image Twitter passa a reunir conteúdos relevantes image Marketing Indireto: a nova forma de você fazer marketing

Tudo o que você precisa saber sobre Google Adsense

tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-google-adsense

Se você já ouviu falar sobre Marketing Digital, certamente já ouviu sobre a possibilidade de anunciar no Google. O que, talvez, você ainda não saiba é que não é só o Google que ganha dinheiro com os anúncios exibidos.

Embora o Google fique com a maior parte do que é investido na exibição de anúncios nas suas redes de pesquisa, de display e de parceiros, uma parte desse valor vai justamente para estes parceiros.

Os parceiros do Google são os sites, blogs, produtores de conteúdo e outros veículos que, embora não pertençam ao Google, também exibem os anúncios criados através do Google.

Qualquer pessoa ou instituição que possua um veículo na web que disponibilize conteúdo pode utilizar sua audiência para ganhar dinheiro exibindo anúncios do Google. E é justamente aí que entra o Google AdSense.

Se você quer entender melhor o que é o Google Adsense e como você pode lucrar exibindo anúncios do Google junto com seu conteúdo, continue acompanhando este post!

tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-google-adsense-2

Mas o que é o Google Adsense?

O Google AdSense é um serviço de publicidade disponibilizado pelo Google através do qual os produtores de conteúdo podem lucrar ao exibir anúncios comprados no Google Adwords. Os usuários do Google Adsense podem ganhar dinheiro de acordo com a quantidade de cliques, interações ou visualizações do anúncio.

Com certeza, você já entrou em algum site de notícias ou de conteúdo e viu um anúncio que não sabia que era do Google. Provavelmente, há alguns dias atrás, você pesquisou algum produto na internet e agora, onde quer que você vá, encontra em diversos sites anúncios do produto que você estava procurando. Calma, você não está ficando maluco.

Isso acontece porque o Google conta com uma rede de parceiros, que são sites que aderem ao Google Adsense e disponibilizam espaço para exibir anúncios do Google Adwords. É assim, inclusive, que os famosos youtubers ganham dinheiro com a exibição de seus vídeos. Eles se cadastram no Google Adsense, disponibilizam seu vídeos no YouTube e permitem que sejam mostrados anúncios antes ou durante a exibição de seus vídeos.

tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-google-adsense-1

E o que é o Google Adwords?

Já o Google Adwords, por sua vez, é um conjunto de ferramentas disponibilizadas pelo Google através do qual anunciantes podem criar campanhas pagas e exibir anúncios que podem ser vistos tanto nos resultados de busca do Google como também em sua rede de parceiros.

tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-google-adsense-3

De que forma o Google Adsense funciona?

Embora assuste à primeira vista, o funcionamento do Adsense não é tão complicado quanto parece. Veja como funciona:

1. O produtor de conteúdo se cadastra no AdSense

Para se cadastrar, é preciso entrar no site www.google.com.br/adsense. Você pode vincular o cadastro a uma conta do Google que você já possua ou realizar um novo cadastro. Você precisará incluir um código em seu site e configurar onde deseja exibir cada anúncio, de acordo com os formatos disponíveis, pré-determinados pelo Google.

2. Seu site é segmentado para determinados tipos de público

Com o cadastro completo e com tudo funcionando, seu site exibirá anúncios segmentados para o público que você costuma receber.

Existem vários métodos usados pelo Google para definir o público do seu site. O Google pode, por exemplo, usar uma análise contextual do seu conteúdo de acordo com as palavras-chaves mais utilizadas, segmentar para o seu idioma, ou outros métodos.

3. Alguém viu ou clicou no anúncio? Você poderá receber por isso

Se alguém se interessou em seu anúncio, você poderá receber por isso. Há anúncios configurados para pagar por visualizações e outros para pagar por cliques. De acordo com o tipo de interação realizada pelo usuário do seu site dentro do que foi pré-determinado pelo anunciante, você poderá receber seu pagamento.

Mas importante: no caso de pagamento por clique, é necessário que o clique seja qualificado para que você receba. Ou seja: se alguém clica no anúncio e logo em seguida fecha, esse clique não é contabilizado – até porque, muito provavelmente, o clique foi sem querer.

Depois que você acumular um valor mínimo estipulado pelo Google, poderá recebê-lo. O Google faz os pagamentos mensalmente, 21 dias depois do pedido. Você pode entender melhor como funcionam os pagamentos do Google nesse link.

4. Você pode medir seus resultados e melhorar suas estratégias

O Google Adsense disponibiliza relatórios para que você possa acompanhar como estão indo os anúncios em seu site. Ele ainda oferece a você um aplicativo que te permite mensurar esses resultados por meio do seu smartphone.

Por meio desses relatórios, você pode traçar estratégias inteligentes para aumentar a quantidade de cliques nos anúncios expostos em seu site e conferir o resultado de testes e mudanças realizadas por você quanto à posição, tamanho do anúncio, entre outros fatores.

Pensando em usar o AdSense para lucrar com seu site de conteúdo? Tem dúvidas ou gostou do assunto? Comente aqui!

Se você quer aumentar o tráfego para seu site, baixe agora mesmo o nosso e-book “Inbound Marketing para Empresas”, que é um guia completo sobre Inbound Marketing, disponibilizado gratuitamente aqui no site!

Inbound-Marketing-para-empresas

Você também vai se interessar por: