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Marketing digital para pequenas empresas: é hora de investir!

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Pequenos empreendedores geralmente acreditam que estratégias de marketing digital não são acessíveis para a sua empresa. Talvez por achar que é um investimento alto, por exemplo. Ou mesmo que demanda uma equipe enorme, ou coisa do tipo. Que o negócio ainda precisa crescer para adotar essas ações, não é mesmo? No entanto, tudo isso não passa de grandes enganos.

Não só o marketing digital é indicado para o seu negócio, como o faz prosperar. Ou seja, auxilia no crescimento da sua empresa, apresenta novas oportunidades. Mas, enfim, que tal deixarmos de lado alguns mitos e partirmos para a ação?

Não temos para onde fugir

Antes de mais nada, marketing digital não é tendência. Aposto que você já deve ter ouvido isso por aí, certo? Pois acontece que adotar estratégias de marketing on-line é uma realidade. Qualquer empresa que preze pelo desenvolvimento estrutural com foco em resultados tangíveis não pode mais se dar ao luxo de escapar. Em outras palavras, é uma questão de sobreviência.

Ainda com dúvidas? Então vou pegar você como exemplo.

Quando você pesquisa sobre um produto ou serviço, o que costuma fazer? Aposto que pesquisa na internet, certo? Agora imagine o seguinte: você pesquisa, mas não encontra nada do que quer. É muito frustrante, não? Então, não só pega mal para a empresa pesquisada, como o relacionamento com o cliente já começa enfraquecido. Isso porque a internet não é mais algo inacessível. Ou seja, ignorá-la é um erro!

Novas oportunidades

Você já parou para pensar em quantos negócios está perdendo por não ter uma presença digital? Afinal, o marketing digital gera oportunidades para a sua empresa no ambiente on-line. De antemão, aliás, vale ressaltar: você não deve abandonar as estratégias já em uso, ok? A implementação do marketing digital é a abertura de novos caminhos, que por sua vez geram novas oportunidades.

Seus concorrentes não estão lá

Pense no seguinte: se você reluta em aderir ao marketing digital, então muito provavelmente os seus concorrentes também. Logo, implementar a estratégia é já sair na frente dos demais. Além disso, possíveis demandas ignoradas pelo seu concorrente serão atingidas por você. Em outras palavras, o marketing digital torna-se a diferença em um mercado competititvo.

Investimento muito alto?

Essa é uma ideia que pode ser facilmente derrubada. Afinal, se antigamente o marketing exigia grandes verbas para as propagandas tradicionais, o marketing digital dispensa tudo isso. Sem contar que era complicado medir os resultados reais, outro fator impossível de acontecer no marketing digital.

Em outras palavras, ao fazer uso da internet como ferramenta, o investimento é bem menor. Isso porque campanhas on-line e anúncios virtuais têm o custo muito abaixo do esperando, já que é tudo digital. Além disso, os resultados são possíveis de serem completamente mensurados. Dessa forma, portanto, o marketing digital possibilita a construção de uma base sólida de presença no mercado com um investimento bem menor do que se imagina.

Olhe para o seu celular

Lembra quando demos o exemplo acima, sobre pesquisar uma empresa na internet? Pois bem, agora observe as pessoas ao seu redor. Você verá que o contato delas com o celular e demais dispositivos virtuais acontece o tempo todo. É uma realidade; um hábito que transformou a nossa maneira de consumir o mundo.

Em outras palavras, olhe para o seu celular. Você não faz pesquisas pelo seu aparelho? O uso de aplicativos e demais mecanismos virtuais, certo? Até mesmo na televisão há interação virtual. Então está mais do que na hora de perceber que o marketing digital já faz parte até mesmo da sua realidade.

Mas para que não fique dúvidas, aqui estão mais alguns benefícios do marketing digital para o seu negócio:

• Mensurar resultados: como já comentado, no marketing digital há uma facilidade muito maior em medir. É possível saber em detalhes os resultados de cada campanha e analisar o que deu certo ou errado para, dessa forma, planejar as próximas ações.

• Segmentação: as ações são muito mais direcionadas. Ou seja, você se comunica de forma bem mais objetiva com quem se interessa no seu negócio. Assim, aumentado clientes em potenciais, aumenta-se as oportunidades de venda.

• Atração gratuita: busca orgânica no Google e criação de redes sociais, por exemplo, são formas de atrair potenciais clientes de forma gratuita.

• Audiência: com a produção de conteúdo relevante, seu negócio passa a construir uma audiência na internet. Ou seja, você passa a ter uma base de e-mails cadastrados, assinantes do seu blog, seguidores nas redes sociais e etc.

Pense em todas essas possibilidades que o marketing digital pode trazer para o seu negócio. Seguramente, é uma ótima oportunidade para se destacar no mercado. Se tiver algum dúvida ou lembrar de algum ponto que não citamos, deixe seu comentário.

Introdução ao Email Marketing