Que a internet revolucionou os nossos hábitos de consumo, disso ninguém duvida.
Entretanto, com uma estratégia de marketing digital muito bem definida e direcionada, não são apenas os compradores que se beneficiam da internet: os vendedores também.
Por isso, pensamos na produção do post de hoje, que vai tratar de um assunto muito presente em discussões a respeito das estratégias de marketing digital: o Inbound Sales.
Confira o que preparamos e descubra como o Inbound Sales pode revolucionar o seu time de vendas!
O que é Inbound Sales
Também conhecido como Inside Sales, essa poderosa ferramenta de conversão de leads em vendas nada mais é do que uma estruturação no departamento da sua empresa a partir de técnicas e ações focadas em performance e resultados.
Legal, mas e o que isso quer dizer?
Que essa mudança organizacional irá fazer com que as áreas de Marketing e Vendas convirjam na mesma direção para transformar os leads qualificados, gerados durante as etapas estratégicas do Marketing Digital, em clientes.
Essa transformação no processo de vendas, inclusive, tem sido o caminho adotado por muitas empresas. De acordo com um estudo realizado pelo especialista no assunto Steve W. Martin e a empresa Velocify, 46% dos entrevistados já migraram para o Inbound Sales.
Deles, 60% apontam o significativo impacto na lucratividade das suas empresas, pois se trata de uma aposta de baixo investimento, rápida implementação e retornos igualmente agilizados.
Sabe o que mais os entrevistados apontam como benefícios imediatos do investimento e migração para o Inbound Sales?
- Facilidade em uniformizar a capacitação e treinamento da equipe, que pode compartilhar informações e as melhores práticas para converter leads em clientes;
- Proporciona uma integração maior entre as equipes da sua empresa;
- Traz resultados de crescimento para o setor de vendas;
- Gera mais produtividade, já que cada lead deve ser o mais assertivo possível;
- Traz oportunidades de crescimento para empresas de todos os portes, gerando uma competição saudável entre elas.
Quer saber, então, como você pode seguir essa rentável tendência e aplicá-la no dia a dia do seu negócio? Veremos, a seguir!
As mudanças propostas no modelo de Inbound Sales
Hoje em dia, diferentemente de alguns anos atrás, o vendedor não é o único com as respostas na ponta da língua. O consumidor também se especializou, com a internet, e está com todo o poder de escolha e de decisão nas mãos.
Acontece que, com o Inbound Sales, você aproveita para ser a fonte de informação do seu público-alvo. Assim, você consegue guiar o seu consumidor a se interessar, compreender e se convencer de que o seu serviço ou produto é a escolha ideal para as necessidades dele.
Como fazer isso?
Em primeiro lugar, as suas equipes de marketing e de vendas devem estar bem alinhadas quanto aos objetivos da empresa. Assim, após a análise dos primeiros resultados das estratégias de marketing digital, é possível filtrar o público mais qualificado para o seu negócio.
Em seguida, a sua equipe vai se preparar em vender para leads. Ou seja, compreender algumas questões fundamentais sobre o perfil de cada consumidor, como:
- O estágio de compra em que ele se encontra;
- A abordagem necessária a ser adotada em cada estágio;
- O tipo de produto ou de serviço que o time de vendas pode proporcionar para ele.
Entendeu, aqui, a importância desse alinhamento entre as áreas? O marketing deve direcionar as melhores propostas para a sua equipe de vendas, que, por sua vez, deve estar plenamente capacitada em reconhecer e identificar cada estágio nos seus clientes, tornando o processo de vendas mais eficiente.
Comece a revolução em vendas
Como vimos, o Inbound Sales é um processo que exige equilíbrio das suas equipes de Marketing e de Vendas, mas, principalmente, um alinhamento dos objetivos da empresa.
Sabendo como alcançar o seu público-alvo, basta contar com uma equipe de vendas muito bem capacitada para converter os leads qualificados em clientes e, consequentemente, em novas vendas para o seu negócio.
Só não se esqueça que toda revolução também demanda novas perspectivas. E, com um novo modelo de vendas, é necessário se atentar a novas questões, como o processo de contratação, capacitação e treinamento do setor de vendas, a produtividade (individual e coletiva), os salários e comissionamento e, também, os modelos de gestão.
Reflexos naturais de uma nova realidade que você pode implementar hoje mesmo na sua empresa.
Quer saber um pouco mais sobre o Inbound Sales? Então agende uma conversa conosco!