image Veja como o SEO vai aumentar as visitas do seu E-Commerce e gerar mais vendas image Seu E-Commerce não tem visibilidade? O que falta é Inbound Marketing

    5 dúvidas de Inbound Marketing que podem impedir o sucesso da sua empresa

    5-perguntas-que-toda-empresa-faz-antes-de-começar-o-Inbound-Marketing

    Avaliar os prós e contras do Inbound Marketing é o primeiro passo antes de implementar essa estratégia em sua empresa. Algumas dificuldades podem aparecer no caminho e, sobretudo, dúvidas e preocupações sobre a metodologia em si.

    Veja nesse blog post 5 dicas que abordam as preocupações mais recorrentes em relação ao Inbound Marketing e ajudam você a obter mais resultados:

    1. “É possível alcançar resultados sem manter um profissional dedicado ao Inbound Marketing?”

    Gerenciar o tempo é um desafio para toda empresa. É preciso saber priorizar e dar foco nas ações pois sempre teremos mais ideias do que tempo disponível para executá-las. Logo, ao trabalhar em cima de uma ideia, sua empresa estará investindo recursos e tempo sobre aquilo.

    Os melhores resultados serão alcançados de acordo com o tempo investido na estratégia. Porém, se a sua empresa não tem condições hoje de manter um profissional dedicado ao Inbound Marketing, sua equipe pode adotar práticas focadas em resultados mais imediatos, por exemplo:

    • Definir apenas uma persona para iniciar o desenvolvimento do trabalho.
    • Produzir conteúdo mais resumidos, mas com grande potencial de alcance entre seu público-alvo
    • Elaborar o primeiro material educativo para geração de leads com foco na persona desenvolvida anteriormente
    • Criar uma metodologia clara para a abordagem dos leads mais qualificados pela sua equipe de vendas.

    Concentre seus esforços para começar com o mínimo necessário para iniciar a estratégia. Abranger todas as necessidades ao mesmo tempo irá dificultar o processo devido ao tempo limitado que as empresas geralmente apresentam.

    Mantenha o foco, anote as boa ideais que irão surgir durante a caminhada e aplique no momento em que houver recursos e tempo disponível.

    2. “Quanto tempo vai demorar para minha empresa ter resultados?”

    É natural esperar que seu investimento em marketing lhe traga resultados imediatos. Todo empreendedor busca o retorno mais breve possível. Nesse contexto, é inadequado considerar que no primeiro mês todos os resultados sejam alcançados (apesar de acontecer, é raro).

    Por ser uma estratégia sólida e permanente de geração de leads, o Inbound Marketing apresenta resultados duradouros de médio a longo prazo. Empresas que investem nessa estratégia devem estar preparadas para receber um aumento de demanda de 200% a 500% em média no número de potenciais clientes.

    Para empresas que buscam exclusivamente resultados a curto prazo, investir em links patrocinados e anúncios podem ajudar.

    O ideal é unir essa prática com a oferta de pelo menos um material de atração para que sua empresa consiga converter visitantes em leads. Investir em anúncios funciona essencialmente para gerar visitas, o que não é garantia de novos negócios.

    Alterar várias vezes o rumo total da estratégia irá certamente atrasar os resultados para sua empresa. Foco nas boas práticas do Inbound Marketing é a chave para não postergar a geração de leads e novos clientes.

    3. “O que devo fazer para gerar conteúdo relevante para o meu público?”

    Pensar em temas para conteúdos relevantes pode parecer difícil num primeiro momento. Porém, seguindo algumas recomendações essa tarefa será mais clara e objetiva. Veja algumas:

    • Após traçar a primeira persona, identifique os motivos pela qual ela busca seu serviço ou produto. Essa deve ser a premissa para o desenvolvimento das pautas de conteúdo.
    • Tenha claro que o seu Blog não deve falar sobre os seus produtos (vantagens e benefícios) e sim oferecer conteúdos que irão fornecer algum tipo de aprendizado ao seu público.
    • Se coloque como sua persona no momento de criar novos conteúdos. Considere o que ela busca no Google, o que ela segue nas redes sociais, e principalmente, quais são as “dores” desse potencial cliente (o que ela precisa resolver).
    • Além de relevantes, os conteúdos devem ser atraentes. Usar uma linguagem menos técnica e mais acessível pode ser uma boa maneira de conseguir a empatia do público, sobretudo com os visitantes que se encontram no topo do funil.

    Pensar em qual conteúdo produzir sem analisar profundamente o que os seus leitores querem saber gera mais dificuldade. A pesquisa de mercado e de público-alvo para a produção de conteúdo será essencial para a relevância do seu Blog.

    4. “Mas se eu oferecer todo o meu conhecimento, ninguém precisará da minha empresa, correto?”

    Incorreto, e explico por quê.

    Tornar-se referência é o principal objetivo ao transmitir conhecimento através do Blog.  Se a sua empresa oferece consultoria ou serviços, não deve ter receio em oferecer dicas e outros conteúdos sobre o seu trabalho. As principais referências do mercado sempre são empresas e pessoas que mostram o quanto sabem a todos.

    Quando vamos recorrer a alguém, buscamos a confiança que na grande maioria dos casos é transmitida pelo conhecimento. Haja vista a figura do professor que continua sendo a mais confiável no mundo todo, inclusive no Brasil.

    Comece a construir sua reputação para tornar-se autoridade em sua área de atuação. Quando sua empresa for referência na web, o número de leads irá aumentar expressivamente.

    Pense sempre nesse ponto: quando o cliente buscar informações sobre o que ele precisa, é melhor que ele clique em seu blog ao invés do site concorrente.

    5 – “E se ninguém visitar e nem clicar em nenhum conteúdo da minha empresa?”

    Após definir a persona, produzir conteúdo para o seu público e criar materiais para gerar leads, o esperado é atrair cada vez mais visitantes. A preocupação é justamente se o números de visitas irão aumentar conforme o esperado.

    Esta preocupação é totalmente cabível, considerando o fato da sua equipe estar investindo tempo e recursos para o sucesso da estratégia de Inbound Marketing. No entanto a grande maioria das empresas que investem em Inbound provam que as visitas e as conversões aumentam de fato.

    É importante ressaltar que a estratégia Inbound é a metodologia que permite mensurar com precisão todos os resultados gerados. Cada clique, cada acesso, cada conversão, tudo é monitorado detalhadamente para facilitar o processo de aprimoramento da estratégia.

    O marketing tradicional se baseia muito na esperança de atrair clientes, mas não consegue demonstrar claramente o impacto da campanha no público final. Desde a primeira ação online, sua empresa terá uma visão exata sobre a efetividade da estratégia, o que é muito complicado em uma propaganda outdoor ou televisiva.

    Toda informação coletada servirá de referência e apoio para calibrar a estratégia Inbound com o objetivo de deixar o processo de geração de leads e captação de novos clientes cada vez mais inteligente.

     

    Surgir preocupações e desconfianças é muito natural, sobretudo quanto apresentamos uma forma inovadora de se fazer marketing da web.

    A realidade é que o risco de manter as práticas tradicionais e continuar investindo apenas em anúncios é muito maior do que desenvolver uma estratégia mais robusta, que busca identificar o caminho que cada cliente percorre, desde a visita ao site ou Blog até a compra.

     

    Se tiver mais dúvidas ou preocupações relacionadas à estratégia de Inbound Marketing, escreva no comentários! Vamos discutir essa nova forma de fazer marketing online e criar uma base permanente de geração de leads e novos clientes.

    Inbound-Marketing-para-empresas