image O Instagram traz novidades! image Tudo o que você precisa saber sobre Google Adsense

Twitter passa a reunir conteúdos relevantes

O Twitter é, sem dúvida, uma das redes sociais mais queridas pelos brasileiros. No mundo, mais de 310 milhões de pessoas utilizam a rede social para acompanhar notícias ou tendências sobre determinado assunto.

Para quem usa o Twitter para se manter atualizado com o que acontece no mundo, aí vai uma novidade que vai ajudar: no início deste ano, em 26 de janeiro de 2017, o Twitter lançou uma aba chamada Explorar, através da qual a rede social é capaz de filtrar e de reunir todos os conteúdos revelantes para você.

A aba conta com conteúdos que são tendência, como posts mais comentados, Trending Topics em destaque, vídeos ao vivo, o conteúdo completo do Moments e ainda um espaço para busca, tudo isso num só lugar. Se quiser entender melhor sobre como funciona a aba Explorar, continue lendo o nosso post!

twitter-passa-a-reunir-conteudos-relevantes

Aba Explorar: um substituto para o Moments

Em novembro de 2015, um mês depois do lançamento nos Estados Unidos, o Twitter trouxe aos seus usuários brasileiros o Moments. Tratava-se de um botão que permitia ao usuário descobrir mais facilmente quais são as histórias mais relevantes do momento dentro do Twitter. A ferramenta também permitiu que os usuários encontrassem conteúdos em tópicos específicos, como Esportes, Notícias, Entretenimento e outros, como o tópico Diversão, que conta com os memes da vez. A curadoria do conteúdo do Moments é feita totalmente de forma manual, ao contrário do que muitos pensam. No lugar de um algoritmo, é uma equipe de jornalistas exclusivamente dedicada a essa função que seleciona todo o conteúdo exibido no Moments.

O botão Moments surgiu a partir da percepção e constatação do Twitter de que seus usuários ativos utilizavam com frequência sua rede para se manterem atualizados. A maior parte dos usuários do Twitter está principalmente à procura de notícias. Por isso, a plataforma tem buscado estratégias para se reinventar nesse sentido, disponibilizando formas mais simples, rápidas e assertivas de fornecer o conteúdo procurado pelo seu usuário.

Ainda assim, o tal botão Moments não surtiu efeito suficiente. Durante os anos de 2015 e 2016, enquanto o Facebook aumentou sua base mensal de usuários ativos em 24,8% e o Instagram em 100%, o Twitter cresceu apenas 4,97%. Detalhe: houveram meses dentro desse período em que o Twitter chegou a reduzir sua base de usuários mensais ativos. Para evitar ser atropelado pela avalanche de novidades e redes sociais recentes que já passaram sua frente, como o Snapchat, o Twitter tem feito diversos esforços. Dentre esses esforços, se incluiu a criação da nova Aba Explorar.

Embora a nova aba Explorar tenha teoricamente substituído a opção Moments, ela continua existindo. Agora, o Moments passa a se localizar na área onde estão outras funcionalidades voltadas para interação do usuário com tudo que está acontecendo no momento.

twitter-passa-a-reunir-conteudos-relevantes-1

Como surgiu a Aba Explorar

Em 2016, o Twitter começou a repensar a estratégia das abas, pensando em condensar alguns conteúdos em um único lugar. Então, a rede social começou a realizar testes sobre o novo recurso Explorar em públicos selecionados, para avaliar sua aceitação. Em outubro de 2016, o projeto da nova aba foi confirmado à Mashable. Finalmente em janeiro deste ano, a rede social disponibilizou o novo recurso a todos os seus usuários.

Ao observar que uma parte significativa de seu público atual de usuários ativos utiliza a rede para se manter atualizado com as notícias que acontecem no mundo, o Twitter tem buscado oferecer recursos que facilitem esses usuários a encontrarem o conteúdo que desejam receber. Com esse recurso, o Twitter pretende recuperar o crescimento de usuários que vem perdendo ao longo dos anos.

Como acessar a Aba Explorar

Para utilizar o novo recurso, basta acessar o menu e clicar na lupa, que simboliza o novo recurso.

A nova função já está disponível para usuários IOS e deve chegar aos usuários Android dentro das próximas semanas. Para ter acesso à nova função, é preciso estar com o aplicativo atualizado.

Quem vai dizer se esse novo recurso disponibilizado pelo Twitter terá uma boa aceitação e servirá para voltar a fazer a rede social crescer é o público. Vamos ver no que vai dar e acompanhar de perto cada novidade.

O que você acha? Acredita que a aba Explorar é um bom recurso? Você acha que esta nova função poderá ajudar o Twitter a crescer de verdade novamente? Deixe aqui a sua opinião!

E se você quer entender melhor sobre as redes sociais e como elas funcionam numa estratégia de marketing para o seu negócio, baixe o nosso e-book “Inbound Marketing para Empresas”, que é um guia completo sobre Inbound Marketing, disponibilizado gratuitamente aqui no site!

Inbound-Marketing-para-empresas

Você também vai se interessar por: