image Dicas simples para o marketing digital do seu E-Commerce não fracassar image Escalada nas Vendas: como ampliar seus canais de aquisição de clientes pela Internet

Marketing parado pode contaminar suas vendas. Veja os sintomas!

Manter o marketing digital da sua empresa ativo, operando como uma máquina de aquisição de clientes permanente, é a única forma de manter suas vendas longe de qualquer contaminação indesejada.

A fase mais simples é a implementação das estratégias digitais, ou seja, a criação do site, do blog, das páginas em redes sociais, criação das páginas de captura e e-mail marketing. O diferencial será como sua empresa lidará com essas frentes de trabalho para manter o marketing digital 100% ativo.

Confira abaixo alguns dos sintomas que podem indicar que suas vendas estão sendo prejudicadas por conta de questões relacionadas ao marketing que sua empresa faz na internet.

Site desatualizado

A criação do site requer muito cuidado e atenção aos detalhes pois trata-se da vitrine da sua empresa na Web. Garantir um design responsivo (que se adéqua a qualquer tamanho de tela), velocidade e uma navegação intuitiva são requisitos básicos que todo empreendedor deve estar ciente.

Porém, tão importante quanto isso, é necessário manter todas as informações atualizadas, tanto em relação às novidades da sua empresa quanto suas linhas de produtos e serviços. Lembre-se de verificar se os dados para contato continuam os mesmos que estão no site, se os botões e imagens carregam normalmente e direcionam o visitante para o lugar certo.

É um trabalho permanente: um site com esses problemas contamina a imagem da sua empresa e prejudica muito as vendas.

Página no Facebook abandonada

Esta dica se aplica a outras redes sociais como Instagram e LinkedIn, mas vamos focar no Facebook onde o problema fica ainda mais explícito. Clientes que visitam a página de empresas esperam encontrar no mínimo os dados corretos da sua empresa. No caso de lojas e outros estabelecimentos comerciais, o endereço e o horário de atendimento é muito relevante.

Agora, se a sua empresa deixar sua página totalmente parada ou com publicações que não seguem nenhuma frequência é estar exposta a se contaminar pelo desinteresse generalizado pela sua marca. Isto reflete na captação de novos clientes pela web e no engajamento social que sua empresa poderia gerar dentro da rede.

Mais que quantidade, pense na frequência e qualidade dos conteúdos que sua empresa está publicando. Manter uma frequência mínima, mesmo que semanal, de conteúdos de grande relevância para o seu público é uma excelente estratégia para melhorar a imagem do seu negócio para seus seguidores.

Ter um Blog sem novidades

Sabemos da importância de manter um Blog ativo para sua empresa por diversos motivos, entre eles a relevância que este conteúdo tem perante o Google (o que pode garantir os primeiros lugares nos resultados de busca) e ter um ativo na internet que torne sua empresa uma autoridade em sua área de atuação.

Para isso sua empresa deve ter um processo bem definido de produção de conteúdo para alimentar o Blog. Dessa forma sua empresa ganha mais relevância para os motores de busca (Google e Bing) e começa a se tornar referência para as pessoas que buscam dicas, informações e demais conteúdos sobre sua área de atuação.

É só pensar: na hora de escolher uma empresa para contratar um serviço ou comprar o produto, o cliente terá uma inclinação muito maior para a empresa que lhe deu dicas e ensinou muito sobre o que ele estava procurando. O Blog da sua empresa terá essa função se for alimentado com conteúdos de qualidade e não ficar abandonado.

Deixar de capturar leads

Uma dúvida comum que surge em empreendedores que começam a investir em marketing digital é: quem são as pessoas que acessam meu site e meu Blog?

Através de análises via Google Analytics conseguimos traçar um perfil geral de seu público, mas o método mais efetivo para a captação de visitantes interessados é fazer páginas de captura para gerar leads.

Esta técnica consiste em oferecer algum material educativo em formato eBook ou vídeo por exemplo de forma gratuita em troca do e-mail desse potencial cliente. No momento em que o visitante interessado deixa seu e-mail em troca de algum material oferecido pela sua empresa ele se torna um lead.

A partir desse momento você poderá nutrir este cliente em potencial com mais conteúdos do seu blog ou canal do YouTube através de fluxo de e-mails que serão de grande relevância para o lead. Dessa forma você ganha a confiança dele pois estará oferecendo conteúdos que lhe são úteis. Você poderá acompanhar a jornada de compra de cada lead e oferecer o melhor serviço ou produto de acordo com o interesse demonstrado ao abrir os e-mails e acessar os conteúdos do blog.

Deixar de captar leads em seu site e principalmente em seu blog é deixar de captar os visitantes realmente interessados em suas soluções.

 

As dicas que mostramos nesse artigo são para te ajudar a não adotar más práticas que comprometem de fato as vendas e a captação de novos clientes pela Web. A contaminação é um risco que sempre corremos e a melhor prevenção para manter sua empresa livre desses sintomas é não deixar o marketing parado!

Você ficou com alguma dúvida sobre os pontos que levantamos nesse artigo? Tem algumas dicas de prevenção para evitar que empresas como a sua não prejudiquem suas próprias ações de marketing? Deixe o seu comentário! O combate ao marketing digital mal feito nunca pode parar!

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