image Conteúdo em vídeo: a grande aposta do Marketing Digital image Por que o spam pode prejudicar a minha estratégia de marketing?

Como a Internet das Coisas pode transformar o marketing

Como a Internet das Coisas pode transformar o marketing

A Internet das Coisas veio para revolucionar a forma como vivemos e trabalhamos. Conheça mais sobre essa novidade tecnológica!

Você já ouviu falar em Internet das Coisas? Se não, pode anotar: você ainda vai ouvir muito sobre o assunto! O termo, também conhecido como Internet of Things (IoT), em inglês, diz respeito a uma revolução tecnológica com total capacidade para modificar a forma com que trabalhamos e lidamos com o dia a dia.

Trata-se de uma ideia tão promissora que já está impactando a dinâmica de muitas áreas do mercado, como o é o caso do marketing. Segundo os especialistas, o segmento sofrerá uma enorme mudança nos próximos cinco anos.

Que tal saber mais sobre como essa transformação pode influenciar a sua vida e, inclusive, as ações estratégicas do seu negócio? Confira!

O que é a Internet das Coisas?

Como a Internet das Coisas pode transformar o marketing

Que a internet já está presente em todos os cantos do mundo, nós já sabemos. Por onde vamos, encontramos pontos de wi-fi — seja em cafés, restaurantes, hospitais ou aeroportos. Estar conectado com o universo digital é cada vez mais fácil e, inclusive, o número de pessoas que possui dispositivos móveis só aumenta.

A estimativa é que até 2020, haja 26 bilhões de tablets, computadores e smartphones conectados. Não é demais? Dito isso, a Internet das Coisas carrega o conceito de que boa parte dos objetos usados no dia a dia possam, futuramente, ser facilmente conectados à internet.

Como? Imagine poder conectar a sua cafeteira, geladeira, fones de ouvido ou qualquer outro item, ao mundo digital? Essa revolução tecnológica, sem dúvida, impactará diretamente no modo como realizamos as nossas atividades ao longo do dia, tornando tudo mais prático e acessível.

Como a IoT pode impactar o marketing?

Como a Internet das Coisas pode transformar o marketing

Se essa novidade pode transformar a nossa rotina, é claro que também é capaz de impactar em nosso trabalho. O segmento de marketing, por exemplo, já está sendo influenciado. Ou seja, as ações estratégicas que você conhece e utiliza dentro de sua empresa, ficarão no passado ou, ao menos, deverão ser reinventadas. Reunimos aqui os principais pontos que podem sofrer grandes mudanças. Confira:

Coleta de dados relevantes dos clientes

Quer ter mais facilidade para armazenar os dados dos seus clientes e criar um mailing completo? A IoT será a grande facilitadora dessa atividade. Imagine só como não seria incrível se um restaurante pudesse dar boas-vindas aos seus clientes assim que eles entrassem no estabelecimento?

Além de ser uma prática muito legal para estreitar o relacionamento com o consumidor, também é excelente para a empresa coletar mais dados sobre o seu público.

Mais agilidade nos processos de compra

Provavelmente, você já ouviu a frase “tempo é dinheiro”, certo? Com o avanço da tecnologia, essa expressão faz cada vez mais sentido! Vivemos com agendas lotadas e temos rotinas agitadas. Por isso, procuramos por estabelecimentos que permitem realizar compras rápidas e que entreguem produtos de forma ágil e satisfatória.

A Internet das Coisas vem aproveitando bem essa necessidade e muitas empresas estão desenvolvendo plataformas e aplicativos que facilitem essa experiência para os consumidores. Por exemplo, um supermercado pode, perfeitamente, criar um app exclusivo que mostre aos consumidores onde estão os produtos que eles procuram. Uma excelente maneira de investir no marketing!

Integração de diferentes plataformas

Hoje em dia, já é possível fazer cadastros em sites com a sua conta no Facebook, não é? Então, vamos mais além! Vamos supor que, ao entrar em uma loja de cosméticos, uma adolescente seja direcionada exatamente para a seção dos produtos que ela mais curtiu na rede social.

Ou então, que ao entrar em um táxi, a sua lista do Youtube ou Spotify seja, automaticamente, direcionada para o aparelho de som do veículo. Isso permite que inúmeras empresas e profissionais de marketing desenvolvam experiências únicas e personalizadas para seus clientes. Outro ponto interessante é que, com essas ações, será muito mais fácil observar o comportamento e as preferências do público-alvo. Surpreendente!

O que não falta é criatividade e lugar para aplicar o conceito da Internet das Coisas! Aproveite essa nova ideia e inspire-se a criar ações para que sua empresa se destaque no mercado. Se ainda estiver com dúvidas sobre como criar um planejamento de marketing de sucesso, entre em contato conosco. A Onflag conta com um time de peso e que ajudará você a alavancar o seu negócio.

Aproveite e preencha o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão.