image Tendências para o e-commerce brasileiro em 2022! image O que é e quais os benefícios do Google ADS

Marketing digital: onde seus clientes estão!

Já parou para pensar em quantas horas o brasileiro passa em frente ao celular? Para se ter uma ideia, o Brasil é o país que passa mais tempo em frente ao dispositivo: são, em média, 5,4 horas diárias. Com um público tão vasto visitando redes sociais e aplicativos de compra, como o lojista pode aproveitar para se destacar no mercado digital? Por meio do marketing digital.

Não se engane: nas redes sociais, blogs e sites, você é bombardeado por técnicas de marketing digital. Do anúncio no Instagram ao blogpost que tirou alguma dúvida, tudo é estratégia para atrair e fidelizar clientes. O melhor: além de aumentar o público, você ainda consegue se tornar autoridade no segmento.

Entenda agora o que é marketing digital e como investir:

Afinal, o que é marketing digital?

É o conjunto de estratégias de marketing voltadas para o meio digital. 

Inbound marketing: atraia público sem falar em vendas

Uma das estratégias de marketing digital mais populares e consagradas é o inbound marketing. Em vez de atuar como as propagandas tradicionais, que “interrompem” o potencial cliente, ele faz com que o usuário encontre o conteúdo de sua empresa por livre e espontânea vontade. Por isso, é também chamado de marketing de atração.

Os tempos mudaram. As pessoas pagam os serviços de streaming para ouvir músicas e assistir seus filmes e séries sem serem interrompidas por propagandas. O mesmo acontece com o conteúdo: elas querem comprar de empresas capazes de desenvolver seus produtos e serviços sem interrompê-las o tempo inteiro.

Isso não significa, no entanto, que anúncios não sejam válidos. Ações como o Google Ads trazem clientes enquanto a empresa está desenvolvendo suas estratégias de conteúdo. No entanto, de certa forma o usuário só encontra seu anúncio depois de fazer uma pesquisa. Ele não é “interrompido” por nenhuma pop-up ou spam.

WhatsApp e vendas para seu negócio

O WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros, superando TikTok, Instagram e Facebook. Para lojistas, é também uma ótima forma para efetuar novas vendas.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão profissional do aplicativo. Gratuito, foi pensado para pequenas e médias empresas que não podem investir em altos recursos de marketing digital. 

Além de dar um ar muito mais profissional, o WhatsApp Business conta com uma série de recursos para ajudar seu negócio a vender mais. Veja:

  • criação de perfil: o WhatsApp Business permite que sua empresa crie um perfil com biografia, site, catálogo de produtos, endereço físico e outras formas de contato (e-mail e telefone fixo, por exemplo);
  • empresa confirmada: o WhatsApp pode entrar em contato para confirmar (símbolo cinza) ou verificar (ícone verde, mais comum em empresas grandes) seu perfil;
  • saudação automática: sua empresa pode colocar uma saudação automática assim que o usuário enviar a primeira mensagem. Assim, ele já pode dizer o que precisa e você pode enviá-lo para falar com o setor responsável;
  • chatbot: é também possível colocar o usuário para falar com um robô, que será responsável pelo auxílio mais simples. Isso facilita o trabalho da empresa, já que ela só precisará lidar com dúvidas e problemas mais sérios.

Status

O status também é uma ótima ferramenta de marketing digital. Sua empresa pode colocar novidades do catálogo, mostrar um pouco do dia a dia da loja, compartilhar cupons de desconto e promoções exclusivas para os usuários que salvaram seu número. 

WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay é a ferramenta de pagamentos do aplicativo. Funciona como o Pix, ou seja, o pagamento é instantâneo, mas é preciso ter o cartão de algum dos bancos parceiros cadastrados. 

Segundo o presidente do Facebook Brasil, Conrado Leister, o pagamento via WhatsApp será liberado para empresas ainda em 2022, mas isso depende do Banco Central. Por enquanto, só está permitido entre contas de pessoas físicas. 

Instagram: mostre o produto e conclua vendas

Ainda dentro das plataformas do grupo Meta (ex-Facebook), o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas do Brasil — foram 114,9 milhões de usuários ativos (que visitam a redes social pelo menos uma vez ao mês)  registrados em outubro. Por isso mesmo, é um terreno fértil para você investir em marketing digital. Conheça algumas formas:

Conteúdo

A principal moeda do marketing digital é o conteúdo. É ele quem atrai o cliente para o negócio, independentemente de ser uma propaganda tradicional ou um material de inbound marketing. 

O conteúdo está presente de diversas formas:

  • nas legendas, que podem ser textos educativos sobre seu produto ou serviço;
  • nas imagens, que também podem ter texto e conteúdo informativo (mas precisam ser de qualidade);
  • em vídeos, como os stories e o Reels;
  • na interação entre a marca e o seguidor.

Com tantas formas de criar conteúdo e cativar seguidores, o Instagram é uma das melhores ferramentas de marketing digital da atualidade. 

Anúncios

Os anúncios do Instagram tem diversos objetivos: conquistar mais seguidores, levar o usuário ao link de um produto ou serviço, divulgar promoções e muito mais. A grande vantagem é que você não precisa ter um perfil na rede social para fazer anúncios nela, já que é possível criá-los no Facebook. No entanto, como ela traz muitas possibilidades para uma loja, ter seu perfil lá é obrigatório caso seu público-alvo esteja presente nela.  

Comprar agora

Para quem tem um e-commerce, o Instagram tem um recurso especial: o botão Comprar Agora. Ao colocar a foto do produto na rede social, o lojista adiciona o link ao botão. Assim, o potencial cliente pode clicar para conferir o preço do produto e já abrir a página de compra.

Blog: transformando seu negócio em autoridade no segmento

Um dos recursos mais famosos do marketing digital é o blog. Ele é a grande estratégia para transformar seu negócio em autoridade no segmento.

Quando um cliente faz uma pesquisa no Google — por exemplo: qual máscara protege contra  Covid? — ele será apresentado a uma série de páginas que prometem responder sobre o assunto. Se você tem uma loja de produtos médicos e um blog sobre o assunto, quanto mais qualidade e alinhamento com as regras de SEO seu conteúdo tiver, mais chances têm de aparecer na primeira página de pesquisa.

O conteúdo em blog precisa de tempo para angariar visitantes. Com o passar do tempo, o Google começa a levá-lo como meio confiável. Por isso, acredita-se que o marketing de conteúdo leve pelo menos seis meses para trazer resultados.

Viu como o marketing digital é um ótimo meio para trazer clientes? Mas você não precisa dar os primeiros passos sozinhos. Entre em contato com a Onflag e tire todas as suas dúvidas!