image Marketing no carnaval: saiba como impulsionar suas vendas nessa data image Afinal, qual é a melhor hora para postar nas redes sociais?

    Marketing de causa: por que investir em ações sociais?

    Marketing de causa: por que investir em ações sociais?

    Quer saber qual a importância do marketing de causa e como aplicar essa ideia nas suas estratégias? Descubra com as nossas dicas exclusivas!

    Você já ouviu falar no marketing de causa? Nos últimos tempos, muitas empresas passaram a investir nessa ideia, com a finalidade de agregar um valor mais humanitário para o seu negócio e, com isso, melhorar o posicionamento da marca no mercado e aumentar as vendas.

    Apesar de o termo não ser conhecido por muitas pessoas, essas estratégias vêm sendo adotadas cada vez mais, inclusive, por grandes nomes, como McDonalds, Ambev, American Express, Hering e muitas outras.

    Se interessou pelo assunto? Confira nosso artigo com todas as vantagens dessas ações, bem como algumas dicas para você atrair consumidores através de parcerias sociais. Acompanhe a leitura!

    Afinal, o que é marketing de causa?

    Podemos dizer que o marketing de causa é um braço do tradicional marketing que já conhecemos. A diferença, é que neste caso, são criadas ações, unicamente de cunho social, com a finalidade de promover um produto ou serviço oferecido pela empresa.

    Para exemplificar, há algumas estratégias que são voltadas para essa finalidade, como é o caso do famoso McDia Feliz, promovido pela rede de fast-food mais famosa do mundo, ou também, o Criança Esperança, criado por uma grande emissora brasileira, em parceria a UNICEF e UNESCO, que visa a conscientização em favor dos direitos das crianças e adolescentes.

    Nestas ações, uma determinada empresa pode reverter parte de uma renda adquirida com a venda de produtos específicos para uma causa. Geralmente, essas estratégias são feitas junto a ONGs e outros órgãos sociais.

    Basicamente, o marketing de causa pode ser definido como uma parceria entre uma empresa e uma causa ou movimento social. Aqui, é importante ressaltar que ambos os lados são beneficiados com essas ações — a empresa, com os lucros, e a causa, com a visibilidade e doações, por exemplo.

    Marketing de causa: por que investir em ações sociais?

    Por que é importante investir no social?

    Como você já deve imaginar, o consumo vem aumentando no mundo inteiro. De acordo com uma pesquisa levantada pelo Worldwatch Institute, só em 2008, a população mundial comprou um total de 68 milhões de veículos e 1,2 bilhão de celulares — imagina a proporção gigantesca que esses números tomaram 10 anos depois.

    Por conta disso, muitas pessoas estão se conscientizando sobre o consumo excessivo e buscam adquirir produtos de empresas que deem algum retorno para a sociedade. É aí que entra o marketing de causa que promete reverter os lucros de suas ações para resolver os problemas da sociedade e colaborar para um mundo melhor.

    Isso faz com que esse tipo de estratégia não somente ofereça benefícios para a sociedade, mas também, faz com que a marca seja melhor vista no mercado e, consequentemente, atraia e fidelize mais clientes. As principais vantagens do marketing de causa são:

    • maior destaque entre a concorrência;
    • maior visibilidade entre investidores;
    • mais motivação para funcionários e colaboradores;
    • melhores resultados nas vendas.

    Marketing de causa: por que investir em ações sociais?

    Como uma empresa pode investir nessa ideia?

    Todas as empresas podem aderir ao marketing de causa — sejam elas pequenas, médias ou grandes. Para que a sua estratégia proporcione resultados significativos, é preciso seguir algumas dicas básicas.

    Encontrar uma causa
    Apesar de parecer simples, encontrar uma boa causa para investir as suas ações requer cuidado. Antes de tudo, você deverá ter o perfil da sua empresa muito bem definido e, a partir disso, escolher causas que tenham relação com o seu negócio. A sua marca é voltada para o público feminino? Então, procure por ações que lutem pelos direitos da mulher ou para a conscientização de problemas exclusivos desse universo.

    Definir uma mensagem
    O que você deseja transmitir para o seu público? Lembre-se de que por trás de toda ação, existe uma mensagem. Neste momento, você não deverá focar somente na venda de produtos ou serviços, mas principalmente, em como as suas ações estratégicas podem contribuir para o fortalecimento da sua marca.

    Investir na divulgação
    Para que os seus clientes e potenciais clientes tenham conhecimento sobre as suas ações sociais, é fundamental investir na divulgação. Uma boa maneira de incentivar o público é usar as ferramentas digitais, com publicações periódicas nas redes sociais, e-mails marketing, além de conteúdos mais detalhados, que podem ser publicados no seu blog corporativo.

    Marketing de causa: por que investir em ações sociais?

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