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Storytelling: a arte de contar histórias e fazer você aparecer

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Você já parou para pensar que nós adoramos uma história bem contada? Seja nos livros, cinemas ou novelas, sempre tem aquela que conquista a gente e ficamos ansiosos para acompanhar e saber o final.

Uma história bem escrita, envolve pessoas, conquista público e ganha muita notoriedade.

De alguns anos para cá, a publicidade começou a olhar um pouco mais para esse tipo de ferramenta, o que chamamos no nosso universo de Storytelling, que nada mais é do que contar histórias aliadas a marcas.

Com a mudança do comportamento do consumidor a cada dia que passa, o storytelling se tornou o casamento perfeito para tornar as empresas mais presentes no mercado.

Agregar valor a marca hoje em dia é fazer o dever de casa. É se preocupar em como encantar cada vez mais o cliente, em como ele vai se comportar diante do que a sua empresa tem para contar.

Mas, não pense você que utilizar dessa ferramenta é apenas pegar um papel e uma caneta e escrever uma história bonitinha. Além de ser necessário um planejamento, existem alguns passos a serem seguidos para que você não tenha problemas lá na frente.

Acredite, um storytelling mal feito pode causar uma boa dor de cabeça.

Reunimos aqui neste post todo o passo a passo que deve ser seguido para que a sua empresa consiga contar algo incrível e com isso melhorar a maneira como é vista pelos clientes.

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Então, como começar?

A primeira coisa que você tem que fazer ao pensar em se aventurar pelo storytelling, é pensar na resposta para as seguintes perguntas:

  • O que você quer falar?
  • Com quem você quer falar?
  • Por que você quer falar?
  • Onde você quer falar?
  • Quando você quer falar?
  • Como você quer falar?

Ao responder todas essas perguntas, você já tem o seu briefing pronto para começar a desenvolver todo o processo de criação.

É muito importante que nesta etapa não hajam falhas, pois é a partir daqui que o storytelling vai começar a ganhar vida e, se o briefing não for feito da maneira correta, existem grandes chances de você não conseguir alcançar o objetivo.

Trate a introdução com muito carinho

A parte mais importante da sua história é a introdução. É ela que cria a conexão com o leitor e nela deve conter as informações básicas que já dão a ideia do que está por vir.

Se ela tiver um personagem, é muito importante que ele apareça logo no começo para que o leitor saiba do que está sendo falado.

Fazer storytelling para publicidade não é contar histórias de adivinhação, é envolver as pessoas dentro do que está sendo contado para que ela consiga se identificar no desenrolar dos fatos.

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Encontre um problema para ser abordado

Temos certeza que você ao ler essa headline já imaginou coisas negativas. Isso se deve ao fato de pensarmos que a palavra “problema” sempre está associada a coisas ruins, que deve ser evitado.

Mas aqui, podemos dizer com todas as letras, não é bem assim. Um problema nada mais é do que uma situação que precisa ser resolvida. Ele pode ser desde muito grave, até uma coisa mais simples, como uma falta de tempo para poder realizar algum tipo de atividade.

Como a intenção de contar histórias é mostrar através dela o quanto a sua marca é necessária para a vida do leitor, é essencial que exista um “problema” a ser abordado, para que a sua empresa entre com a solução e, consequentemente, se torna peça-chave para o sucesso da empreitada do cliente.

A sua empresa tem que ter a solução

Uma história tem que ter começo, meio e fim senão ela não desperta interesse nas pessoas.

Então, se você vai começar contando alguma coisa, apresentar um problema, obviamente você tem que ter a solução.

Mas, não pense que é qualquer solução, o que você vai apresentar como o meio de resolver o problema, tem que ser realmente aquilo que a sua empresa se propõe a fazer, tem que estar ligado com o tipo de produto ou serviço que a sua marca oferece.

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É possível usar storytelling no marketing digital?

É claro que sim!

Você pode usar o storytelling ao seu favor na hora de produzir conteúdo. Lembra que sempre falamos sobre a importância não só da quantidade como da qualidade?

Pelo fato do storytelling ser dotado de um grande apelo emocional, você pode aproveitar as diversas plataformas que utiliza na web para atingir o seu público-alvo de maneira mais completa.

Mais importante do que contar histórias, é envolver cada vez mais pessoas e trazê-las para dentro do universo da sua empresa.

Você já tinha ouvido falar sobre storytelling antes do dia de hoje? Conte pra gente aqui nos comentários.

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