image O que é e quais os benefícios do Google ADS image 8 dicas para Instagram: como usar a ferramenta ao máximo

O que é quais os benefícios do Facebook ADS

Antes de mais nada, o que é Facebook Ads? Bem, você visita seu perfil do Facebook com frequência? Pois mais de 2 bilhões de pessoas entram na rede social pelo menos uma vez ao mês — 148,57 milhões deles apenas no Brasil. Isso faz da plataforma um excelente local para gestores divulgarem suas empresas. 

O Facebook, claro, sabe disso. Para tanto, criou o Facebook Ads, uma plataforma em que o usuário pode criar anúncios e impulsionar posts para alcançar um público muito maior — e até fora da plataforma! Veja como funciona: 

O que é Facebook Ads? 

É o sistema de publicidade paga do Facebook. Ela permite tanto a construção de anúncios do zero — com inserção de imagens, texto e vídeo — quanto o impulsionamento de um post já pronto da sua página.  

O Facebook Ads é uma plataforma paga. O valor que você investe determina o alcance e o tempo que seu anúncio vai ficar no ar. 

A plataforma do Facebook Ads para criação de campanhas se chama Gerenciador de Anúncios. Intuitiva, é nela que você encontra vários recursos para desenvolver e disseminar seu conteúdo a um público qualificado. 

Perfil de público 

O Facebook Ads não envia seu anúncio de maneira aleatória. Aqui, o objetivo é levar o anúncio certo para a pessoa certa na hora certa. Para isso, é preciso criar um perfil de público antes de começar uma campanha. A própria plataforma conta com recursos para que você monte a persona com base na idade, região, sexo e situação financeira, por exemplo.  

É possível criar um ou mais personas. Para editar ou até remover, é só visitar a aba Públicos no Gerenciador de Anúncios.  

Look Alike

Além de levar para seu público ideal, o Facebook Ads mostra seu anúncio para clientes com pego perfil semelhante. É o chamado Look Alike, que foi traduzido para Público Semelhante. 

Para montar o seu, é só clicar em Criar público > Público semelhante. 

Quais as vantagens do Facebook Ads? 

Veja por que é tão importante investir em anúncios na plataforma: 

Melhor alcance de público 

O inbound marketing é essencial para o marketing digital, isso é fato. No entanto, o Facebook não privilegia o conteúdo orgânico, feito para quem já curtiu ou pode gostar da sua página. No final de 2020, o alcance de uma publicação era de apenas 5,2% do público que já curtia as páginas — mas há quem acredite que esse número não chegue a 1%. 

Um anúncio do Facebook Ads chega não só para o potencial público, mas também para quem já segue o seu conteúdo e está dentro do perfil desejado. 

É importante lembrar que mesmo anúncios pagos devem priorizar a qualidade. Isso não só conta para o algoritmo, mas também para a credibilidade da sua empresa diante do público. Por isso, faça seu investimento valer a pena: invista em anúncios de qualidade, com copywriting, atenção à ortografia e gramática, imagens com alta resolução e vídeos bem editados.

Precisão na segmentação 

O Facebook tem uma grande vantagem com relação às suas concorrentes: uma grande quantidade de dados armazenados sobre o comportamento do usuário. 

Claro que o Google tem uma assustadora quantidade de dados, mas ele funciona de maneira diferente ao Facebook. Enquanto o primeiro diz muito sobre suas buscas esporádicas, por exemplo, o segundo sabe qual a faixa etária, o que você gosta de fazer, quais as suas bandas preferidas e até mesmo o seu perfil de amizade. Por isso, ele mostra anúncios não necessariamente para um perfil que vai precisar do seu produto agora, mas que vai necessitar dele sempre. 

Diferentes formatos

No Google Ads, o formato de propaganda mais popular é da rede de pesquisa, em que o usuário faz uma busca e, dependendo das palavras-chaves, encontra o seu anúncio. Já no Facebook Ads, é possível se destacar logo de cara: sua campanha pode ser em imagem (única ou em carrossel), texto, vídeo, formulário ou com um pouco de tudo! 

O ideal é que seu anúncio sempre tenha um conteúdo visual para se destacar. Blocos de texto não chamam a atenção dos usuários. Então, mesmo que você queira escrever, deixe um pouco das mensagens nas imagens! 

Não é só para o Facebook

O Grupo Meta, detentor do Facebook, é também dono do Instagram. Quem deseja criar seus anúncios para a rede social de fotos e vídeos também deve usar a plataforma. 

A versatilidade do Facebook ADS, aliás, permite que você faça anúncios para o Instagram mesmo sem ter um perfil nele. A campanha pode levar o usuário a visitar seu site ou landing page, por exemplo.  

Lembrando que, apenas no Brasil, o Instagram tem 120 milhões de usuários ativos. Portanto, é praticamente obrigatório a uma empresa anunciar na plataforma. 

É possível investir com pouco

A partir de R$1 por dia, é possível investir no Facebook Ads. E o melhor: o retorno sobre o investimento (ROI) costuma ser ótimo — mas o anunciante precisa, claro, combinar um anúncio atrativo com conteúdo relevante. 

Aumenta o engajamento

O conteúdo só tem importância porque gera engajamento. Ele, aliás, é o que faz um post ganhar força em uma rede social. 

Há um ranking de interações em anúncios. Por exemplo: salvar um post tem mais peso que uma curtida, já um comentário tem ainda mais importância. É por isso que criadores de conteúdo pedem tanto para que os usuários comentem e compartilhem seus conteúdos. 

Com a publicidade, o comportamento é parecido. Curtidas são importantes, mas quando um perfil comenta ou marca um amigo, seu post patrocinado aumenta as chances de aparecer para outros perfis. O algoritmo entende que ele é relevante e mostra outras pessoas. 

O Facebook Ads é importante por isso: ele faz com que seus posts apareçam para mais pessoas e, consequentemente, recebam mais curtidas, comentários e compartilhamentos. Com isso, ganham mais força para aparecer a outros usuários  

Mensuração de campanhas

Depois que você faz sua campanha, precisa saber se ela trouxe frutos ou não. Quantas pessoas ela atingiu? Os usuários interagiram com ela? Eles clicaram para ir ao seu site? 

O Facebook Ads cria relatórios completos sobre o resultado de suas campanhas, mas é possível ir além da rede social. Ao instalar o pixel do Facebook no código do seu site, você descobre qual foi o comportamento do público após o seu anúncio. Por exemplo: qual a taxa de abandono de carrinho ou de compras efetuadas. 

Pronto para investir no Facebook Ads? Como visto, a plataforma é completa, mas você pode trabalhar com outras para uma campanha ainda mais eficaz. 

Descubra agora o que é e como funciona o Google Ads!