image Machine Learning na Prática: Tudo o que Você Precisa Saber image Benefícios do Machine Learning no Marketing Digital da sua Empresa

    Remarketing com Inteligência Artificial: o que é, vantagens e aplicações

    Você já deve ter percebido que os anúncios na Internet estão ficando cada vez mais eficientes. Isso acontece porque novas tecnologias estão permitindo que as campanhas sejam super direcionadas. Nem mesmo o crescente volume de dados coletados diariamente compromete o resultado final. Neste artigo você vai saber como levar este sucesso para a sua empresa, utilizando o Remarketing com Inteligência Artificial. 

    Todo mundo que tem acompanhado as novidades que aparecem na Internet já ouviu falar de Remarketing. E, mesmo que não saiba exatamente do que se trata, com certeza já foi impactado por ele. 

    Só para exemplificar. Basta você visitar um site interessado em alguma informação ou produto e sair por algum motivo, sem comprar, para começar a ver anúncios com ofertas e mensagens tentando convencer você a voltar ao site e terminar a compra. 

    Isso é Remarketing. Em outras palavras: uma ferramenta pensada para disparar anúncios apenas para pessoas realmente interessadas por um produto ou serviço. 

    Esta é uma estratégia muito utilizada pelos sites de e-commerce e focada no fundo do Funil de Vendas. Entretanto, por ser tão exitosa, ela também está sendo aplicada no meio e na parte superior do Funil. Isso significa alcançar pessoas que pesquisam soluções nos motores de busca ou aqueles visitantes que ficaram apenas na página inicial do site e por pouco tempo. Isso só é possível a partir de uma combinação matadora:

    O poder de escala associado ao poder de personalização.

    Por um lado, a Inteligência Artificial permite a geração de alta demanda, em modelos replicáveis e automação de processos. Isso acontece num fluxo de otimização permanente, que reduz custos, aumenta produtividade e garante performance exponencial. 

    Por outro lado, a Ciência de Dados analisa perfis comportamentais, características de usuários, suas preferências e aversões. Assim, consegue prever atitudes e oferecer experiências incríveis e individualizadas. A fim de criar pontos de contato dinâmicos e customizados, visando aumentar o engajamento. 

    Já imaginou esta dupla gerando negócios para a sua empresa?

    A maior vantagem do Remarketing com Inteligência Artificial

    Remarketing com Inteligência Artificial

    Outro termo que você já deve ter ouvido falar é Machine Learning, ou aprendizado de máquina. Este é o mais importante motor de desenvolvimento da Inteligência Artificial.

    Com ele é possível combinar ciência, estatística e codificação por computador. Isso tudo junto é capaz de fazer previsões com base em padrões minerados em dados. 

    Você e seu time de Marketing poderão alcançar clientes com base na intenção de compra e melhorar a prospectação com uso de recomendações. Além disso, terão melhores insights para conteúdo, baseados em tendências invisíveis aos olhos humanos. 

    Entretanto, com o tempo, o número crescente de contatos está gerando uma Lista de Remarketing que não para de inchar. Fazem parte dela uma relação imensa de pessoas que não têm perfil para se tornarem clientes de sua empresa.

    Aqui está a maior vantagem do Remarketing com Inteligência Artificial. Porque não basta chamar o visitante de volta depois que ele abandona o ‘carrinho de compras’.

    Relevante é evitar o abandono.

    Nesse sentido, vale uma observação. Os clientes estão tomando decisões de compra com base em experiências passadas, não com base no produto em si. Ou seja, uma má experiência pode pôr tudo a perder, mesmo se você fizer um bom trabalho para atraí-lo e seu produto for de primeira qualidade. 

    Também é importante perceber que o consumidor muda de comportamento muito rapidamente e de forma inesperada. O que torna imprescindível detectar e entender estas mudanças em tempo real. 

    Desse modo, para desinchar a Lista de Remarketing e evitar o abandono do ‘carrinho de compras’, o algoritmo processa, analisa e identifica padrões de comportamento, relaciona com informações de localização e contexto, acompanha a navegação e verifica se este visitante concluirá ou não a compra. 

    Se a tendência é não concluir, ele é direcionado para uma lista de qualificação, para que a equipe de marketing possa se aproximar e prepará-lo melhor para a compra, evitando o abandono. Caso indique que vai converter, ele pode ser deixado em paz, na sua jornada natural de compra. 

