Quer investir em marketing, mas não sabe por onde começar? Conheça os princípios básicos dessa estratégia!
O marketing digital é a principal estratégia para atrair e reter clientes no meio on-line. Mas com tantas ações interessantes disponíveis para trabalhar, pode ser difícil saber por onde começar.
No meio de tantas estratégias, há aqueles pontos-base essenciais em sua criação, que servirão de guia para a elaboração de todo o planejamento de marketing. Mesmo uma pessoa que está começando a dar os primeiros passos no segmento precisa conhecê-los para saber que sua estratégia está indo pelo caminho certo.
Conheça alguns princípios básicos do marketing digital para elaborar sua estratégia:
Quais os princípios básicos do marketing digital?
Conheça o que é essencial em um planejamento de marketing digital:
Website
O site é o “cartão de visitas” da sua empresa no meio on-line. Conta com todas as informações necessárias para que o usuário entenda:
- o que sua empresa faz;
- quais são seus produtos ou serviços;
- missão, visão e valores;
- meios de contato;
- redes sociais;
- e-commerce.
Mesmo que um negócio faça suas vendas por meio do WhatsApp ou das redes sociais, ter um site torna todas as suas negociações mais profissionais. Nele, o cliente encontra tudo o que precisa saber sobre sua loja, incluindo o CNPJ, algo fundamental para mostrar que uma loja é legalizada.
SEO
Search engine optimization (SEO) é o conjunto de otimizações feitas em um blog ou site para melhorar a experiência do usuário e aparecer com mais frequência nos mecanismos de busca.
Para que um site apareça nas pesquisas do Google, ele precisa ser encontrado pelos crawlers (algoritmos criados para coleta de dados) do Google, que salvam a página no gigantesco índice do buscador. Quando um usuário faz uma pesquisa, eles visitam rapidamente esse “livro” da plataforma para oferecer o melhor resultado.
O algoritmos “emulam” a experiência do usuário, ou seja, como uma pessoa age ao fazer uma pesquisa. Por isso, alguns elementos são extremamente importantes:
- palavras-chave: é o termo utilizado pelo usuário para encontrar sua página numa pesquisa feita em um buscador;
- mobile first: desde 2014, mais da metade das pesquisas do Google é feita pelo celular. Além disso, o aparelho é o maior meio de acesso à internet no Brasil. Portanto, o layout responsivo é fundamental para que o usuário permaneça na sua página e, consequentemente, ela suba no ranking de pesquisas;
- velocidade: a página precisa ser carregada facilmente. Por isso, invista em imagens leves e um layout fácil de carregar;
- URL amigável: uma URL cheia de números e letras pode dar a impressão de que a página é falsa;
- uso de imagens com texto alternativo: facilita o entendimento pelo algoritmo
- Headings H1, H2 e H3: facilitam a leitura e distribuem a hierarquia de prioridades do texto.
Há uma série de modificações em SEO. Para entender como funciona, o ideal é procurar por uma agência de marketing digital.
Definição de persona
Persona é um dos princípios básicos do marketing digital, embora ainda seja negligenciada em nome do público-alvo. Enquanto o segundo se preocupa em falar de maneira generalizada, o primeiro funciona como um arquétipo do seu consumidor-alvo, com nome, idade e profissão definidos.
Veja o que uma criança precisa ter:
- dados demográficos (gênero, idade, educação, profissão, ocupação, nível de renda familiar e estado civil);
- momento da jornada de compra em que se encontra;
- critérios de decisão na hora da compra;
- principais influenciadores;
- onde busca informação;
- quais tecnologias usa;
- quais mídias prefere;
- hábitos de compra;
- principais desafios;
- estilo de vida;
- frustrações;
- crenças;
- hobbies.
É sempre importante lembrar que uma empresa pode ter mais de uma persona, porque seu público não se resume a apenas um perfil. Porém, o ideal é limitar a criação a três perfis para não se perder durante a elaboração de uma estratégia.
Identidade visual
Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que caracterizam visualmente a sua empresa. Leva em conta elementos como tipografia, cores, marca e mascote. Eles não só simbolizam a empresa em si, como também sua missão, visão e valores. Além disso, é feita levando em consideração os gostos da sua persona. Portanto, costuma ser feito depois da definição dos seus consumidores-alvo.
Google Ads
O Google é o maior buscador do mundo, com mais de 90% de usuários apenas no Brasil. Portanto, usar a ferramenta de busca para se destacar entre os lojistas pode fazer toda a diferença para quem está começando.
Google Ads nada mais é do que a plataforma de criação de anúncios pagos para se destacar pela internet. O mais conhecido é o da rede de pesquisas, em que o lojista paga uma porcentagem cada vez que o anúncio aparece em um resultado de buscas. Contudo, ele também pode divulgar seu produto em banners, aplicativos e até no YouTube.
Redes sociais
O Brasil tem a quinta maior população mundial de usuários de mídia social e a segunda maior fora da Ásia, perdendo apenas para os Estados Unidos. Segundo o Statista, só no país há mais de 160 milhões de usuários de redes sociais, o que o torna um terreno fértil para empresas que desejam se aproximar de seus clientes usando essas ferramentas. Contudo, é preciso fazer com estratégia.
Numa estratégia de marketing digital, as redes sociais podem ser utilizadas de diversas formas:
- criação de conteúdo gratuito no feed;
- stories mostrando bastidores da loja;
- atendimento ao seguidor, tirando dúvidas e respondendo críticas;
- divulgação de novidades e promoções-relâmpago;
- elaboração de posts patrocinados;
- lives mostrando produtos e descontos.
Mensuração de resultados
Não adianta elaborar uma sofisticada estratégia de marketing digital se você não descobrir se ela está dando resultados. A mensuração ajuda a descobrir se ações trouxeram os resultados esperados, o que deu errado e o que fazer para alcançar seus objetivos.
Para fazer a mensuração de resultados, é preciso definir suas métricas e KPIs, que vão ajudar a empresa a ter as respostas que precisa
Métricas são valores-chave que não necessariamente vão trazer respostas. Contudo, são fundamentais para a criação dos KPIs. Número de seguidores, curtidas em um post
Já os indicadores-chave de performance (Key Performance Indicator ou KPI) é um conceito que une métricas para trazer uma informação mais complexa e valiosa para a estratégia. Um exemplo é o valor do ticket médio da empresa, que é a divisão do faturamento (métrica) pelo número de clientes (métrica) em um determinado período.
Entendeu como funcionam os princípios básicos do marketing digital? Porém, você não precisa fazer tudo sozinho. Trabalhar com uma agência de marketing digital faz com que sua campanha se desenvolva e traga resultados reais, mas sem pesar no orçamento.
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