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    Marketing Digital para Pequenas Empresas: é Hora Derrubar Mitos!

    Marketing Digital para Pequenas Empresas é Hora Quebrar Mitos!

    É comum ouvir por aí que Marketing Digital não é para pequenas empresas. São empreendedores que acreditam que estas estratégias não estão acessíveis ou não se adequam ao seu modelo de negócio.

    Isso ocorre por causa de alguns mitos que foram criados nos últimos anos. O primeiro é de que o Marketing Digital exige investimento muito alto – o que hoje se verifica é exatamente o contrário, se comparado com o Marketing tradicional. O segundo mito se refere à necessidade de uma equipe muito grande e especializada – não se confirma porque atualmente existem muitas ferramentas de automação que facilitam o trabalho. E por fim, a crença de que o seu negócio ainda não está pronto, que precisa crescer mais para entrar no universo digital – a vivência no mercado indica que quanto antes começar melhor.

    A proposta deste artigo é mostrar que o Marketing Digital não só é indicado para pequenas empresas como também pode fazê-lo crescer muito mais rapidamente do que se imagina.

    Então, vamos deixar os mitos para trás, olhar para frente e partir para a ação?

    Marketing Digital para Pequenas Empresas é Hora Quebrar Mitos!
    Não Fuja do Inevitável

    Marketing Digital não é mais uma tendência, é uma realidade do mercado. Lançar mão de estratégias on-line é hoje uma necessidade concreta das empresas. Não se pode mais dar ao luxo de ficar esperando a situação melhorar, porque é uma questão de sobrevivência.

    Basta observar o comportamento das pessoas, ou até mesmo o seu próprio. Veja bem, quando você deseja ter informações sobre um produto ou serviço de seu interesse, o que você faz? Como a maioria, você faz uma pesquisa na Internet.

    Agora, imagine se você não encontrar na Internet nada sobre a marca que você procura. Não seria decepcionante? Isso causa uma péssima impressão, pega muito mal porque ela deixou você frustrado. O mesmo pode estar acontecendo com sua empresa neste momento. Pense bem, quantos clientes você está perdendo?

    Um Mundo de Oportunidades

    Boas estratégias de Marketing Digital podem fazer sua empresa gerar oportunidades no ambiente on-line. Não se trata de deixar de executar as estratégias que você já utiliza e que dão resultado. O objetivo é integrar as duas para gerar novas oportunidades.

    O Marketing Digital propõe novas maneiras de você chegar ao seu público de interesse e um deles é o famoso boca a boca. Sim. Ele é muito eficiente também on-line. Com o tempo, ele vai criando uma boa reputação para seu negócio, o que te dá um diferencial muito importante.

    Seus Concorrentes já estão lá

    A largada já foi dada. Todos estão acelerando. Quem saiu na frente já tem uma boa dianteira. Certamente seus concorrentes já estão fazendo alguma ação digital.

    Entretanto, pode haver alguma demanda no mercado que seus concorrentes não estão atendendo. Pesquise, descubra e ataque. Uma bem elaborada estratégia de Marketing Digital vai dar a você o diferencial necessário para garantir seu espaço no mercado on-line.

    Baixo Investimento e Bom Retorno

    As coisas mudaram. Até pouco tempo atrás as empresa tinham que investir muito para interagir com seus públicos, fazendo propaganda nos meios de comunicação tradicionais como TV, rádio e jornais. E o que era pior, pouco se sabia do retorno alcançado com o investimento, o famoso ROI.

    Hoje o Marketing Digital mudou completamente a maneira das empresas fazerem isso. Além de serem necessários investimentos bem mais baixos para construir uma presença digital consistente, tudo pode ser medido.

    São as famosas métricas que o Marketing Digital oferece para verificar o resultado das campanhas e fazer as correções necessárias para melhorar o desempenho, coisa impensável no modelo tradicional.

    É por este motivo que os especialistas afirmam que o Marketing Digital é perfeito para as pequenas e médias empresas já que, em geral, os recursos são menores. Na internet temos um solo muito fértil para o aparecimento de boas (e simples) ideias. com isso, não se faz  necessário tanto gasto para alcançar bons resultados.

    Pesquise e aprenda

    Marketing Digital não é um bicho de sete cabeças e, com os avanços tecnológicos, está ficando cada vez mais simples e direto.

    Na maioria das vezes, boa parte da nossa resistência a este novo universo vem exatamente da falta de conhecimento. Por isso, nossa dica é: pesquise, leia sobre o assunto, informe-se.

    As agências, como a Onflag Negócios Digitais, produzem muito conteúdo sobre o assunto e disponibilizam gratuitamente na Internet. Elas também promovem cursos rápidos e práticos que podem fazer toda a diferença na hora do empresário elaborar as suas estratégias.

    São ótimas oportunidades para conhecer mais sobre os diversos benefícios que você pode trazer para seu negócio. Você vai entender, por exemplo, que o importante no Marketing Digital é trabalhar com ações amarradas e que ter estratégia é fundamental para trazer os resultados que você busca.

    Atue com Estratégia

    Pensar antes de agir, planejar as ações sequenciais e manter firme o esforço de comunicação são o segredo das estratégias de Marketing Digital. Manter a regularidade e fazer as correções de rota sempre que necessário também ajuda.

    Veja um resumo dos benefícios para o seu negócio:

    • Possibilidade de mensurar: como já foi falado, no Marketing Digital, há uma facilidade maior em medir. É possível saber em detalhes os resultados de cada campanha, analisando o que deu certo e o que deu errado para planejar as próximas ações.
    • Segmentação: com a internet, as ações podem ser muito mais direcionadas. Assim, é possível se comunicar apenas com os públicos que são interessantes para o seu negócio. Isso evita, inclusive, que sua empresa seja inconveniente insistindo em interagir com pessoas que estão completamente fora do público-alvo.
    • Atração gratuita: busca orgânica no Google e criação de redes sociais, por exemplo, são formas de atrair potenciais clientes, sem pagar nada por isso.
    • Audiência: com a produção de conteúdo relevante, seu negócio passa a construir uma audiência por meio da Internet. Você começa a ter uma base de e-mails cadastrados, assinantes do seu blog e seguidores nas redes sociais.

    Ao contrário dos mitos já superados, estas possibilidades do Marketing Digital são todas reais e já estão ao seu alcance, independentemente do tamanho da empresa. Pense no que elas podem agregar ao seu negócio. Não deixe passar esta ótima oportunidade porque, no mercado, quem fica para trás não sobrevive por muito tempo.
    Sentindo-se mais confiante para investir no Marketing Digital e economizar os recursos da sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!