O marketing local é uma estratégia de marketing que concentra esforços em um mercado específico, seja uma cidade, bairro ou região. Ele pode ser feito de diversas formas. Neste artigo vamos falar das estratégias de marketing local em Curitiba.
Para muitas empresas, o marketing local é a melhor maneira de aumentar as vendas e alcançar seus objetivos. Ele pode ser usado para atrair novos clientes ou fidelizar os existentes.
Isso porque ele permite que você se concentre em um público ideal para seu negócio e crie uma relação mais próxima com ele.
No entanto, na grande maioria das vezes, os empresários não dispõem dos recursos técnicos necessários para colocá-lo em prática.
Além disso, para que o marketing local seja bem-sucedido, é preciso entender como ele funciona e quais são as melhores maneiras de aplicá-lo.
Leia o artigo até o final. Nós vamos abordar tudo isso e também indicar uma solução para este problema, para que você possa colocar em prática sua estratégia de marketing local em Curitiba.
O que é marketing local?
Marketing local é a estratégia de marketing que visa atrair um público específico para um negócio local, ou seja, na área geográfica em que a empresa atua. No nosso caso, trata-se do marketing local em Curitiba.
Enquanto o marketing tradicional tende a ser mais generalista, o marketing local é mais direcionado e, portanto, pode ser mais eficaz para alcançar os clientes potenciais.
Ele pode ser usado por qualquer tipo de negócio, desde pequenos comércios até grandes empresas.
A chave para o sucesso do marketing local é criar uma campanha que seja relevante para o seu público-alvo e que seja capaz de gerar interesse e engajamento.
Foco no marketing local on-line
Existem várias maneiras de implementar uma estratégia de marketing local.
A publicidade local, por exemplo, pode incluir anúncios em jornais e revistas locais, rádio e televisão locais, bem como outdoor e painéis de anúncios em locais de grande circulação.
O marketing direto também pode ser usado para promover um negócio localmente, distribuindo folhetos ou enviando flyers para residências e/ou estabelecimentos comerciais na área.
Contudo, a novidade do momento é o marketing local on-line, que tem sido a grande força do marketing local, com a chegada da transformação digital nas empresas.
Isso inclui a criação de anúncios on-line direcionados para usuários que se encontram dentro da área geográfica específica do negócio, bem como o uso das redes sociais para se conectar com os clientes potenciais na área.
Além disso, criar um site otimizado para os mecanismos de busca (SEO) ajuda os clientes potenciais a encontrar o seu negócio, quando estiverem utilizando o Google para procurar por produtos ou serviços na sua área.
As 7 maiores vantagens do marketing local em Curitiba
Uma das principais vantagens do marketing local on-line é que ele permite que as empresas criem campanhas altamente segmentadas.
Isso significa que as mensagens podem ser direcionadas para um grupo específico de pessoas, o que aumenta significativamente as chances de sucesso.
Veja agora as 7 maiores vantagens do marketing local on-line:
1. Custo-benefício
O marketing local é uma estratégia relativamente barata, principalmente se comparada às campanhas de marketing nacionais. Isso torna-se especialmente verdadeiro se você usar a internet para promover o seu negócio, pois há muitas ferramentas gratuitas disponíveis.
2. Direcionamento
Ao concentrar seus esforços em um mercado geográfico específico, você pode criar campanhas mais relevantes e direcionadas para o seu público-alvo. Isso aumenta as chances de converter leads em clientes.
3. Conhecimento do mercado
Quando você investe tempo e energia em conhecer o mercado local, você estará mais bem preparado para atender às suas necessidades e desejos. Você também terá um maior conhecimento dos concorrentes e das tendências do mercado, o que lhe dará uma vantagem competitiva.
4. Mensuração de resultados
Ao investir em marketing local on-line você tem um maior controle sobre quem está sendo impactado pelos seus anúncios. Isso é importante para direcionar o seu conteúdo de forma mais eficiente e evitar desperdícios.
5. Credibilidade no mercado
Quando as pessoas veem que você está envolvido com seu público-alvo e que realmente se importa com ele, isso gera credibilidade para o seu negócio. As pessoas tendem a confiar mais em marcas que são apoiadas por outras que elas já conhecem e confiam. Portanto, o on-line é um excelente meio de construir a reputação do seu negócio.
6. Maior retorno
Considerando que o marketing local on-line tende a ser mais barato do que as outras formas de marketing, ele também costuma gerar um ROI (retorno sobre o investimento) maior. Isso significa que você obterá um maior retorno financeiro por cada real investido nas suas campanhas locais – algo que todo negócio quer!
7. Geração de leads qualificados
Outra vantagem do marketing local on-line é que ele costuma gerar leads qualificados, isto é, potenciais clientes que estão realmente interessados no que você tem a oferecer e são mais propensos a converterem-se em compradores.
Onflag cria “Pacote de Marketing Local” em Curitiba
Em virtude da importância desta estratégia para as empresas de Curitiba, a Onflag Negócios Digitais, agência especializada em Marketing Digital, resolveu criar um pacote especial de serviços técnicos para facilitar a vida dos empreendedores.
A Onflag é uma agência que atua na região de Curitiba, sendo referência no Inbound Marketing há mais de 13 anos. Recentemente, foi indicada como finalista ao Prêmio da RD Station “Limitless 2022”, em nível nacional.
