Empresas que investem em marketing digital estão sempre em busca de métricas precisas que justifiquem os investimentos online. Curtidas, comentários, seguidores e compartilhamentos são os indicadores mais comuns para medir o alcance nas redes sociais. Já os cliques e impressões servem de referência para campanhas no Google Adwords e Facebook Ads.
Se o objetivo principal da empresa for o branding (tornar a marca mais conhecida) esses indicadores são muito importantes. Porém, ao adotar uma estratégia de resultados usando a metodologia do inbound marketing, outras métricas devem ser levadas em consideração.
Empresas que começam o trabalho de inbound marketing tem como objetivo principal gerar oportunidades e novas vendas a partir de seus leads. Ou seja, o retorno sobre o valor investido deve estar diretamente ligado ao número de negócios fechados a partir do inbound marketing.
Saber a receita que o trabalho de marketing está gerando e o custo de aquisição por cada cliente vindo da internet é o ponto chave para calcular o retorno sobre o investimento (ROI).
O ROI do Inbound Marketing
O inbound marketing se trata de uma estratégia totalmente mensurável e focada em vendas. O resultado de cada ação online é identificado e comparado ao histórico registrado.
Pesquisas apontam que a metodologia inbound quando aplicada em sua totalidade com o uso de blog, redes sociais, páginas de captura, fluxos de e-mail e etc, diminui em até 61% o CPL (custo por lead gerado) se comparada às técnicas de marketing tradicional.
Fórmula para calcular o ROI
A sigla ROI (return on investment) é usada para denominar a métrica mais precisa para calcular a efetividade de seus investimentos em marketing. A fórmula mais utilizada é descrita dessa forma:
ROI = receita gerada / valor investido em marketing
Considerando esta fórmula é possível estimar qual o valor investido para gerar uma receita “x”. Segue um breve exemplo:
Ao investir R$ 1 mil em inbound marketing e gerar uma receita de R$ 10 mil, significa que a cada R$ 1 investido sua empresa terá um retorno de R$ 10. Ao colocar no papel todos os investimentos e receitas geradas e aplicar essa fórmula simples, você poderá mensurar a efetividade da metodologia.
Uma vantagem do inbound marketing em relação às mídias tradicionais é que o cálculo do ROI se aplica de forma precisa, já que sua empresa pode acompanhar dia-a-dia o número de leads, oportunidades e clientes gerados a partir da metodologia e utilizar estes números exatos para realizar o cálculo.
Outras métricas a serem analisadas
Outras informações além do ROI podem ser analisadas para visualizar os resultados gerados pelo inbound marketing. Entre eles:
Análise do funil de vendas
É possível levantar o número de leads, oportunidades e negócios fechados em determinados períodos. Ter uma visão macro sobre o número de potenciais clientes em cada estágio da jornada de compra é importante para identificar possíveis gargalos dentro do funil.
Retorno por fonte de tráfego
Identificar quais canais estão gerando mais tráfego para o seu site/blog e quais estão gerando mais leads e vendas são fontes importantes para definir focos de atuação e melhoras dentro do processo em geral. A ferramenta Google Analytics é uma grande aliada para trazer dados precisos sobre fontes de tráfego e comportamento do visitante dentro do seu site ou blog.
Performance de fluxos de e-mails e páginas de captura
Essas duas etapas do inbound marketing permitem um controle pleno de todos os resultados gerados, isto é, você pode medir desde o números de cadastros nas landing pages até os cliques e aberturas dos e-mails enviados. Toda venda gerada a partir dos leads também é facilmente identificada e contabilizada, permitindo que sua empresa visualize claramente os resultados gerados.
Campanhas em links patrocinados
Todos os resultados gerados pelas campanhas de links patrocinados, seja no Google Adwords ou no Facebook Ads, são mensuráveis. O número de impressões (pessoas que viram seu anúncio) e cliques (que acessaram sua página de fato) estão contabilizados dentro das plataformas.
É fundamental que a agência responsável pelo inbound marketing da sua empresa apresente relatórios com os dados mencionados acima. Dessa forma, você poderá calcular o ROI e identificar os resultados atingidos pelo marketing online.
Você já calcula o ROI da sua empresa em outros investimentos? Sente dificuldades em calcular precisamente o retorno dos investimentos em marketing? Deixe sua opinião ou suas dúvidas nos comentários! Estamos à disposição para responder e ensinar cada vez mais sobre marketing digital de resultados.