    Isso também permite medir a ‘temperatura’ do cliente. Dessa maneira, o esforço de vendas pode ser orientado para os clientes mais ‘quentes’, melhorando a performance e o resultado fina..

    Estratégias, Possibilidades e Aplicações na sua Empresa

    Remarketing com Inteligência Artificial

    Como você já percebeu, as decisões de Marketing Digital estão ficando cada vez mais estratégicas. Atualmente é possível reunir todas as informações relevantes em um único painel para estudar ações que podem impactar o negócio como um todo. 

     

    Vamos ver alguns exemplos práticos:

    • Como a frequência de acessos interfere na decisão de compra. Pode ser analisado por usuário e por campanha. Isso é importante para o Remarketing adaptar a frequência aos perfis de comportamento. 
    • O impacto de uma campanha e o comportamento do site nas vendas. Existem ferramentas de alta tecnologia que possibilitam integrar as informações ao banco de dados para análise e diagnóstico. 
    • Análise Preditiva para usuários específicos. Prevê o valor do cliente ao longo do tempo (LTV) gerando ações para segmentos com alto poder de compra. Isso fortalece a fidelidade à sua marca.
    • Análise Prescritiva, que faz a coisa acontecer. De acordo com o comportamento do cliente, ela indica o que deve ser feito para atingir o objetivo. É como se fosse o GPS orientando: vire à esquerda. 

     

    O Remarketing surgiu no Google, que criou o ‘TensorFlow’, uma biblioteca para aprendizado de máquina de código aberto. Se for do seu interesse, aqui você pode aprofundar seus estudos. Porém, esta estratégia já pode ser executada em diversas plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. 

    O Remarketing é o patamar de perfeição do Marketing Digital. Ele traz para a realidade o maior sonho da Publicidade On-line, que é entregar o anúncio certo, para a pessoa certa, no momento certo.

    Então, vamos ver agora quatro maneiras de você utilizar esta valiosa ferramenta em seu negócio:

     

    • Torne sua Marca Memorável

     

    Você já ouviu falar em Cross Chanel Remarketing? É como fazer Remarketing entre canais, ou cruzando vários canais. Isso faz com que sua Marca seja lembrada por mais tempo. Uma única mensagem é apresentada a ele por diversos meios, como Facebook e Google, fixando mais firmemente sua imagem. E este diferencial é muito significativo porque, hoje em dia, as pessoas preferem comprar das marcas que elas conhecem, que estão sempre presentes na vida delas. 

     

    • Segmente pelo Comportamento

     

    Crie Listas de Remarketing com base no comportamento do cliente no seu site. Por exemplo: o tempo de permanência na página, as páginas mais visitadas  ou as páginas de saída. Você pode utilizá-las para criar campanhas de Remarketing com ofertas específicas para aqueles visitantes que não concluíram a compra. Existem ferramentas de alta tecnologia capazes de executar esta tarefa com máxima precisão, apresentando ótimos resultados.

     

    • Apareça na Hora que o Cliente Precisa

     

    Este é o Remarketing de Busca. É o que apresenta melhor custo benefício e é ótimo para quem tem pouco dinheiro para investir. Visto que o anúncio impacta exclusivamente o cliente que já demonstrou interesse, no momento em que ele faz uma busca no Google, usando sua palavra-chave. Ou seja, na hora que ele revela sua dor, você se apresenta com a solução. 

     

     

    • Use Anúncios Dinâmicos com IA

     

    Você configura uma única vez seu conjunto de anúncios e a Inteligência Artificial exibe de maneira personalizada, de acordo com os dados e o histórico de visualizações. Cada pessoa vai ser impactada com um anúncio diferente, criado dinamicamente, em tempo real, exclusivamente para aquele momento e aquele cliente. Com isso, o anúncio se torna mais relevante, aumentando a taxa de conversão. 

     

    E a boa notícia é que estas tecnologias estão se aprimorando aceleradamente, com a utilização do aprendizado de máquina. Por consequência, elas estão ficando mais amigáveis e gradativamente mais acessíveis a todo tipo e porte de empresa. 

    Outro efeito positivo é que também são ampliadas as formas de utilização do Remarketing, gerando resultados concretos e em curto espaço de tempo. 

    Não deixe de aproveitar esta tecnologia para alavancar seu negócio. Se precisar de ajuda, fale com a gente. Vamos falar sobre este mundo de novas possibilidades que o Remarketing com Inteligência Artificial está trazendo para nós.