Em 2009, a agência foi credenciada como “Google Partner Premier”, participando de programas especiais de atualização tecnológica e das melhores práticas do marketing digital no mundo. Esta categoria funciona como um selo de qualidade acima da média, acreditado pelo Google.
Por que a Onflag criou o “Pacote de Marketing Local” em Curitiba?
Ao mesmo tempo em que os profissionais da Onflag observaram o crescimento da demanda por Marketing Local em Curitiba, eles também identificaram uma dificuldade dos empresários para estruturar suas estratégias.
Em outras palavras, eles reconhecem a importância de implementar estas ações em suas empresas, mas não dispõem de tempo ou mesmo da estrutura técnica necessária para tal.
Nesse sentido, o “Pacote de Marketing Local” foi pensado para resolver este problema, oferecendo toda a infraestrutura digital, envolvendo ferramentas como Google Ads, Google Analytics, Google Search Console, Google Tag Manager e Google Meu Negócio.
Além disso, o pacote integra e otimiza recursos como sua página no Facebook, além do Facebook ADS, Instagram ADS, PIXEL Facebook e o Bot do WhatsApp.
Ficou complicado? Calma, vamos por partes!
Estas plataformas são imprescindíveis para que você possa colocar em prática as estratégias de marketing local em Curitiba.
Por exemplo, com as ferramentas do Google é possível fazer a otimização das suas páginas, o monitoramento do site, campanhas de marketing digital, acompanhar alertas e organizar as suas atividades.
O mesmo acontece com os recursos do Facebook, que permitem fazer anúncios e avaliar desempenho das postagens para atrair os clientes certos para seu negócio. Vamos ver cada um:
Google Ads, com Campanha de Pesquisa PMax
O PMax se refere às Campanhas de Performance Max disponíveis no Google Ads. Elas combinam inteligência artificial e aprendizado de máquina para atrair mais clientes potenciais. Isso acontece porque os anúncios aparecem em todas as redes do Google como YouTube, Rede de Display, Rede de Pesquisa, Gmail e Google Maps.
Com o Google Analytics você consegue coletar dados de acesso, comportamento e navegação no seu site e aplicativos, por meio de códigos de rastreamento. A ferramenta também organiza todas estas informações em relatórios diversificados.
O Google Search Console permite que você saiba como o Google está lendo cada parte das páginas do seu site: títulos, descrições, imagens etc. Também mostra o tráfego de pesquisa, o uso de palavras-chave, além de indicar problemas de segurança e pontos de melhoria no site.
Já o Google Meu Negócio funciona como o endereço do seu negócio no meio virtual. Você pode cadastrar diversas informações sobre a sua empresa para que seus clientes te encontrem na internet com mais facilidade. É por meio dele que o Google Maps aponta empresas próximas à localização dos usuários.
Bom, para isso tudo funcionar de forma interligada, você precisa do Google Tag Manager, que coloca as tags e integra as ferramentas para que você possa executar sua estratégia de marketing local em Curitiba utilizando o Google.
E no caso das plataformas do Facebook?
Da mesma forma, o Facebook disponibiliza ferramentas para você usar, como o Facebook Ads, com o qual é possível veicular anúncios na rede social. Ela permite criar e acompanhar o desempenho das campanhas, tanto no Facebook quanto no Instagram.
Inegavelmente, os chatbots ou bots, deram um salto gigantesco de crescimento nos últimos anos. Eles são pequenos robôs que conversam com as pessoas de forma cada vez mais natural.
Assim, as empresas conseguem economizar nos custos de pessoal para o setor de atendimento ao cliente. Com o Bot no WhatsApp você poderá, por exemplo, oferecer uma conversa automatizada em tempo real, todos os dias da semana e em qualquer horário.
Igualmente, todos estes recursos precisam trabalhar de forma sincronizada e, para isso, você precisa do Pixel Facebook. Trata-se de um código inserido no seu site, que permite rastrear o comportamento dos internautas e monitorar o desempenho de suas campanhas.
O “Pacote de Marketing Local” faz tudo isso para você e entrega pronto
Você deve estar se perguntando como o “Pacote de Marketing Local” funciona. Pois já adianto que é muito mais simples do que você imagina.
Com este pacote, a Onflag entrega tudo isso instalado e funcionando em até 30 dias. Isso mesmo: um mês para que você dê início às suas estratégias de marketing local em Curitiba.
Fique tranquilo porque, junto com o pacote, você receberá todas as informações necessárias para desfrutar dos benefícios de cada ferramenta.
Conclusão
O marketing local é uma estratégia que tem se mostrado cada vez mais eficiente para atrair público para o seu negócio.
Isso acontece porque ele é voltado para o entorno imediato da empresa, tendo como foco os consumidores locais.
Contudo, muitos empresários não utilizam esta ferramenta adequadamente por falta dos recursos técnicos necessários para atingir seus objetivos comerciais.
Por isso, a Onflag Negócios Digitais criou o “Pacote de Marketing Local”, para ajudá-los a startar suas estratégias de marketing local em Curitiba.
Dessa forma, você vai conseguir alcançar o público que é mais propenso a consumir os seus produtos ou serviços.
Se você quer saber mais sobre esse pacote, entre em contato com a Onflag Negócios Digitais!