image Novo Site da Onflag ensina sua empresa a crescer na web. Confira! image Anunciar no Facebook vai trazer resultados para minha empresa? Veja!

O que é Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing

O modo de se fazer marketing hoje em dia está em evolução, seguindo os novos hábitos dos consumidores.. Foi-se o tempo em que as empresas disputavam a atenção de seu público na base da interrupção e da insistência.

Esse tipo de prática é denominada Outbound Marketing; um tipo de propaganda invasiva que interrompe as pessoas (como propagandas na televisão ou pop-ups na internet). Essas práticas continuam existindo porém apresentam um índice de rejeição cada vez mais alto.

Em contrapartida a esse velho jeito de se fazer marketing, uma nova consciência vem tomando conta das estratégias de marketing em empresas de todos os setores. Trata-se de planejar o marketing de forma a atrair as pessoas. Este é o momento que surge o Inbound Marketing.

Marketing de Atração para sua empresa

Fazer Inbound Marketing significa atrair as pessoas interessadas em seu produto ou serviço a partir de conteúdos gerados pela sua própria empresa.

Que tipo de conteúdo é esse? São materiais, artigos, publicações que sirvam de fonte de informação e que tenham relevância para o seu público-alvo. Uma estratégia muito utilizada é criar um Blog em nome da empresa para postar conteúdos que sejam de interesse do seu público.

Em seus artigos, materiais ou vídeos, você irá oferecer dicas, curiosidades e informações relevantes sobre a área de interesse de seu público, fazendo sua empresa se tornar referência para essas pessoas.

Ao consumir seus conteúdos no Blog, esses clientes em potencial amadurecem a ideia de contratar seu serviço ou comprar seu produto, pois tiveram acesso a materiais que  esclareceram eventuais dúvidas ou ajudaram a identificar ou resolver determinado problema.

Além da função educativa, o Blog corporativo integra a estratégia de Inbound Marketing como ferramenta para a construção de autoridade na internet.

A ideia principal é que o público-alvo tenha seu Blog como referência no momento de procurar informações sobre sua área. O mesmo acontece com seu Website e com seus perfis em Redes Sociais: todos devem se tornar referências para o seu público.

E se meus clientes em potencial não forem frequentadores do meu Blog?

Para fazer chegar todo o seu conteúdo até seus potenciais clientes, a estratégia mais correta é estabelecer um canal direto e mais pessoal com cada um. A ferramenta perfeita para isso é o relacionamento via Fluxo de E-mails.

Para isso, é necessário captar os e-mails dessas pessoas, correto? Pois é aí que entra uma peça fundamental em nossa estratégia de Inbound Marketing: elaborar Páginas de Capturas para transformar esses visitantes em Leads.

Lead é o termo usado para os visitantes que demonstram real interesse em seu conteúdo. O interesse pode ser identificado, por exemplo, quando o visitante deixar seu e-mail em um formulário na página de captura oferecida em seu Blog.

Para que os visitantes se cadastrem nas páginas de captura, a prática mais efetiva é oferecer uma recompensa em troca do e-mail. Pode seu um eBook, um Infográfico, uma Planilha, um Template, um Guia Prático ou qualquer outro material rico que desperte o interesse do visitante em baixá-lo gratuitamente.

Vale lembrar que esses materiais são oferecidos gratuitamente e que o objetivo neste momento é captar os Leads e não faturar em cima de materiais educativos.

Funil de Vendas gerando Leads prontos para a compra

Ao construir uma base de Leads, sua empresa terá a oportunidade de oferecer os conteúdos publicados no Blog a todos esses clientes em potencial. Dessa forma você conseguirá nutrí-los de conteúdos relevantes até despertar o interesse em adquirir seu produto ou serviço.

Isso acontece porque os e-mails não funcionam como newsletter que apenas informa as atualização do Blog. Os fluxos de e-mails (como é chamada a sequência de e-mails enviadas aos Leads) é elaborada a partir da estrutura do Funil de Vendas. Veja abaixo

 

Funil de Vendas

Dentro desse esquema, o Lead que se cadastra em uma Página de Captura e entra no topo do funil, onde recebe conteúdos de Aprendizado que geralmente servem para se situar e obter um conhecimento mais geral sobre a área de atuação da sua empresa.

O segundo estágio é denominado Reconhecimento do Problema justamente porque o Lead receberá conteúdos que ajudam a identificar onde se encontra o atual problema dele ou, dependendo do segmento da sua empresa, gerar uma necessidade que o Lead ainda não tem mas passará a ter após ler seus materiais.

No estágio de Consideração da Solução os conteúdos enviados aos leads já apresentam seu produto ou serviço como solução para o problema identificado no estágio anterior. Este é o momento ideal para despertar o interesse do Lead para o que a sua empresa oferece.

O último estágio (chamado de fundo de funil) é a Decisão de Compra, momento em que o Lead recebe informações sobre o produto em si: preço, condições de pagamento, garantia, entre outras informações importantes para a venda.

O benefício do Inbound Marketing para sua equipe de vendas

O número de Leads que completam o Funil de Vendas por completo apresentam uma taxa de conversão muito maior do que os Leads abordados pela equipe de vendas já no primeiro contato com a empresa.

Isso ocorre porque ao percorrer o funil, o Lead adquire o conhecimento necessário para contratar seu serviço ou acaba se identificando ainda mais com seu produto.

Ao abordar os Leads captados pelo Inbound Marketing, sua equipe de vendas terá menos dificuldade em realizar a venda pois estará negociando com um prospect realmente interessado e devidamente esclarecido sobre as mais importantes questões em relação à sua área e ao seu produto.

 

Este artigo é um panorama geral sobre o que é o Inbound Marketing e como você pode aplicar essa estratégia em seu negócio.

Em resumo, o Inbound Marketing foi elaborado para sua empresa atrair clientes em potencial, criar uma relação construtiva com os Leads, nutrindo-os com conteúdos relevantes, e oferecer uma base de clientes realmente interessado em suas soluções para que sua equipe de vendas se preocupe apenas em efetuar a venda.

 

Sua empresa já investe em marketing pela internet? Você consegue imaginar uma estratégia de Inbound Marketing para sua empresa? Compartilhe sua opinião aqui no Blog! Deixe um comentário logo abaixo para trocarmos mais ideias sobre Inbound e outras técnica de marketing digital.

 

Para saber mais sobre Inbound Marketing, fale com um consultor da Onflag.

Inbound-Marketing-para-empresas

Você também vai se interessar por: