image O que utilizar: Instagram ou o Snapchat? image Por que a experiência do usuário é importante no conteúdo?

Métricas do Instagram: saiba como medir o seu desempenho

As métricas do Instagram são ótimas para te ajudar a estruturar o planejamento de marketing e obter resultados cada vez melhores! Saiba mais:

Já não há como negar que o marketing tradicional perdeu espaço para o digital. Atualmente, trabalhar com as redes sociais já se tornou realidade para muitos empresários que desejam consolidar a sua marca e atrair o público. Nos últimos tempos, o Instagram se tornou uma ótima oportunidade para quem quer oferecer uma verdadeira vitrine virtual para os seus clientes.

A princípio, a tarefa parece muito fácil — produzir conteúdo, agendar algumas publicações e interagir com os consumidores. No entanto, para que a sua página seja um sucesso, é preciso pensar em alguns detalhes, e a análise de resultados é um deles.

Neste post, você descobrirá a importância das métricas do Instagram e como avaliar o seu desempenho da melhor forma. Confira!

Entenda o que são métricas para redes sociais

Não se espante! É normal que, a princípio, o termo “métricas” cause estranhamento para quem não entende do assunto. Contudo, essas atividades podem ser mais fáceis do que parecem. Basicamente, as métricas dizem respeito aos números da sua página.

O mais conhecido deles é o número de fãs da página, já que esse dado vai refletir a presença da sua marca na rede social. No caso do Instagram, há ainda outros dados, como a relevância da hashtag, o número de curtidas e compartilhamentos de uma publicação e o horário com o maior índice de engajamento.

Recentemente, o aplicativo lançou o recurso Stories, com o qual os usuários compartilham momentos por meio de fotos e vídeos rápidos, que podem ser editados e ficam no ar por apenas 24 horas. Para a felicidade dos influencers e de grandes marcas, a função também permite que os usuários avaliem o seu desempenho em cada uma das publicações.

O alcance é outro fator essencial para ser medido. Esse dado é responsável por informar o número de pessoas que estão sendo impactadas, ou seja, aqueles que têm acesso à sua página em determinado período. Todas essas informações permitem que você analise e tenha mais facilidade no seu planejamento de marketing digital. Incrível, não é?

Descubra a importância de analisar o seu desempenho

Após conhecer um pouco mais sobre as métricas para as redes sociais, você deve estar se perguntando: “qual é a importância de todos esses dados?”. E a resposta é simples: você poderá conferir os resultados, comparar com períodos anteriores e estruturar melhor a sua estratégia de crescimento.

O mundo digital está em constante mudança. A cada dia, surgem novas tendências e as pessoas se interessam por diferentes novidades. Por conta disso, é preciso estar sempre atualizado e, principalmente, saber quais assuntos atraem o seu público. Esse é o papel das métricas para redes sociais.

Ao analisar as suas campanhas e o desempenho da sua página você terá a oportunidade de conhecer a fundo os seus clientes, descobrindo os seus hábitos, preferências e necessidades. Essas informações serão essenciais para guiar você sobre qual o caminho a seguir em relação ao seu planejamento de conteúdo.

A vantagem desse trabalho é oferecer conteúdos cada vez melhores, garantir que os seus seguidores fiquem interessados na sua página e, consequentemente, fazer com que o seu negócio tenha mais relevância e valorização no mercado. Quando aplicado da maneira correta, o marketing digital pode ser o seu grande aliado na disputa com a concorrência, na conquista de novos clientes e no alcance de resultados satisfatórios.

Conheça as principais ferramentas de análise

Agora que você já descobriu a importância das métricas do Instagram, que tal conhecer alguns aplicativos ideais para ajudar você a criar relatórios e analisar o desempenho da página? São eles:

Instagram Business Tools

Assim como o Facebook, o Instagram lançou a sua própria ferramenta de criação de anúncios e análises de métricas. Com ela, as empresas terão informações mais detalhadas para melhorar a sua estratégia de marketing. Alguns dados disponibilizados são: o crescimento do número de seguidores, o seu comportamento, o alcance de cada publicação e até o número de pessoas que clicaram no link do seu site disponibilizado na descrição da página.

Followers Insight

Quer descobrir mais sobre as pessoas que interagem com a sua marca? O Followers Insight é ótimo para fornecer insights sobre o perfil do seu público. A ferramenta ainda permite que você veja quem curtiu a página recentemente, quem deixou de curtir e, até mesmo, quais os seus seguidores mais fiéis. A boa notícia, é que o app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Tagboard

Para quem adora usar hashtag, o Tagboard é a melhor opção! Nesse site, você encontrará as hashtags mais utilizadas em cada rede social. A vantagem é que você pode otimizar o seu tempo sem precisar entrar em cada aplicativo para saber os principais assuntos do momento. Experimente!

As nossas dicas sobre as métricas do Instagram foram úteis para você? Conta pra gente nos comentários! Para mais informações sobre marketing digital, entre em contato conosco, conheça nossos serviços e saiba como podemos ajudar você a alcançar ótimos resultados!