image Por que a experiência do usuário é importante no conteúdo? image Qual a importância do Marketing de Conteúdo no LinkedIn?

    Influenciadores digitais: por que são tão importantes?

    Influenciadores digitais: por que são tão importantes?

    Quer saber mais sobre a importância dos influenciadores digitais para um bom planejamento de social media? Confira nosso post e descubra!

    Não há como negar que estamos vivendo em uma era digital. Nos últimos tempos, a internet, bem como as redes sociais, ganharam grande relevância em nossas vidas. São nessas plataformas onde nos atualizamos sobre as notícias, discutimos assuntos e temos contato com diferentes serviços e produtos oferecidos no mercado.

    Tais fatores colaboraram para o surgimento dos chamados influenciadores digitais, que conseguem conquistar milhares de seguidores, além de vender ideias, serviços e produtos. O sucesso é tanto, que muitas marcas passaram a investir nesses ícones para alcançar resultados cada vez melhores.

    Para você entender melhor sobre o assunto, criamos esse artigo explicando o que são os influenciadores digitais e qual a sua importância para um bom planejamento de marketing de conteúdo. 

    Descubra o que são influenciadores digitais

    Muitos costumam confundir os influenciadores digitais com as celebridades. Em alguns casos, isso até pode acontecer, porém, nem todos influenciadores trabalham como artistas, cantores ou compositores.

    Em resumo, essas pessoas são consideradas especialistas em um determinado nicho e contam com um número alto de seguidores. Atualmente, é muito comum encontrar ícones relevantes nos segmentos da moda e beleza, saúde e fitness ou, inclusive, no mundo dos games. Nas suas redes sociais, podemos encontrar conteúdos relevantes e de qualidade, que são publicados com uma certa frequência e sempre direcionados ao público-alvo em questão.

    Diferente do que muitos acreditam, o número de seguidores não é o fator mais importante na hora de determinar se um usuário é um influenciador. Neste caso, o que conta é a relevância do seu conteúdo e o seu poder de influência.

    Ao fazer uma rápida análise nas redes sociais e comunidades pertencentes ao usuário, você notará o número de pessoas que estão realmente interagindo com os seus conteúdos, comentando nas publicações, compartilhando e fazendo marcações — são estes dados que determinarão se a pessoa pode ser considerada um dos influenciadores digitais ou não.

    Influenciadores digitais: por que são tão importantes?

    Entenda a relação dos influenciadores digitais com as redes sociais

    Como você já sabe, os formadores de opinião são utilizados há muito tempo nas campanhas publicitárias. Seja por meio de um garoto-propaganda em um anúncio de TV, nos cartazes impressos das marcas ou em outras formas de divulgação.

    Contudo, com o avanço da tecnologia, esses canais mudaram e, hoje, os responsáveis por esse papel são os influenciadores digitais. Desta vez, a audiência e autoridade estão presentes em diferentes redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, canais do Youtube ou blogs.

    A vantagem de investir na divulgação de um produto ou serviço através de um dos influenciadores digitais, é que eles são bem respeitados em seus nichos de atuação e a identificação dos leitores pode ser muito maior do que com uma celebridade. Isso faz com que, em geral, todo o conteúdo produzido esteja adequado ao público, aumentando as chances de aprovação e, consequentemente, de procura e consumo.

    Quer um exemplo? Alguns estudos já comprovam que, 72% do público feminino se envolve mais com um assunto, quando o mesmo é divulgado através de um influenciador. Inclusive, esse mecanismo é tão poderoso que muitos influenciadores digitais usam as redes sociais para divulgar os seus trabalhos pessoais — e os resultados são sempre positivos!

    Influenciadores digitais: por que são tão importantes?

    Saiba como incluir os influenciadores digitais na sua estratégia

    Para ter sucesso de alcance, as marcas precisam esquecer a ideia de investir apenas nas mídias offline. Hoje em dia, estar presente no cenário digital é um dos principais passos para quem quer ser reconhecido e valorizado no mercado.

    Das marcas pequenas aos grandes nomes da indústria — é sempre válido considerar uma parceria com um dos influenciadores digitais, seja para divulgar lançamentos, promoções e outras ações importantes. Já imaginou que esse pode ser o passo que faltava para você alavancar o seu negócio?

    Para isso, é preciso escolher bem o usuário para garantir que a divulgação traga reais benefícios para a sua empresa. Os principais pontos que merecem atenção são:

    • O público-alvo do influenciador é o mesmo da sua marca?
    • O seu produto ou negócio segue o mesmo estilo e valores do influenciador?
    • O influenciador está presente nos mesmos canais que o seu negócio?
    • O influenciador aborda temas que tenham relação com a sua marca?

    Seguindo esses passos, ficará mais fácil criar uma estratégia eficaz, melhorar o seu desempenho e tornar o seu negócio cada vez mais relevante no mundo online e também offline.

    Influenciadores digitais: por que são tão importantes?

    Viu, só? Os influenciadores digitais podem ser grandes aliados na sua estratégia de marketing de conteúdo. Quer saber mais sobre como alcançar excelentes resultados para o seu negócio? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!