image Descubra as estratégias para aumentar as vendas de fim de ano image 4 estratégias digitais para aumentar as vendas no começo do ano

    Planejamento de Marketing Digital: como alavancar o seu negócio em 2018

    Planejamento de Marketing Digital: como alavancar o seu negócio em 2018

    Você sabia que o planejamento de marketing digital pode te ajudar no sucesso do seu negócio? Veja o nosso post especial.

    Como você já sabe, hoje em dia é muito mais fácil criar um negócio e divulgar os seus produtos ou serviços na internet. Posts no Facebook, imagens no Instagram e artigos nos blogs são excelentes mecanismos para conquistar e fidelizar os clientes.

    Apesar dessa facilidade, muitos gestores cometem o erro de ignorar a importância do planejamento de marketing digital. Além de não alcançar os resultados esperados, as técnicas equivocadas podem prejudicar o desempenho de boa parte das ações.

    Quer saber mais sobre como alavancar o seu negócio em 2018? Confira o nosso post especial com os principais passos que você deverá seguir na estratégia da sua marca:

    Defina um objetivo

    Para que o seu negócio dê certo, é essencial traçar um objetivo. Comece estabelecendo metas claras para a sua marca, dentro de um determinado período. Aqui, você deverá identificar aonde deseja chegar com o planejamento de marketing digital.

    Você quer melhorar as suas vendas no e-commerce? Ou você prefere que a sua marca seja reconhecida como especialista no segmento em que atua?

    Com essas informações ficará muito mais fácil elaborar as suas estratégias, medir os resultados e produzir conteúdos de qualidade. Inclusive, é uma ótima alternativa para analisar a sua equipe e definir o responsável por cada atividade.

    Planejamento de Marketing Digital: como alavancar o seu negócio em 2018

    Conheça bem o seu público-alvo

    O principal passo para produzir conteúdos relevantes e que tragam retorno positivo para a estratégia, é conhecer os seus clientes e os potenciais clientes. Ao ignorar as preferências do seu público-alvo, a comunicação fica prejudicada e você não causa o impacto necessário.

    Comece eliminando a ideia de que o perfil dos seus clientes é generalizado! Faça pesquisas, questione os seus consumidores e saiba a fundo com quem você está conversando.

    Para um trabalho mais detalhado, considere criar uma persona, que nada mais é, do que uma representação do seu consumidor ideal. Neste caso, levante questões relacionadas ao hobby, área de atuação profissional, estado civil e renda.

    Planejamento de Marketing Digital: como alavancar o seu negócio em 2018

    Elabore um plano de ação

    Com a persona e os objetivos definidos, é o momento de elaborar um plano de ação. O que isso significa? É aqui que você identifica os canais que serão utilizados no seu planejamento de marketing digital.

    Se o seu público é mais voltado para a área profissional e espera receber conteúdos de cunho institucional, o LinkedIn pode ser uma boa saída. Já para consumidores mais focados no segmento de moda, decoração e consumo, redes como o Facebook, Instagram e Pinterest são as ideais.

    Em seguida, coloque a mão na massa e comece a produzir os conteúdos, sempre tendo em mente as suas metas. Faça com que cada publicação esteja relacionada com a sua persona, usando uma linguagem próxima e abordando assuntos do seu universo.

    É essencial que os textos sejam desenvolvidos com base no SEO (Search Engine Optimization), para atingir um bom posicionamento nos indicadores de busca.

    Planejamento de Marketing Digital: como alavancar o seu negócio em 2018

    Monitore os seus resultados

    Para saber se as suas estratégias estão sendo eficientes, lembre-se de monitorar os resultados. De nada adianta criar posts incríveis e para diferentes canais, se você não souber o efeito dessas ações para o seu negócio. Alguns pontos importantes a serem checados são:

    • Se houve aumento no número de acessos do seu site;
    • Se houve aumento no número de seguidores nas suas páginas nas redes sociais;
    • Quais publicações mais ganharam curtidas, comentários ou compartilhamentos;
    • Se o número de compras aumentou;
    • Quantos usuários assinaram a sua newsletter no período.

    Na internet, há algumas ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa, como o Google Analytics e o Hootsuite. Em ambos os casos, você encontrará planos gratuitos excelentes para notificar as alterações do seu desempenho.

    Planejamento de Marketing Digital: como alavancar o seu negócio em 2018

    Gostou das nossas dicas sobre como usar o planejamento de marketing digital para alavancar o seu negócio em 2018? Então, compartilhe o post e divulgue para os seus amigos nas redes sociais!