image Dicas incríveis para estimular a criatividade na sua agência image Estratégias para destacar o seu e-commerce no mercado

    Desvendando os mistérios do Marketplace

    desvendando-os-misterios-do-marketplace

    É comum que novos termos, conceitos e estratégias de mercado surjam, deixando empreendedores em polvorosa à procura das melhores aplicações para cada uma dessas inovações.

    Entre eles, muitos têm pensado em como utilizar um marketplace da melhor forma, sem saber, em primeiro lugar, o que é esse conceito diferenciado e como ele pode ser considerado um bom investimento.

    Para isso, pensamos em desvendar os mistérios do Marketplace e, assim, direcionar o seu conhecimento para as melhores aplicações dele no seu negócio. Confira!

    desvendando-os-misterios-do-marketplace-1

    O que é Marketplace

    Junção das palavras “market” e “place”, do inglês (mercado e local, respectivamente), o Marketplace é considerado um ambiente de trocas, compras e vendas de produtos.

    Mas, com a popularização da internet, o conceito migrou também de plataforma, saindo dos espaços físicos, com CEP e tudo, para os endereços virtuais. Um ponto de encontro onde todos estão conectados e podem utilizar o canal para divulgar e distribuir seus produtos.

    E você, provavelmente, já se pegou perambulando por entre páginas e mais páginas desses marketplaces – como é o caso do Mercado Livre ou o eBay, por exemplo.

    desvendando-os-misterios-do-marketplace-2

    Marketplace é um bom investimento?

    De imediato, é seguro dizer que o Marketplace oferece boa visibilidade às marcas, que conseguem concentrar os seus produtos em um lugar econômico, e que também confere diversidade para o consumidor em busca de um tipo de produto.

    Mas existem ainda outras vantagens em apostar nessa modalidade de negócio virtual, como:

    Marketplace é um bom investimento e de baixo custo

    Muitas vezes, o sistema já está pronto e implementado, fazendo com que as empresas apenas se adaptem ao modelo do marketplace em questão, como a comissão pela divulgação dos produtos.

    A parte boa, para o empreendedor, é que já se trata de um portal devidamente implementado e com tráfego, o que traz visibilidade rápida ao seu negócio.

    Modalidade de alto retorno

    Após o cálculo das taxas que o seu negócio deve arcar em um marketplace, é fácil pensar em valores que sejam atrativos e ofereçam um retorno atraente ao empreendedor.

    Sem falar que o retorno é mais rápido, como dissemos anteriormente, pois você está inserindo seus produtos em uma página que já possui tráfego, visibilidade e traz resultados.

    Relevância no SEO

    Muitas vezes, o Marketplace já está otimizado com as técnicas de SEO, permitindo que você tenha mais visibilidade e consiga montar as suas estratégias de otimização em suas páginas, gerando mais tráfego e interação com um público qualificado.

    desvendando-os-misterios-do-marketplace-3

    A diferença entre marketplace e e-commerce

    Com o que vimos até aqui, já deve ter ficado claro que o Marketplace é um modelo que difere bastante do tradicional modelo de e-commerce, certo?

    Afinal de contas, o primeiro não precisa se preocupar com gerenciamento de estoque, enquanto a variedade de serviços ou produtos vem ao custo da procura de marcas qualificadas, enquanto o e-commerce trabalha diretamente com a procura desse material.

    Além disso, a descentralização de estoque é outra diferença entre market place e e-commerce, pois a concentração de produtos fica por conta do fornecedor de produtos, e não da página virtual.

    Sem falar que o modelo de Marketplace também pode se destacar por conta de um fluxo de caixa mais maleável, formulado apenas pela oferta de novos vendedores em sua página. Ao passo que o e-commerce ainda se estabelece no modelo tradicional de vendas.

    Para o vendedor, há ainda a possibilidade de investir em mais de um Marketplace ao mesmo tempo. Ou seja: ainda mais diversidade para impactar o seu público-alvo, em um modelo que está a cada dia melhor planejado e estruturado para fazer frente ao e-commerce.

    Marketplace é, sim, um bom investimento

    Conhecer a diferença entre marketplace e e-commerce e também as principais vantagens do primeiro, com certeza, ajudam a posicionar o seu negócio da melhor forma possível, de maneira que você entenda como fazê-lo prosperar.

    E, para se especializar ainda mais nas ferramentas mais eficientes do mercado para alavancar a sua empresa, convidamos você a baixar, gratuitamente, o Guia de Inbound Marketing para Empresas criado pela Onflag.

    Um importante material que pode ajudar você a definir ainda melhor as suas estratégias!

    inbound-marketing-para-empresas