Você sabia que a experiência do usuário pode trazer ótimos resultados para o seu posicionamento nos mecanismos de busca? Confira nosso post!
Quem trabalha com marketing digital, sabe como é importante que um texto seja atrativo para o leitor. Este fato fará com que a persona não apenas se identifique com o material disponibilizado, como também, acesse outras páginas do site e aumente as chances de fidelização com o seu negócio.
Inclusive, essa questão é bastante importante para determinar que o conteúdo tenha um excelente posicionamento nas buscas do Google.
Investir em uma boa formatação, enriquecer o conteúdo com link buildings e desenvolver parágrafos mais curtos são alguns exemplos que ajudarão a engajar os usuários e melhorar os seus resultados orgânicos.
Pensando nisso, criamos esse post para você entender a importância da experiência do usuário e saber como utilizá-la no seu negócio. Veja abaixo:
Entenda o que é a experiência do usuário
Após entender um pouco mais sobre a importância do marketing de conteúdo para o seu negócio, você passou a desenvolver blogposts e materiais ricos em informações para o seu público-alvo. Contudo, ao analisar as métricas do site, você notou que a taxa de permanência do usuário está baixa?
A primeira dica, é manter a calma — você está no caminho certo! Para que o conteúdo seja realmente valioso para o leitor, bem como para o Google, é preciso que ele seja escaneável e visualmente atrativo. De modo geral, isso significa que a leitura deverá ser uma atividade prazerosa para o leitor.
Hoje em dia, com o sucesso das redes sociais, as pessoas estão conectadas em mais de uma plataforma simultaneamente. Notícias no Facebook, comentários no Twitter e novas imagens no Instagram surgem nas telas de celulares e desktops a cada minuto. Portanto, o seu conteúdo deverá ser otimizado para que o usuário dedique o seu tempo de leitura com maior rendimento.
Elimine os erros de português, torne o conteúdo dinâmico e faça com que a persona tenha a sua curiosidade instigada para chegar até o fim da página. Também é fundamental escolher o melhor tipo e tamanho de fonte, uma paleta de cores interessante e tornar o site habilitado para diferentes dispositivos.
Descubra como criar conteúdos escaneáveis
Não há dúvidas de que a experiência do usuário pode ser interessante para um negócio. Com ela, é possível melhorar o desempenho da página, aumentar o tempo de permanência do usuário e, inclusive, avaliar o comportamento do leitor em cada conteúdo.
Agora, você deve estar se perguntando “o que posso fazer para colocar essa ideia em prática?”. De um jeito muito simples e prático. Siga os passos abaixo:
Tamanho do texto
Na hora de definir a pauta, pense na profundidade que você quer dar para o assunto. Para que o conteúdo seja identificado nos buscadores, o material deverá apresentar, no mínimo, 500 palavras.
Porém, esse número pode não ser o suficiente para que você aborde o tema de forma completa. Analise como você gostaria de apresentar as informações, deixando a estrutura o mais curta, objetiva e original possível. Evite, ao máximo, escrever diversos parágrafos com dados repetitivos ou sem fundamento.
Artifícios de destaque
Você usa os mecanismos de negrito, itálico e os bullet points na produção de conteúdo? Esses pequenos truques são ótimos para destacar as informações mais relevantes, deixar a leitura leve e melhorar a experiência do usuário. Contudo, tenha cuidado e não cometa exageros! Aposte a ideia de forma estratégica para não deixar o visual carregado.
Link building
Enriqueça o seu conteúdo incluindo link buildings ao longo das informações. Essas “pontes” para outros textos podem ser externas ou internas. As externas, costumam estar relacionada ao levantamento de dados e pesquisas. Já as internas, são ideais para fazer com que o público permaneça por mais tempo dentro do seu site.
Intertítulos
Os intertítulos ajudam a deixar o texto mais fluido e, inclusive, organizar melhor as informações. Eles podem ser utilizados para apresentar vantagens ao seu público-alvo, fazer questionamentos, e serem estruturados em formato de lista. Não se esqueça de sempre padronizar os seus intertítulos, evitar incluir mais do que 6 palavras em cada um deles e sempre usar uma linguagem clara e objetiva sobre o que será abordado.
Parágrafos pequenos
Parágrafos longos podem ser muito cansativos. Isso faz com que o leitor se canse mais rapidamente do seu material e parta já para outra fonte de informação. Por isso, fuja dessa padronização e invista em blocos curtos, com uma média de 50 palavras e 4 linhas.
Após conhecer mais sobre a experiência do usuário e aplicar essas dicas no seu negócio, certamente você notará bons resultados ao longo do tempo. Você quer ficar por dentro de mais dicas sobre marketing digital e experiência do usuário? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!