimos por uma letra ou outra. 

    Quem faz isso é o Machine Learning, ou aprendizado de máquina, uma das aplicações mais potentes da Inteligência Artificial.

    Similarmente, ele também facilita nossa vida em outros mecanismos como os sistemas de recomendação, detecção de fraudes, segurança e vigilância. Também é encontrado em robôs, carros autômatos, sem falar nos feeds das redes sociais.

    Além disso, tem ampla aplicabilidade no mundo dos negócios como previsão de demanda, negociação financeira, logística, diagnósticos e transações de vendas on-line.

    Em resumo, quanto mais útil para as pessoas, mais mercado. 

    Esta lógica também se aplica à nossa empresa. Os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes nas interações com as empresas. Eles esperam receber respostas rápidas e precisas. Estão valorizando as inovações tecnológicas que permitem atendimento em tempo real, proporcionando comodidade e uma relação mais intuitiva, sem atritos. 

    E o nível de exigência não para de subir. 

    Pense comigo. Se seu aplicativo de Delivery atende plenamente estas necessidades, é natural que você espere o mesmo desempenho do aplicativo de seu banco, certo? Com isso, o patamar de padrão de qualidade de todas as  empresas precisa subir também. 

    Dois Fatores que Levam os Benefícios do Machine Learning para o Marketing Digital

    Benefícios do Machine Learning para o Marketing Digital

    Você já deve ter percebido que o Machine Learning só vai melhorar a sua empresa se ela for capaz de melhorar a vida das pessoas, se puder ser útil de alguma maneira.

    É lá na ponta, na mão do consumidor, que seu negócio ganha mercado. Isso acontece no exato momento em que sua marca resolve um problema importante para o consumidor. 

    Sua marca se torna uma aliada das pessoas para fazer coisas do dia a dia, ou executar tarefas complicadas, proporcionando experiências extraordinárias. Isso ocorre por meio da combinação de dois fatores. 

    Em primeiro lugar, o Machine Learning aprende sobre seu negócio.

    O processamento de dados por máquinas inteligentes, capazes de aprender, traz para sua empresa a possibilidade de ter novos ‘insights’, melhorando e tornando mais rápido o processo de tomada de decisão. Com isso, alcançando resultados mais dinâmicos. 

    Estes inovadores ‘insights’ ajudam no redirecionamento de objetivos e metas, na detecção de novas oportunidades, gerando decisivos diferenciais competitivos. 

    Sobretudo, ele acelera a transformação digital, o que garantirá a sobrevivência da sua empresa neste novo e desafiador ambiente de negócios.

    Em segundo lugar, o Machine Learning aprende sobre seu cliente.

    Se esta tecnologia é capaz de ‘adivinhar’ o que vamos escrever, como mencionamos no início deste artigo, o que dirá sobre as demais atividades humanas?

    O sistema distingue padrões de comportamento que expressam perfis, preferências e rejeições, dores e necessidades específicas e particulares. A partir deles é possível fazer uma segmentação muito mais realista e criar estratégias mais eficazes.

    Por outro lado, o Machine Learning colabora para a descoberta de novos detalhes dentro de cada segmento, enriquecendo a elaboração da Persona e promovendo o melhor direcionamento da Produção de Conteúdo Relevante.

    Melhorando a Comunicação da Marca com o Cliente

    Benefícios do Machine Learning para o Marketing Digital

    Dois dos principais pressupostos da Comunicação Assertiva são: a clareza de objetivos (da empresa) e o profundo conhecimento do interlocutor (o cliente). 

    Trabalhando nas duas pontas, o Machine Learning torna-se uma ferramenta indispensável para obter sucesso nas estratégias de Marketing. Principalmente nos dias de hoje, em que os processos de compra e venda estão ficando extremamente digitalizados. 

    Pense na infinidade de possibilidades que pode surgir se sua empresa for capaz de prever a jornada de compra do cliente. A cada passo, você poderá oferecer o melhor argumento, conduzindo sua caminhada até a decisão de compra, quando você fará a oferta irrecusável. 

    Em seguida, depois de satisfazer plenamente as necessidades urgentes do cliente, você poderá desenvolver uma estratégia de relacionamento e fidelização. E isso torna possível a realização de um pós-venda personalizado, com up-sell e cross-sell sob medida para cada perfil de cliente.

    Tudo isso passa pela aplicação do Machine Learning no Marketing Digital. 

    Felizmente, esta área do Marketing tem imensa capacidade de adaptação e passa por profundas transformações a cada nova tecnologia que se mostra útil para os consumidores. E com o Machine Learning não é diferente. 

    Eis aqui alguns exemplos de mudanças nos principais objetivos de Marketing que melhoram a comunicação da sua marca com o cliente:

    1 – Exagero com Palavra-Chave

    Não adianta mais fazer publicações na Internet cheias de palavras-chave no intuito de melhorar o ranqueamento nos motores de busca. Como Machine Learning consegue processar muito mais dados, outros fatores estão ganhando espaço.

    Por exemplo, conteúdos com qualidade superior em termos de informação e clareza têm mais chance de sucesso. Isso porque o algoritmo classifica as respostas de acordo com a capacidade de satisfazer a necessidade imediata de quem precisa resolver um problema. 

    Consequentemente, perdem espaço os conteúdos vazios, infundados, apelativos, considerados apenas como ‘caça cliques’, que não se preocupam com a experiência do usuário. 

    2 – Um Mar de Conteúdos ao Léu

    Por falar em Conteúdo, você já deve estar assustado com a infinidade de artigos, posts, e-mails, vídeos e lives que andam por aí, não é mesmo? Confessa: a maioria vai para o lixo.

    Junto com este conteúdo ruim, vai para o lixo também a imagem da marca autora do conteúdo. Já ela que demonstrou saber muito pouco sobre você. 

    A única maneira de fazer a mensagem se destacar neste mar de conteúdos jogados ao léu é utilizando Machine Learning. Ele consegue rastrear o consumidor e descobre o que ele gosta de consumir. 

    Desta forma, ele entrega apenas o conteúdo que for útil para o cliente. Logo, poupa a imagem da marca e evita desperdício. 

    3 – Métricas que não dizem nada

    Uma das características mais importantes do Marketing Digital é a mensuração. Mas, muitas vezes, quando analisamos o desempenho das campanhas, nos deparamos com números que não dizem muito sobre os resultados reais de sua empresa.

    Isso acontece porque quase todo mundo usa as mesmas estatísticas. Com o Machine Learning é possível ampliar este leque e, mais que isso, dar mais atenção apenas às métricas mais valiosas para seu negócio. 

    Ele também cria condições para você compreender melhor os obstáculos que podem dificultar o cumprimento dos objetivos empresariais. 

    Além disso, fornece relatórios mais detalhados e direcionados para cada modelo de negócio, levando a ações mais estratégicas e assertivas. 

    .x.

    Em resumo, os avanços decorrentes da utilização do Machine Learning no Marketing Digital estão transformando dados dispersos em informações valiosas. Por sua vez, elas geram ‘insights’ surpreendentes,  baseados na realidade. Não em inspirações ou especulações. 

    Como resultado, eleva a qualidade da estratégia e melhora o relacionamento com o cliente. Sua marca se coloca em outro patamar de interação. Mais empática, menos invasiva e em sintonia com este novo e desafiador mercado digital. 

    Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. A ideia foi mostrar alguns dos principais benefícios do Machine Learning no Marketing Digital da sua empresa. 

    Se você gostou, escreva para a gente. Conte suas expectativas. Teremos o maior prazer em ajudar no seu processo de transformação digital.