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4 Perguntas Capazes de Impulsionar seu Plano de Marketing Digital

4 Perguntas Capazes de Impulsionar seu Plano de Marketing Digital

Os empreendedores que investem na presença digital demonstram que entendem a necessidade de ocupar seu espaço neste novo mundo dos negócios. Eles passaram por esta fase com sucesso e, agora, querem mais: querem resultados. Por isso fizemos este artigo com quatro perguntas sobre Plano de Marketing Digital.

Com o passar do tempo, está ficando cada vez mais fácil criar um negócio e divulgar os seus produtos ou serviços na internet. Postar no Facebook, publicar imagens no Instagram e escrever artigos nos blogs são excelentes para atrair clientes.

Entretanto, muitos empresários cometem o erro de ignorar a importância do Plano de Marketing Digital.  Técnicas equivocadas podem prejudicar o desempenho de boa parte das ações e, por isso, não alcançam os resultados esperados.

Veja agora as quatro perguntas que direcionam os principais passos que você deverá seguir na estratégia da sua marca para alavancar o seu negócio:

1 – Qual é o Objetivo do seu Plano de Marketing Digital?

A primeira coisa a se fazer para o seu negócio dar certo é definir um objetivo, onde deseja chegar com seu Plano de Marketing Digital.  Escolha um determinado período de tempo e estabeleça uma meta a ser alcançada.

Por exemplo: deseja melhorar as suas vendas? Quem sabe você precise que a sua marca seja reconhecida como especialista na sua área de atuação?

É a partir desta escolha que são elaboradas as estratégias, são produzidos os conteúdos e analisados os resultados.

4 Perguntas Capazes de Impulsionar seu Plano de Marketing Digital

2 – Qual é o seu Público-Alvo?

Para produzir conteúdos relevantes que trazem retorno positivo para a estratégia, o passo seguinte é conhecer os seus clientes e os potenciais clientes, saber das  preferências do seu público-alvo. Sem isso a comunicação fica prejudicada e você não causa o impacto necessário.

Pesquise, questione os seus consumidores e saiba a fundo tudo sobre eles. Não fique apenas no perfil generalizado. Fala um trabalho mais detalhado.

Já ouviu falar de Persona? É uma representação do seu consumidor ideal. Neste caso, pergunte sobre hobby, área de atuação profissional, assuntos de interesse, quais seus desafios, suas dores, enfim, componha uma personalidade mais complexa.

4 Perguntas Capazes de Impulsionar seu Plano de Marketing Digital

3 – Quais serão as suas Ações?

Agora tudo fica mais fácil. Já sabemos onde queremos chegar e sabemos tudo da nossa persona. Hora de começar a elaborar o Plano de Ação. Aqui você vai identificar os canais que serão utilizados no seu Planejamento de Marketing Digital.

Quer um exemplo? Se sua persona está mais ligada a moda, decoração ou consumo, as rede ideais para encontrá-la são Facebook, Instagram e Pinterest. Mas, se ela tem interesse maior pela área profissional e gosta de conteúdos institucionais, o LinkedIn é a rede mais apropriada para falar com ele.

Vamos partir para a ação, colocar a mão na massa. Já podemos começar a produzir os conteúdos criados especialmente para a persona, usando uma linguagem próxima e abordando assuntos do seu universo, sempre buscando atingir seus objetivos.

É fundamental que os conteúdos sejam criados observando as técnicas do SEO (Search Engine Optimization), para atingir um bom posicionamento nos indicadores de busca.

4 – Como monitorar os seus resultados?

Como o foco dos empresários é ter resultados concretos com suas estratégias digitais, torna-se imprescindível monitorar o desenvolvimento das ações. Os conteúdos devem ficar incríveis, mas também precisam ser eficientes. É fundamental saber os efeitos das postagens para o seu negócio.

Veja alguns pontos que devem ser monitorados:

  • Aumento no número de acessos do seu site;
  • Crescimento do número de seguidores nas redes sociais;
  • Publicações com mais curtidas, comentários ou compartilhamentos;
  • Evolução do número de compras;
  • Quais usuários assinaram a newsletter no período.

Existem ferramentas que podem ajudar você nesta tarefa, como o Google Analytics e o Hootsuite. Ambas têm planos gratuitos e podem indicar melhorias na estratégia para ter mais desempenho.

Gostou das nossas perguntas sobre o Plano de Marketing Digital para alavancar o seu negócio? Então, compartilhe o post e divulgue para os seus amigos nas redes sociais!