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Saiba como Gerar Leads de forma simples e prepare-se para alavancar o número de clientes

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Investir em marketing digital passou a ser tarefa básica para toda empresa que busca contato e diálogo maior com o público atual. Cada vez mais os brasileiros passam o dia conectados, buscando conteúdo e consumindo conteúdo que encontra em sites, blogs e redes sociais.

Em meio a esse mar de gente, as empresas podem questionar qual o maneira mais efetiva de converter todo o tráfego que recebe em seu site, blog e os seguidores das mídias socias.

E este questionamento é muito legítimo, pois em diversos casos, o volume de visitantes não se traduz diretamente em vendas. A razão principal é que a empresa está deixando de fazer uma etapa básica para se fazer marketing digital de resultados: Gerar Leads.

Veja as principais razões para começar a captar leads para sua empresa e como fazer isso da forma correta.

Sua empresa sabe quem são os visitantes?

Certamente sua equipe já se perguntou quem são as pessoas que visitam seu Site e seu Blog. É possível encontrar diversas informações configurando o Google Analytics e monitorando o tráfego de suas página por essa ferramenta, porém você não terá acesso a informações mais detalhadas.

A estratégia de geração de leads consiste em colocar CTAs (call-to-actions) em suas páginas, (em formato de banners ou formulários) e enviar o visitante a uma página de captura que ofereça alguma recompensa digital (material em PDF, planilha, Vídeo, etc) em troca de informações desse visitante.

Ele fornecerá informações como nome, e-mail, empresa, cargo, entre outros campos personalizáveis que você mesmo pode definir. Ao preencher o formulário da página de captura (landing page), você terá em mãos informações importantes sobre os visitantes realmente interessados em seu conteúdo.

Essa é a forma mais efetiva de capturar as pessoas interessadas e transformá-las em leads, uma vez que agora você possui o e-mail real de cada uma delas. Desse modo sua empresa consegue identificar os visitantes com mais potencial de compra.

Evolua sua base de leads para uma nova base de clientes

Ter uma base de leads consistente permite que você trabalhe as individualidades do perfil de cada cliente. Utilizando técnicas de Inbound Marketing, sua empresa pode automatizar a nutrição dos leads oferecendo conteúdos por e-mail de acordo com o interesse e etapa da jornada de compra que cada um se encontra.

Considerando que a base de leads de sua empresa estará em constante expansão, a automação de marketing se tornará inevitável. Para isso, softwares de automação serão uma grande mão na roda para sua equipe de marketing.

Inevitável também será o aumento no número de clientes aplicando as estratégias de geração e nutrição de leads. A razão é que sua empresa estará atuando diretamente no público que tem algum tipo de interesse mas ainda se encontra no estágio inicial de sua jornada de compra.

Captando leads em estágios mais inciais do funil de vendas, sua empresa terá a oportunidade de se posicionar como maior referência da sua área para estes clientes em potencial.

Logo, quando o lead avançar na jornada de compra e se aproximar do momento da compra, o rumo natural será o lead buscar em sua empresa informações sobre produtos ou serviços, bem como preço e condições de pagamento.

Alcance a maior parcela dos visitantes: os Curiosos

É fato que nem todos os visitantes apresentam intenção imediata de compra. Esse percentual de visitantes estarão realmente buscando informações mais diretas como diferenciais e preços de produtos.

Para este público, não há o que se preocupar além de ser o mais competitivo possível nestes quesitos, o que sua empresa já deve fazer.

E o resto dos visitantes? Todos aqueles outros que desconhecem seu produto ou serviço ou começou a se interessar somente agora pelas soluções que sua empresa oferece? Vamos deixá-los visitar as páginas e oferecer apenas um “até logo” quando eles decidirem que agora não é o momento de comprar?

Gerar leads será fundamental para atuar sobre este segundo público que, além de ser a maior parcela dos visitantes, apresentam potencial de compras tão grande quanto os visitantes que estão no fundo do funil de vendas.

 

E a sua empresa? Já investia em captação de leads pela internet? Pretende começar a gerar leads em seu Site ou Blog? Deixe um comentário sobre esse tema! Estamos dispostos a ajudar você a aplicar essas técnicas no seu negócio.

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