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O que é Inbound Sales e como ele pode revolucionar seu time de vendas

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Que a internet revolucionou os nossos hábitos de consumo, disso ninguém duvida.

Entretanto, com uma estratégia de marketing digital muito bem definida e direcionada, não são apenas os compradores que se beneficiam da internet: os vendedores também.

Por isso, pensamos na produção do post de hoje, que vai tratar de um assunto muito presente em discussões a respeito das estratégias de marketing digital: o Inbound Sales.

Confira o que preparamos e descubra como o Inbound Sales pode revolucionar o seu time de vendas!

O que é Inbound Sales

Também conhecido como Inside Sales, essa poderosa ferramenta de conversão de leads em vendas nada mais é do que uma estruturação no departamento da sua empresa a partir de técnicas e ações focadas em performance e resultados.

Legal, mas e o que isso quer dizer?

Que essa mudança organizacional irá fazer com que as áreas de Marketing e Vendas convirjam na mesma direção para transformar os leads qualificados, gerados durante as etapas estratégicas do Marketing Digital, em clientes.

Essa transformação no processo de vendas, inclusive, tem sido o caminho adotado por muitas empresas. De acordo com um estudo realizado pelo especialista no assunto Steve W. Martin e a empresa Velocify, 46% dos entrevistados já migraram para o Inbound Sales.

Deles, 60% apontam o significativo impacto na lucratividade das suas empresas, pois se trata de uma aposta de baixo investimento, rápida implementação e retornos igualmente agilizados.

Sabe o que mais os entrevistados apontam como benefícios imediatos do investimento e migração para o Inbound Sales?

  • Facilidade em uniformizar a capacitação e treinamento da equipe, que pode compartilhar informações e as melhores práticas para converter leads em clientes;
  • Proporciona uma integração maior entre as equipes da sua empresa;
  • Traz resultados de crescimento para o setor de vendas;
  • Gera mais produtividade, já que cada lead deve ser o mais assertivo possível;
  • Traz oportunidades de crescimento para empresas de todos os portes, gerando uma competição saudável entre elas.

Quer saber, então, como você pode seguir essa rentável tendência e aplicá-la no dia a dia do seu negócio? Veremos, a seguir!

As mudanças propostas no modelo de Inbound Sales

Hoje em dia, diferentemente de alguns anos atrás, o vendedor não é o único com as respostas na ponta da língua. O consumidor também se especializou, com a internet, e está com todo o poder de escolha e de decisão nas mãos.

Acontece que, com o Inbound Sales, você aproveita para ser a fonte de informação do seu público-alvo. Assim, você consegue guiar o seu consumidor a se interessar, compreender e se convencer de que o seu serviço ou produto é a escolha ideal para as necessidades dele.

Como fazer isso?

Em primeiro lugar, as suas equipes de marketing e de vendas devem estar bem alinhadas quanto aos objetivos da empresa. Assim, após a análise dos primeiros resultados das estratégias de marketing digital, é possível filtrar o público mais qualificado para o seu negócio.

Em seguida, a sua equipe vai se preparar em vender para leads. Ou seja, compreender algumas questões fundamentais sobre o perfil de cada consumidor, como:

  • O estágio de compra em que ele se encontra;
  • A abordagem necessária a ser adotada em cada estágio;
  • O tipo de produto ou de serviço que o time de vendas pode proporcionar para ele.

Entendeu, aqui, a importância desse alinhamento entre as áreas? O marketing deve direcionar as melhores propostas para a sua equipe de vendas, que, por sua vez, deve estar plenamente capacitada em reconhecer e identificar cada estágio nos seus clientes, tornando o processo de vendas mais eficiente.

Comece a revolução em vendas

Como vimos, o Inbound Sales é um processo que exige equilíbrio das suas equipes de Marketing e de Vendas, mas, principalmente, um alinhamento dos objetivos da empresa.

Sabendo como alcançar o seu público-alvo, basta contar com uma equipe de vendas muito bem capacitada para converter os leads qualificados em clientes e, consequentemente, em novas vendas para o seu negócio.

Só não se esqueça que toda revolução também demanda novas perspectivas. E, com um novo modelo de vendas, é necessário se atentar a novas questões, como o processo de contratação, capacitação e treinamento do setor de vendas, a produtividade (individual e coletiva), os salários e comissionamento e, também, os modelos de gestão.

Reflexos naturais de uma nova realidade que você pode implementar hoje mesmo na sua empresa.

 

Quer saber um pouco mais sobre o Inbound Sales? Então agende uma conversa conosco!

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