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Seu marketing digital não vende? Entenda por que suas ações não geram vendas

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Você, como muitos outros empreendedores, se encantou com as possibilidades e os cases populares que deram luz ao marketing digital, mas frustrou-se em apenas colher as expectativas e não os resultados esperados?

Então, é possível que as suas ações não estejam gerando vendas por alguns motivos em particular – motivos esses, cada vez mais comuns e que são facilmente contornados com um bom planejamento e integração de estratégias.

Por isso, antes de você abandonar todo o esforço aplicado em suas estratégias de marketing digital, convidamos você a fazer um novo esforço após a leitura do nosso post de hoje, que ajuda a esclarecer por que suas ações em marketing não estão vendendo. Confira!

Os principais erros no marketing digital

Antes mesmo de nos aprofundarmos no tema, deixe-nos fazer uma pergunta: você integrou as suas principais ações online, de modo que elas não atuassem de maneira individualizada?

O motivo da pergunta é simples: este é o principal erro cometido por empreendedores em sua busca por gerar mais vendas com o marketing digital.

E você sabia que essa integração de estratégias e ações é muito simples de ser idealizada e implementada? Basta criar um alinhamento bem definido entre o conteúdo de qualidade produzido no seu site e blog com as suas mídias sociais, por exemplo.

Assim, a cada novo conteúdo gerado no blog ou promoção realizada em seu site, as redes sociais podem ser o palco ideal para acomodar todo esse material, o que amplia as possibilidades de contar com mais visualizações e engajamentos.

Por isso, é tão importante e relevante que você possua ampla presença digital. Quanto mais presente, mais chances você tem de integrar suas ações e, consequentemente, mais possibilidades de ficar em evidência.

A importância de gerar leads

Além da integração de conteúdos gerados (como blog posts, infográficos, e-books e outros materiais educativos) com as suas mídias sociais, é preciso prestar atenção a um ponto de profunda importância em qualquer estratégia de marketing digital: a geração de leads.

Afinal de contas, este é um dos primeiros passos para saber onde concentrar os seus esforços e investimentos, bem como iniciar a produção de conteúdo focado nos seus leads, e o momento certo para abordar cada um deles.

E sabe onde isso tudo começa? No mapeamento da sua persona e onde ela se encontra na sua jornada de compra! Pois, assim, você aprende a identificar quais são as carências, necessidades e desafios do seu público-alvo e descobre quais são os melhores conteúdos a serem produzidos para atingi-los.

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Redes sociais com foco em likes e não em engajamento

Obter curtidas em um post na sua rede social pode parecer interessante, mas ineficiente se o que você busca é mais engajamento com a sua marca.

Procure focar suas atenções em criar conteúdos que gerem discussões, que façam os possíveis clientes entrar em contato com a sua empresa e se mantenham interessados no que você tem a dizer.

Baixa ou nenhuma integração entre marketing e vendas

A integração entre os setores de marketing e de vendas é crucial para que os seus vendedores obtenham informações completas sobre os melhores leads gerados pela equipe de marketing.

A falta de sincronia entre os setores faz com que os vendedores abordem os leads no momento errado, por exemplo, ou mesmo que a área de marketing não tenha um feedback da qualidade.

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Site pouco objetivo

O site não é apenas um endereço virtual do seu negócio, mas uma poderosa ferramenta de conversão e vendas.

Por isso, foque em uma página que conduza os usuários a uma verdadeira experiência, com ações claras, informações objetivas e CTAs que induzam o visitante a uma ação clara e específica.

E-mail marketing com caráter de spam

Entenda que o e-mail marketing é uma ferramenta muito bem direcionada e o uso pouco estratégico dela faz com que os resultados tenham um caráter contrário ao desejado – como, por exemplo, ser marcado como spam pelo usuário.

Forçar a venda ao lead que não está no momento certo

Um dos mantras do marketing digital prega que você deve direcionar a mensagem certa a pessoa certa, no momento certo.

Assim, de nada adianta forçar a venda para um lead, se ele ainda não está pronto para converter o seu interesse em venda, concorda?

O ideal, portanto, é nutrir o lead e fazer com que, eventualmente, o interesse dele seja despertado e o primeiro nome que lhe venha à mente seja o seu.

 

Agora que você já sabe por que a sua estratégia de marketing digital não rende o esperado, e conhece os caminhos para driblar a situação, que tal entender tudo a respeito do assunto baixando o nosso e-book Inbound Marketing para Empresas?

Assim, você potencializa ainda mais as chances de fazer render o esperado das suas estratégias de marketing digital!

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