O marketing digital está em alta e, cada vez mais, os empreendedores estão convencidos do resultado de uma estratégia digital bem planejada.
Outros, entretanto, ainda podem estar com algumas questões pendentes, como essa: como fazer um planejamento de marketing em redes sociais?
A dúvida, entretanto, é pertinente. Ainda mais tendo em vista a quantidade de ferramentas e possibilidades, transformando cada campanha em uma verdadeira jornada épica!
Por isso, vamos facilitar suas buscas no post de hoje, trazendo tudo o que você precisa saber sobre boas práticas no planejamento de campanha em redes sociais. Confira!
Crie um roteiro de planejamento da sua campanha
Um planejamento de campanha de marketing em redes sociais começa, basicamente, com seu planejamento.
Afinal, só assim para você compreender para qual direção seguir e quais ações tomar em cada etapa. Do contrário, suas estratégias serão jogadas no escuro, sem certezas ou condições de prever a tomada de decisão seguinte.
Tenha, portanto, um roteiro elaborado que preveja cenários, ações e, principalmente, os objetivos de sua campanha nas redes sociais.
Defina metas e objetivos
Finalizamos o tópico anterior com o objetivo deste: pergunte-se quais são as suas metas, em primeiro lugar.
Você pode, por exemplo, querer ampliar o seu alcance digital, vender mais um determinado produto ou atrair novos clientes.
Para cada objetivo e meta, uma ação diferente será elaborada e planejada. Por isso, foco nos objetivos!
Avalie todos os recursos disponíveis
Ao pensar como elaborar um planejamento eficaz para a sua empresa, vale alinhar e equilibrar a criatividade da sua equipe com os recursos disponíveis.
Pois nem sempre grandes ideias são investimentos econômicos. Da mesma maneira que os recursos podem ser mais escassos do que você gostaria.
Planeje sempre, de acordo com o que você terá à disposição. Isso facilita a calcular corretamente cada etapa do seu planejamento de campanha de marketing em redes sociais.
Defina funções e atribuições
Você sabe qual ou quais equipes serão envolvidas no seu planejamento? Este é o momento ideal para definir, pois é uma maneira clara de delegar tarefas, decidir-se sobre o cronograma e, ainda, propor um alinhamento entre todos os envolvidos, para evitar gargalos, retrabalhos e inconsistências.
Identifique o seu público-alvo
Com a preparação interna quase que totalmente definida, é hora de expandir os horizontes: qual é o público-alvo de sua campanha nas redes sociais?
Saber essa resposta ajuda a definir as próximas etapas, como o tom adotado em cada ação, as redes sociais utilizadas e o tipo de laço que será gerado com esse consumidor.
Estipule uma linha de comunicação
Aqui, entra o que falamos anteriormente, a respeito da linguagem (formal ou informal) adotada, e a abordagem ideal para esse público.
Sem falar também na periodicidade de ações e publicações, bem como o prazo de monitoramento de cada interação criada.
Escolha as mídias sociais
Cada rede social, hoje em dia, é pensada de maneira diferenciada. E, por isso, seu planejamento de campanha em redes sociais deve ser atrelado às principais qualidades de cada uma delas.
Pense, por exemplo:
- Quais mídias sociais seu público alvo costuma utilizar?
- Qual ferramental digital será necessária para essa ação?
O ideal é encontrar as redes sociais que o seu público-alvo mais se concentra e não necessariamente as mais utilizadas.
Crie canais de comunicação
Esteja onde o seu público está, o que significa criar canais produtivos, nessas redes sociais, de maneira que gere mais interação com o seu consumidor e mais engajamento da parte deles.
Produza mais conteúdo
Após definidos os canais e as redes sociais, é hora de produzir um conteúdo de qualidade, focado no direcionamento de suas campanhas e que seja relevante para o consumidor.
Gere o monitoramento de suas campanhas nas redes sociais
Monitorar é fundamental, pois permite que se acompanhe os resultados, que novas estratégias e metas sejam estabelecidas e que novas ideias sejam planejadas futuramente.
Ou seja: de nada adianta um planejamento de campanha de marketing em redes sociais sem saber como mensurar os objetivos e resultados.
Aprenda mais sobre como elaborar um planejamento eficaz para a sua empresa
E então, agora que você já conhece os principais caminhos a serem seguidos, ao planejar uma campanha de sucesso nas redes sociais, que tal conferir o nosso e-book Guia de Inbound Marketing para Empresas?
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