Se você está pensando em colocar em prática uma estratégia de Marketing Digital para aumentar os resultados do seu negócio, existe um item super importante que não pode faltar na sua lista de táticas: o e-mail Marketing.
Você pensa que o e-mail morreu? Se pensa, está enganado. Não só não morreu como está mais do que vivo, gerando excelentes resultados a um baixíssimo custo. E não caia nessa ideia de que você pode substituir o e-mail marketing pelas redes sociais: de acordo com o site CampaignMonitor, um e-mail é cerca de 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que redes sociais como Facebook e Twitter.
Se você ainda não se convenceu em usar e-mails em sua estratégia digital, fique com mais essa: de acordo com dados divulgados pela HubSpot, empresas que utilizam e-mail marketing para realizar a nutrição (aumentar a educação e a informação) de seus leads geram 50% mais leads qualificados para a equipe de vendas – detalhe importante – a um custo 35% menor. Esses leads gerados são responsáveis pelo relevante aumento de 20% em novas oportunidades de negócio.
Mas não estamos falando aqui de qualquer tipo de e-mail: estamos falando de e-mails estratégicos, focados em conversão. Se agora você se convenceu que o e-mail marketing pode ser a estratégia que falta para que você alavanque suas vendas, acompanhe esse post e descubra o que você precisa saber para atingir resultados incríveis usando e-mail Marketing.
1. Seja objetivo e coerente
Parece óbvio, mas não é. Ser objetivo é encontrar uma forma de colocar em poucas e assertivas palavras o que se deseja dizer. Lembre-se que muitas pessoas tem o costume de abrir e-mails no celular, o que deixa o espaço de visualização mais restrito, tanto do título quanto do conteúdo.
Ser coerente é ter um título de acordo com seu texto, conteúdo e oferta, sem falsas promessas. Também é usar a linguagem que seu cliente compreende e espera – cuidado com palavras pouco conhecidas, gírias fora de contexto e similares.
2. Personalize o título e o e-mail
Títulos e e-mails personalizados, que levam o nome do remetente e segmentam o conteúdo de acordo com o perfil dele, tem muito mais chance de ser aberto e gerar conversões.
3. Mande na hora certa
Cuidado com o horário que você vai enviar seu e-mail. Lembre-se que muitas pessoas recebem notificação no Smartphone quando um novo e-mail chega. Seria extremamente desagradável receber a notificação de um e-mail às três da madrugada ou cedo demais pela manhã, por exemplo.
Qual é o horário que seu cliente costuma abrir e-mail? Você já realizou testes em horários diferentes? O que pode observar? Anote os resultados, analise e ponha em prática!
4. Crie títulos atraentes
Ok, você deve estar se perguntando: mas como eu crio um título atraente? Seguem algumas dicas:
- Use verbos no imperativo: descubra, veja, faça, entenda e outros;
- Use perguntas que tocam na dor do seu lead: pense em qual é o real problema de seu lead que você pode ajudar a resolver. Alguns exemplos de perguntas: “o marketing de sua empresa está indo como você deseja?”; “você sabe o que fazer para vender mais?”
- Crie senso de urgência: usar expressões como “hoje”, “agora”, “só até amanhã”, despertam curiosidade e senso de urgência.
- Use o “Como”: geralmente, as pessoas tem dúvidas sobre como fazer algo. Crie, portanto, títulos sobre questões que eles tem interesse em descobrir como fazer. Exemplo: “como vender mais usando a internet”, e similares.
5. Escreva corretamente
Use a norma culta da língua portuguesa. Tenha extremo cuidado com erros ortográficos e gramaticais, NÃO USE CAIXA ALTA ou excesso de pontos de exclamação!!!! Ao cometer uma dessas gafes, seu e-mail passa baixíssima credibilidade ao lead.
6. Faça testes com seus títulos
Cada perfil de cliente tem um comportamento que pode variar muito. Por isso, faça testes A/B com seus títulos – ao enviar um e-mail marketing, mande metade com um título e a outra com outro título, e veja qual título obtém os melhores indicadores.
E-mail marketing funciona!
Numa pequena brincadeira, um de nossos clientes, a Ribershop, atingiu uma altíssima taxa de cliques e conversão. A Ribershop é uma loja online de equipamentos de segurança que tem apostado suas fichas no e-mail marketing e alcançado um forte retorno.
E-commerces como a Ribershop obtém o melhor da estratégia digital quando usam e-mail marketing. Pelos e-mails, a Ribershop pode lançar promoções relâmpago com altíssima aceitação e taxa de conversão, além de se relacionar com seus clientes, oferecendo conteúdo que interessa, como informação, descontos e outros.
Se você quer conhecer melhor a Ribershop, acesse o site: http://www.ribershop.com.br/. E se quer saber mais sobre como sua empresa pode usar o E-mail Marketing, fale com a Onflag! Temos a estratégia que você precisa!