Está acontecendo diante de nossos olhos. A Pandemia deflagra mudanças bruscas e intensas no comportamento do consumidor, o que deixa o mercado instável. São tantas e tão rápidas que fica quase impossível acompanhar. A solução para isso é usar Inteligência Artificial no Marketing Digital. Neste artigo, vamos mostrar como ela detecta alterações significativas na taxa de conversão e promove o máximo aproveitamento do orçamento.
Antes de mais nada, é importante fazer um registro. Independentemente da Pandemia, o que está acontecendo conosco – como consumidores – é a prova de que nossos interesses e expectativas, associadas ao comportamento de compra, podem mudar sempre.
Portanto, não é um fenômeno atrelado à crise atual. Esta dinâmica é uma característica humana que constantemente provoca flutuações na demanda por serviços e produtos. E elas estão ficando gradativamente mais frequentes.
Por que? Simples: o mercado somos nós, pessoas que compram e vendem. Mercado não é dinheiro, número, índice, gráfico, projeções. Estes são apenas indicadores que medem os efeitos do nosso comportamento na economia.
E, a grosso modo, nós atuamos no mundo dos negócios da mesma maneira que em outras situações.
Por um lado, demonstrando insegurança, egoísmo, avareza. Você já deve ter observado o comportamento das bolsas de valores, não é mesmo? Por outro lado, lealdade, solidariedade, inteligência emocional. São pontos fortes e fracos oscilando de acordo com o ambiente, hostil ou favorável. São estas alterações que impactam as taxas de conversão e reduzem a efetividade dos investimentos.
O desafio de definir o ‘Budget de Marketing’
Sim, sim. Este é um imenso desafio para grande parte dos empresários. É também uma questão recorrente para a qual não há uma resposta pronta. E vamos explicar o porquê.
O termo ‘Budget de Marketing’ se refere a todo orçamento que a empresa dedica às ações relacionadas à publicidade e à propaganda. Só para ilustrar, são ações como lançamento de produtos e serviços, impressão de material de divulgação, fortalecimento de marca.
Ou seja, afeta diretamente todo o negócio. Isso porque o Marketing é um dos pilares de qualquer empreendimento. É por meio dele que se pode estabelecer conexões com as pessoas, aumentar as vendas e ampliar a participação no mercado.
Pela mesma forma, o contrário também é verdadeiro. A falta de definição destes orçamentos pode levar a empresa a investir em outras ações não tão relevantes, ficando sem recursos para a atrair os clientes. Outra consequência é, sem planejamento, a empresa exagerar demais nos gastos, abalando o equilíbrio financeiro.
Diante disso, por ser tão estratégico, o ‘Budget de Marketing’ acaba dependendo da natureza de cada modelo de negócio, cada perfil de cliente, cada mercado. Resultado: esta definição não pode ser arbitrada aleatoriamente.
Passo a passo para a definição do ‘Budget de Marketing’:
- Detalhe todos os investimentos já realizados neste setor. Cada empresa tem seu perfil de gastos com divulgação. Por isso, não há um padrão pré-estabelecido.
- Defina objetivos e metas para o Marketing. De nada adianta caminhar, sem direção. Certamente, o Plano de Comunicação deve estar em sintonia com o Planejamento Estratégico.
- Calcule os Valores a serem investidos. Faça isso com base nos anos anteriores, aplicando os devidos ajustes às mudanças de cenário. Quem está começando agora pode fazer ‘benchmarking’.
- Faça cotações de cada uma das ações. Orce também custos de gerenciamento e de ferramentas associadas ao tipo de marketing que a empresa vai adotar.
- Aplique uma margem de segurança de 15% a 20%. Isso é importante porque pode ocorrer variações de preços no decorrer do período, inviabilizando a execução da estratégia.
- Avalie sua saúde financeira. Dê cada passo de acordo com a situação da empresa e o cenário externo. O ‘Budget de Marketing’ deve refletir os objetivos do negócio e também a sua capacidade de investimento.
Como a Inteligência Artificial no Marketing Digital otimiza seu orçamento?
Mais importante quando se fecha o ‘Budget de Marketing’ é assegurar que ele cumpra os objetivos, atinja as metas e traga os resultados esperados. E, neste contexto de instabilidade no comportamento do consumidor, a tarefa fica bem difícil.
Decerto, é aqui que entra a Inteligência Artificial no Marketing Digital.
Atualmente, a agência que trabalha com alta tecnologia, como a Onflag Negócios Digitais, dispõe de ferramentas capazes de otimizar campanhas e impulsionar os resultados, promovendo o máximo aproveitamento do orçamento e aumentando o ROI, retorno sobre o investimento.
Os modelos matemáticos de avaliação atribuem créditos de vendas e conversões para diferente momentos da jornada de compra do cliente, tanto no início como no final, que é o clique. Isto é, qualquer mudança significativa neste percurso pode ser identificada.
Estes algoritmos são projetados para melhorar os lances de Marketing Digital. O sistema funciona como um leilão em que os anunciantes estabelecem um valor máximo que desejam pagar por um clique no seu anúncio. A isso chama-se Lance Máximo, impondo um limite na oferta.
Assim sendo, você pode estabelecer várias estratégias como aumentar tráfego no seu site, ter mais visibilidade, gerar mais conversões, aumentar o ROI ou gerar mais valor de conversão, sem exceder o orçamento.
Lances Inteligentes e Conversão Algoritma
Deste modo, são realizados Lances Inteligentes, que reúnem um subconjunto de estratégias de lances automatizadas. Para isso, é utilizado o Machine Learning, ou aprendizado de máquina, para otimizar o valor das conversões em cada leilão.
A Conversão Algoritma aplica modelagem matemática sofisticada para, automaticamente, otimizar os lances e ajudar os profissionais de Marketing a tomar melhores decisões sobre onde investir seu orçamento. Com isso, o caminho percorrido pelo consumidor até a conversão é reduzido.
O algoritmo avalia não só o valor do lance, mas o contexto da pessoa no momento do lance, como por exemplo o dispositivo utilizado e o local. Isso interfere no desempenho da campanha.
Outro fator relevante: os lances são otimizados também com base nos dados de todas as suas campanhas realizadas até agora. Assim, você pode saber se a as mudanças na maneira de comprar são um fato isolado ou revelam uma tendência de comportamento que deve impactar a sua comunicação com o cliente.
Neste sentido, é recomendado analisar o desempenho das ações em períodos mais longos, com pelo menos 30 conversões.
Os Lances Inteligentes funcionam muito bem para todo tipo e tamanho de empresa, mas são especialmente indicados para as de pequeno e médio porte. Diante dos desafios da atualidade, elas precisam fazer mais com menos, valorizando cada centavo investido na estratégia de Marketing Digital.
Eles são também uma alternativa eficaz para acompanhar as mudanças no comportamento de compra do consumidor, agora e no futuro.
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